Educação inclusiva: os gestores educacionais frente uma educação para as diferenças
Resumo
Este estudo tem por objetivo identificar como os gestores educacionais
reconhecem seu papel dentro do processo inclusivo de alunos com
necessidades educacionais especiais no ensino regular, em três escolas da rede
pública de Santa Maria-RS. A fundamentação teórica faz um breve resgate da
visão sobre a deficiência e traz algumas das principais leis que fundamentaram
a educação inclusiva, versando ainda sobre o papel dos gestores frente à
construção do Projeto Político Pedagógico e da prática inclusiva. A pesquisa
insere-se em uma abordagem qualitativa de cunho descritivo, em que os
métodos utilizados foram a observação e a entrevista semi-estruturada. Os
dados coletados evidenciam as dificuldades oriundas do desconhecimento a
respeito da forma como esse tema deve ser trabalhado na escola. A conclusão
direciona – se para o reconhecimento de que todos têm um papel a cumprir
para atender com qualidade às diferenças na escola.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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