dc.contributor.advisor | Tomazetti, Elisete Medianeira | |
dc.creator | Seeger, Eliane de Paula | |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T12:54:27Z | |
dc.date.available | 2023-05-31T12:54:27Z | |
dc.date.issued | 2006-11-08 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29256 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | Promoting Environmental Education in school nowadays needs to develop ethical values in
students. This monograph emerges from an Environmental Education project at District
Fundamental School Rejane Garcia Gervini witch exists since the second semester of 2002
and intends to stimulate the development of Environmental Education activities in schools
located in wanting communities with the purpose of using the physical areas for the
construction of kitchen gardens and gardens and through this instruments, integrated to the
classroom, to develop the improvement of self-esteem and the students interpersonal
relationships, respect to differences, valorization of work as a way to life improvement,
incentive to a kitchen garden construction as an alternative for hunger decrease and
utilization of areas that generally are used as litter deposit, to improve school meal, to
stimulate students to take care and be responsible of the environment they take part to,
reducing violence and valorizing life. This monograph is result of a interview with students
that took place in the Casa Nova project and questionnaires to students and teachers of the
school, as well as the continuation of the project in 2005, with one fifth grade class adding
some activities to the kitchen gardens work, in conformity with the proposed objectives for
the research with the respective class. Through the results we can observe the importance of
project in students school life, because it promoted significant changes in both physical and students behavioral aspects. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Valores | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Environmental | eng |
dc.subject | Educational values | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.title | Valores éticos e educação ambiental: algumas possibilidades na escola municipal de ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Ethical values and environmental education: some possibilities in fundamental school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Promover a Educação Ambiental na escola atualmente necessita desenvolver valores éticos
nos educandos. Esta monografia surge a partir de um projeto de Educação Ambiental na
Escola Municipal de Ensino Fundamental Rejane Garcia Gervini existente desde o segundo
semestre de 2002 e pretende incentivar o desenvolvimento de atividades de Educação
Ambiental em escolas que se localizam em meio a comunidades carentes.Com a finalidade
de usar espaços físicos para a construção de hortas e jardins e através desses instrumentos
integrados a sala de aula, desenvolver a melhoria da auto-estima e das relações
interpessoais dos alunos, respeito às diferenças, valorização do trabalho como forma de
melhoria de vida, incentivo a construção de hortas domésticas como alternativa de redução
da fome e aproveitamento de espaços que geralmente servem de depósito de lixo, melhorar
a merenda escolar, incentivar o aluno a cuidar e a ser responsável pelo ambiente a que
pertence, diminuindo a violência e valorizando a vida. Esta monografia é resultado de
entrevistas com os alunos participantes do projeto Casa Nova e questionários aos alunos e
professores da escola, bem como a continuação do projeto no ano de 2005, com uma turma
de 5ª série acrescentando algumas atividades aos trabalhos de horta escolar, conforme os
objetivos propostos para a pesquisa com a respectiva turma. Através dos resultados
observa-se a importância do projeto na vida escolar dos alunos, pois o mesmo promoveu
mudanças significativas tanto no aspecto físico da escola como comportamental dos alunos
participantes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |