Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTomazetti, Elisete Medianeira
dc.creatorSeeger, Eliane de Paula
dc.date.accessioned2023-05-31T12:54:27Z
dc.date.available2023-05-31T12:54:27Z
dc.date.issued2006-11-08
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29256
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2006.por
dc.description.abstractPromoting Environmental Education in school nowadays needs to develop ethical values in students. This monograph emerges from an Environmental Education project at District Fundamental School Rejane Garcia Gervini witch exists since the second semester of 2002 and intends to stimulate the development of Environmental Education activities in schools located in wanting communities with the purpose of using the physical areas for the construction of kitchen gardens and gardens and through this instruments, integrated to the classroom, to develop the improvement of self-esteem and the students interpersonal relationships, respect to differences, valorization of work as a way to life improvement, incentive to a kitchen garden construction as an alternative for hunger decrease and utilization of areas that generally are used as litter deposit, to improve school meal, to stimulate students to take care and be responsible of the environment they take part to, reducing violence and valorizing life. This monograph is result of a interview with students that took place in the Casa Nova project and questionnaires to students and teachers of the school, as well as the continuation of the project in 2005, with one fifth grade class adding some activities to the kitchen gardens work, in conformity with the proposed objectives for the research with the respective class. Through the results we can observe the importance of project in students school life, because it promoted significant changes in both physical and students behavioral aspects.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectValorespor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEnvironmentaleng
dc.subjectEducational valueseng
dc.subjectSchooleng
dc.titleValores éticos e educação ambiental: algumas possibilidades na escola municipal de ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeEthical values and environmental education: some possibilities in fundamental schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoPromover a Educação Ambiental na escola atualmente necessita desenvolver valores éticos nos educandos. Esta monografia surge a partir de um projeto de Educação Ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rejane Garcia Gervini existente desde o segundo semestre de 2002 e pretende incentivar o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental em escolas que se localizam em meio a comunidades carentes.Com a finalidade de usar espaços físicos para a construção de hortas e jardins e através desses instrumentos integrados a sala de aula, desenvolver a melhoria da auto-estima e das relações interpessoais dos alunos, respeito às diferenças, valorização do trabalho como forma de melhoria de vida, incentivo a construção de hortas domésticas como alternativa de redução da fome e aproveitamento de espaços que geralmente servem de depósito de lixo, melhorar a merenda escolar, incentivar o aluno a cuidar e a ser responsável pelo ambiente a que pertence, diminuindo a violência e valorizando a vida. Esta monografia é resultado de entrevistas com os alunos participantes do projeto Casa Nova e questionários aos alunos e professores da escola, bem como a continuação do projeto no ano de 2005, com uma turma de 5ª série acrescentando algumas atividades aos trabalhos de horta escolar, conforme os objetivos propostos para a pesquisa com a respectiva turma. Através dos resultados observa-se a importância do projeto na vida escolar dos alunos, pois o mesmo promoveu mudanças significativas tanto no aspecto físico da escola como comportamental dos alunos participantes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto