dc.creator | Paim, Luciane de Lima | |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T11:29:09Z | |
dc.date.available | 2023-06-01T11:29:09Z | |
dc.date.issued | 2023-03-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29265 | |
dc.description.abstract | Carolina Maria de Jesus and Conceição Evaristo are the voices of their ancestors; they
are the written and spoken representations of a people who have always had their
history, their experiences, their trajectories, and their cultures made invisible, due to
the predominance of the Western and Eurocentric paradigms in the narratives. On one
hand, we have Carolina, with all her experience, the wisdom of life, courage, and
audacity, explaining her experiences in the face of a discriminatory and racist society.
On the other, we have Conceição, with her experiences in writing, a listener, as she
mentions in her speeches, a woman who rose from the moment she chose to give new
meaning to words, and decided to continue the path started by Carolina: to give voice
to those who are reduced to the eviction room. To be able to explain the experiences
of black people, both authors resort to mechanisms such as memories and written and
spoken records, of their own or others, to tell the discrimination, prejudice, pain,
violence, and authoritarianism that these people faced. Thus, the objective of this
research is to identify which are the places of memory and how much ancestry is
present in the construction of the narratives Quarto de despejo: diário de uma favelada,
by Carolina Maria de Jesus, and Becos da Memória, by Conceição Evaristo.
Furthermore, we intend to identify how the link between the past and the present can
re-signify the history of Afro-Brazilian people, based on the exhibitions carried out
through the memories of the author/narrators. Furthermore, we aim to establish
relationships between the works, even though one is an autobiography and the other
is fiction since much has already been written about Conceição basing herself on
Carolina's trajectories to write her narratives and about having Carolina as a source of
inspiration in life and writing. Methodologically, we start from the bibliographical
research and, in the sequence, we analyze excerpts from the narratives that identify
the places of memory and how these influenced the representation of the past and the
present within the selected corpus. Nevertheless, this thesis intends to demonstrate
how Black Literature of female authorship relates to a legacy of black people, through
the "writings" of two black women, who broke the barrier of the predetermined and
establish in their writings the intersectional dialogue to talk about gender, race and
class, such important themes in contemporary Brazil. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Carolina Maria de Jesus | por |
dc.subject | Conceição Evaristo | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Ancestralidade | por |
dc.subject | Escrevivências | por |
dc.subject | Memory | eng |
dc.subject | Ancestrality | eng |
dc.subject | Writings | eng |
dc.title | Ancestralidade e memória nas escrevivências de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo: o elo entre passado e presente nas narrativas | por |
dc.title.alternative | Ancestrality and memory in the writings of Carolina Maria de Jesus and Conceição Evaristo: the link between past and present in the narratives | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo são as vozes de seus antepassados,
são as representações escritas e faladas de um povo que sempre teve sua história,
suas vivências, suas trajetórias e suas culturas invisibilizadas, devido à predominância
dos paradigmas ocidental e eurocêntrico nas narrativas. Os escritos dessas autoras
são os registros de vidas, de um lado, temos Carolina, com toda sua vivência,
sabedoria de vida, coragem e audácia, explanando suas experiências diante de uma
sociedade discriminatória e racista. De outro, temos Conceição, com suas
escrevivências, uma escutadeira, como ela mesma menciona em suas falas, uma
mulher que ascendeu a partir do momento em que escolheu ressignificar o sentido
das palavras, resolveu dar continuidade ao percurso iniciado por Carolina: apresentar
enquanto protagonistas os que são/foram reduzidos ao quarto de despejo. Para poder
explanar sobre as escrevivências do povo negro, ambas as autoras recorrem a
mecanismos, como as lembranças e os registros escritos e falados, de sua autoria ou
de outrem, para contar a discriminação, o preconceito, as dores, as violências e o
autoritarismo que esse povo enfrentou. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar
quais os lugares de memória e o quanto a ancestralidade se faz presente na
construção das narrativas Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina
Maria de Jesus, e Becos da Memória, de Conceição Evaristo. Além disso,
pretendemos identificar como os elos entre o passado e o presente podem
ressignificar a história do povo negro, a partir das exposições realizadas por meio das
memórias das autoras/narradoras. Ainda, objetivamos estabelecer relações entre as
obras, mesmo uma se tratando de autobiografia e outra de ficção, pois muito já foi
escrito sobre Conceição basear-se nas trajetórias de Carolina para escrever suas
narrativas e sobre ter Carolina como fonte de inspiração na vida e na escrita.
Metodologicamente, partimos da pesquisa bibliográfica e, na sequência, analisamos
excertos das narrativas que identificam os lugares de memória e como estes
influenciaram na representação sobre o passado e o presente dentro do corpus
selecionado. Não obstante, esta tese pretende demonstrar como a Literatura Negra
de autoria feminina relata um legado do povo negro, por intermédio das
“escrevivências” de duas mulheres negras, as quais romperam com a barreira do prédeterminado
e estabelecem em suas escrituras o diálogo interseccional para falar
sobre gênero, raça e classe, temas tão importantes no Brasil contemporâneo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Umbach, Rosani Úrsula Ketzer | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5773862679226891 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Ana Lúcia da | |
dc.contributor.referee2 | Porto, Luana Teixeira | |
dc.contributor.referee3 | Fernandez, Raffaella Andrea | |
dc.contributor.referee4 | Cardoso, Rosane Maria | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7465885307907861 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |