Mostrar registro simples

dc.creatorPaim, Luciane de Lima
dc.date.accessioned2023-06-01T11:29:09Z
dc.date.available2023-06-01T11:29:09Z
dc.date.issued2023-03-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29265
dc.description.abstractCarolina Maria de Jesus and Conceição Evaristo are the voices of their ancestors; they are the written and spoken representations of a people who have always had their history, their experiences, their trajectories, and their cultures made invisible, due to the predominance of the Western and Eurocentric paradigms in the narratives. On one hand, we have Carolina, with all her experience, the wisdom of life, courage, and audacity, explaining her experiences in the face of a discriminatory and racist society. On the other, we have Conceição, with her experiences in writing, a listener, as she mentions in her speeches, a woman who rose from the moment she chose to give new meaning to words, and decided to continue the path started by Carolina: to give voice to those who are reduced to the eviction room. To be able to explain the experiences of black people, both authors resort to mechanisms such as memories and written and spoken records, of their own or others, to tell the discrimination, prejudice, pain, violence, and authoritarianism that these people faced. Thus, the objective of this research is to identify which are the places of memory and how much ancestry is present in the construction of the narratives Quarto de despejo: diário de uma favelada, by Carolina Maria de Jesus, and Becos da Memória, by Conceição Evaristo. Furthermore, we intend to identify how the link between the past and the present can re-signify the history of Afro-Brazilian people, based on the exhibitions carried out through the memories of the author/narrators. Furthermore, we aim to establish relationships between the works, even though one is an autobiography and the other is fiction since much has already been written about Conceição basing herself on Carolina's trajectories to write her narratives and about having Carolina as a source of inspiration in life and writing. Methodologically, we start from the bibliographical research and, in the sequence, we analyze excerpts from the narratives that identify the places of memory and how these influenced the representation of the past and the present within the selected corpus. Nevertheless, this thesis intends to demonstrate how Black Literature of female authorship relates to a legacy of black people, through the "writings" of two black women, who broke the barrier of the predetermined and establish in their writings the intersectional dialogue to talk about gender, race and class, such important themes in contemporary Brazil.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCarolina Maria de Jesuspor
dc.subjectConceição Evaristopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectAncestralidadepor
dc.subjectEscrevivênciaspor
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectAncestralityeng
dc.subjectWritingseng
dc.titleAncestralidade e memória nas escrevivências de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo: o elo entre passado e presente nas narrativaspor
dc.title.alternativeAncestrality and memory in the writings of Carolina Maria de Jesus and Conceição Evaristo: the link between past and present in the narrativeseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoCarolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo são as vozes de seus antepassados, são as representações escritas e faladas de um povo que sempre teve sua história, suas vivências, suas trajetórias e suas culturas invisibilizadas, devido à predominância dos paradigmas ocidental e eurocêntrico nas narrativas. Os escritos dessas autoras são os registros de vidas, de um lado, temos Carolina, com toda sua vivência, sabedoria de vida, coragem e audácia, explanando suas experiências diante de uma sociedade discriminatória e racista. De outro, temos Conceição, com suas escrevivências, uma escutadeira, como ela mesma menciona em suas falas, uma mulher que ascendeu a partir do momento em que escolheu ressignificar o sentido das palavras, resolveu dar continuidade ao percurso iniciado por Carolina: apresentar enquanto protagonistas os que são/foram reduzidos ao quarto de despejo. Para poder explanar sobre as escrevivências do povo negro, ambas as autoras recorrem a mecanismos, como as lembranças e os registros escritos e falados, de sua autoria ou de outrem, para contar a discriminação, o preconceito, as dores, as violências e o autoritarismo que esse povo enfrentou. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar quais os lugares de memória e o quanto a ancestralidade se faz presente na construção das narrativas Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, e Becos da Memória, de Conceição Evaristo. Além disso, pretendemos identificar como os elos entre o passado e o presente podem ressignificar a história do povo negro, a partir das exposições realizadas por meio das memórias das autoras/narradoras. Ainda, objetivamos estabelecer relações entre as obras, mesmo uma se tratando de autobiografia e outra de ficção, pois muito já foi escrito sobre Conceição basear-se nas trajetórias de Carolina para escrever suas narrativas e sobre ter Carolina como fonte de inspiração na vida e na escrita. Metodologicamente, partimos da pesquisa bibliográfica e, na sequência, analisamos excertos das narrativas que identificam os lugares de memória e como estes influenciaram na representação sobre o passado e o presente dentro do corpus selecionado. Não obstante, esta tese pretende demonstrar como a Literatura Negra de autoria feminina relata um legado do povo negro, por intermédio das “escrevivências” de duas mulheres negras, as quais romperam com a barreira do prédeterminado e estabelecem em suas escrituras o diálogo interseccional para falar sobre gênero, raça e classe, temas tão importantes no Brasil contemporâneo.por
dc.contributor.advisor1Umbach, Rosani Úrsula Ketzer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5773862679226891por
dc.contributor.referee1Silva, Ana Lúcia da
dc.contributor.referee2Porto, Luana Teixeira
dc.contributor.referee3Fernandez, Raffaella Andrea
dc.contributor.referee4Cardoso, Rosane Maria
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7465885307907861por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International