dc.contributor.advisor | Librelotto, Giovani Rubert | |
dc.creator | Pozzebon, André Mario | |
dc.date.accessioned | 2023-06-02T15:13:36Z | |
dc.date.available | 2023-06-02T15:13:36Z | |
dc.date.issued | 2012-11-24 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29291 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This work enabled watch the development of professional education in Brazil, identifying improvements and incentives that benefited vocational education over the years. It was found that the evolution of education also depends on changes in the teaching-learning process, with the use of different possibilities offered by the use of information technology communication (ICT). Through this work, there was a history of the progress of the Internet in recent years, and the various government incentives to bring school communities within reach of these tools to support learning. It is perceived that the technologies of information and communication contribute several tools that help the teaching and learning process, but only the availability of these instruments and investments in modern structures and access communication networks are not sufficient to ensure the desired quality and efficiency and skilled professionals needed to form required by the current job market. Finally, it can be concluded through the case study conducted in the San Gabriel Municipal Technical School, there is a need for technical education teachers adapt their teaching practices, using information and communication technologies, especially the Internet, in order to make dynamic and collaborative learning, as these technologies can contribute significantly, adding skills and knowledge that will raise the quality and performance of students of professional technical courses. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Internet | por |
dc.subject | TIC | por |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.title | A influência da internet no processo de ensino aprendizagem nos cursos técnicos | por |
dc.title.alternative | The influence of internet in teaching learning process in technical courses | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho possibilitou observarmos o desenvolvimento da educação profissional no Brasil, identificando as melhorias e incentivos que beneficiaram o ensino profissional ao longo dos anos. Verificou-se que a evolução do ensino depende também de mudanças no processo de ensino-aprendizagem, com o emprego de diferentes possibilidades disponibilizadas pela utilização das tecnologias de informação de comunicação (TIC). Através desse trabalho realizou-se um histórico do progresso da Internet nos últimos anos, e os vários incentivos do governo para levar ao alcance das comunidades escolares essas ferramentas de apoio ao aprendizado. Percebe-se que as tecnologias da informação e comunicação contribuem com varias ferramentas que auxiliam o processo de ensino aprendizagem, mas apenas a disponibilidade desses instrumentos e os investimentos em estruturas modernas e acesso as redes de comunicação não são suficientes para garantir a qualidade e a eficiência almejada e necessária para formar profissionais capacitados exigidos pelo atual mercado de trabalho. Por fim, pode-se concluir através do estudo de caso realizado na Escola Técnica Municipal São Gabriel, que existe a necessidade dos professores do ensino técnico inovar suas práticas pedagógicas, utilizando as tecnologias da informação e comunicação, principalmente a Internet, a fim de tornar o aprendizado dinâmico e colaborativo, pois essas tecnologias podem contribuir de forma significativa, agregando competências e conhecimentos que elevarão a qualidade e o desempenho profissional dos alunos dos cursos técnicos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |