dc.creator | Maciel, Jaqueline Goldschmidt | |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T19:14:42Z | |
dc.date.available | 2023-06-07T19:14:42Z | |
dc.date.issued | 2023-05-02 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29353 | |
dc.description.abstract | This research that I present as a Master's Dissertation in Education, in the line of research
Training, Knowledge and Professional Development (PPGE - UFSM), entitled: The Place of
Love in the Teaching-Learning Relationship of Early Childhood Education and Early Years,
Contributions by Humberto Maturana, aims to: contribute with theoretical and epistemological
subsidies for teaching activities in early childhood education and the initial years of elementary
school, based on the propositions of cultural biology by Humberto Maturana. The references
that guided this investigative and reflective look of the researcher were Valdo Barcelos,
Humberto Maturana and Paulo Freire.It is noteworthy that we carried out a bibliographical
research, based on the Biology of Love, conceiving education as a space of respect, love,
cooperation, understanding that everything that happens to us is biological, but intermediated
with our culture, in living and living together. The idea is that the reader understands that
education starts from Loving, through coexistence, where the child has space to express and
develop, being respected and welcomed in their differences. May our teachers understand that
the school is a place of joy, of learning, collectivity, cooperation and never competition, a place
of exchanging, of respect for oneself and the other, as a legitimate other, of enchantment, of
mistakes and successes. Of LIFE, of affectionate, welcoming looks, of smiles, of hugs, where
the school is a space of legitimacy, dialogue, acceptance, a place where the child in our hands
is known, sensitizing them to the language of Love that we says Maturana and using the
metaphor of the butterfly, I believe that all of us, beautiful butterflies, that one day as a
caterpillar, breaks through the thickest layers to be the best of itself, we can break with what
does not make sense to us and thus open space for let love be present. To live the present,
because living is a gift. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Biologia do amar | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Formação permanente | por |
dc.subject | Biology of love | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Permanent formation | eng |
dc.title | O lugar do amar na relação ensino-aprendizagem da educação infantil e anos iniciais, contribuições de Humberto Maturana | por |
dc.title.alternative | The place of love in the teaching-learning relationship of childhood education and early years, contributions by Humberto Maturana | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa que apresento como Dissertação de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa
Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE – UFSM), intitulada: O Lugar do
Amar na Relação Ensino-Aprendizagem da Educação Infantil e Anos Iniciais, Contribuíções
de Humberto Maturana, tem como objetivo: contribuir com subsídios teóricos e
epistemológicos para a atuação docente na educação infantil e anos iniciais do ensino
fundamental, tendo como referência as proposições da biologia cultural de Humberto Maturana.
O referencial que orientou este olhar investigativo e reflexivo do pesquisador foram Valdo
Barcelos, Humberto Maturana e Paulo Freire. Destaca-se que realizamos uma pesquisa
bibliográfica, a partir da Biologia do Amar, concebendo-se a educação como espaço de respeito,
amor, cooperação, compreendendo que tudo que nos acontece é biológico, porém intermediado
com nossa cultura, no viver e conviver. A ideia é que o leitor compreenda que a educação parte
do Amar, através da convivência, onde a criança tenha espaço para se expressar e se
desenvolver, sendo respeitada e acolhida em suas diferenças. Que nossos professores
compreendam que a escola é lugar de alegria, de aprendizagem, coletividade, cooperação e
jamais competição, lugar de trocar, de respeito a si e ao outro, como legítimo outro, de
encantamento, de errros e acertos. De VIDA, de olhares afetuosos, acolhedores, de sorrisos, de
abraços, onde a escola seja espaço de legitimidade, diálogo, aceitação, um lugar onde se
conheça a criança que está em nossas mãos, sensibilizando-a para a linguagem do Amor que
nos fala Maturana e utilizando a metáfora da borboleta, acredito que todos nós, lindas
borboletas, que um dia como lagarta, rompe as camadas mais espessas para ser o melhor de si
mesma, possamos romper com aquilo que não nos faz sentido e abrindo assim espaço para que
o amor se faça presente. De viver o presente, pois viver é um presente. | por |
dc.contributor.advisor1 | Barcelos, Valdo Hermes de Lima | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7447760896466057 | por |
dc.contributor.referee1 | Azzolin, Maria Aparecida Nunes | |
dc.contributor.referee2 | Spanavello, Caroline Silveira | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7212845985332034 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |