Mostrar registro simples

dc.creatorMaciel, Jaqueline Goldschmidt
dc.date.accessioned2023-06-07T19:14:42Z
dc.date.available2023-06-07T19:14:42Z
dc.date.issued2023-05-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29353
dc.description.abstractThis research that I present as a Master's Dissertation in Education, in the line of research Training, Knowledge and Professional Development (PPGE - UFSM), entitled: The Place of Love in the Teaching-Learning Relationship of Early Childhood Education and Early Years, Contributions by Humberto Maturana, aims to: contribute with theoretical and epistemological subsidies for teaching activities in early childhood education and the initial years of elementary school, based on the propositions of cultural biology by Humberto Maturana. The references that guided this investigative and reflective look of the researcher were Valdo Barcelos, Humberto Maturana and Paulo Freire.It is noteworthy that we carried out a bibliographical research, based on the Biology of Love, conceiving education as a space of respect, love, cooperation, understanding that everything that happens to us is biological, but intermediated with our culture, in living and living together. The idea is that the reader understands that education starts from Loving, through coexistence, where the child has space to express and develop, being respected and welcomed in their differences. May our teachers understand that the school is a place of joy, of learning, collectivity, cooperation and never competition, a place of exchanging, of respect for oneself and the other, as a legitimate other, of enchantment, of mistakes and successes. Of LIFE, of affectionate, welcoming looks, of smiles, of hugs, where the school is a space of legitimacy, dialogue, acceptance, a place where the child in our hands is known, sensitizing them to the language of Love that we says Maturana and using the metaphor of the butterfly, I believe that all of us, beautiful butterflies, that one day as a caterpillar, breaks through the thickest layers to be the best of itself, we can break with what does not make sense to us and thus open space for let love be present. To live the present, because living is a gift.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBiologia do amarpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectFormação permanentepor
dc.subjectBiology of loveeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectPermanent formationeng
dc.titleO lugar do amar na relação ensino-aprendizagem da educação infantil e anos iniciais, contribuições de Humberto Maturanapor
dc.title.alternativeThe place of love in the teaching-learning relationship of childhood education and early years, contributions by Humberto Maturanaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa que apresento como Dissertação de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE – UFSM), intitulada: O Lugar do Amar na Relação Ensino-Aprendizagem da Educação Infantil e Anos Iniciais, Contribuíções de Humberto Maturana, tem como objetivo: contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos para a atuação docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, tendo como referência as proposições da biologia cultural de Humberto Maturana. O referencial que orientou este olhar investigativo e reflexivo do pesquisador foram Valdo Barcelos, Humberto Maturana e Paulo Freire. Destaca-se que realizamos uma pesquisa bibliográfica, a partir da Biologia do Amar, concebendo-se a educação como espaço de respeito, amor, cooperação, compreendendo que tudo que nos acontece é biológico, porém intermediado com nossa cultura, no viver e conviver. A ideia é que o leitor compreenda que a educação parte do Amar, através da convivência, onde a criança tenha espaço para se expressar e se desenvolver, sendo respeitada e acolhida em suas diferenças. Que nossos professores compreendam que a escola é lugar de alegria, de aprendizagem, coletividade, cooperação e jamais competição, lugar de trocar, de respeito a si e ao outro, como legítimo outro, de encantamento, de errros e acertos. De VIDA, de olhares afetuosos, acolhedores, de sorrisos, de abraços, onde a escola seja espaço de legitimidade, diálogo, aceitação, um lugar onde se conheça a criança que está em nossas mãos, sensibilizando-a para a linguagem do Amor que nos fala Maturana e utilizando a metáfora da borboleta, acredito que todos nós, lindas borboletas, que um dia como lagarta, rompe as camadas mais espessas para ser o melhor de si mesma, possamos romper com aquilo que não nos faz sentido e abrindo assim espaço para que o amor se faça presente. De viver o presente, pois viver é um presente.por
dc.contributor.advisor1Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447760896466057por
dc.contributor.referee1Azzolin, Maria Aparecida Nunes
dc.contributor.referee2Spanavello, Caroline Silveira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7212845985332034por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International