Educação física escolar e lazer: aproximações e distanciamentos
Visualizar/ Abrir
Data
2023-04-28Primeiro membro da banca
Marin, Elizara Carolina
Segundo membro da banca
Barboza, Mônica Corrêa de Borba
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo deste estudo, como área de concentração em estudos socioculturais e
pedagógicos da Educação Física, é apresentar uma análise da função do espaço
escolar e do espaço do Lazer e o que existe em comum entre eles, no sentido de
entender. Em relação à metodologia, o estudo se caracteriza pela pesquisa
bibliográfica e a discussão resultados e possibilidades serão apresentadas em forma
de um artigo, com a intenção de responder a nossa problemática de pesquisa: O
que há de comum entre a função da Educação Física escolar e a função do Lazer?
Percorremos um caminho que proporcionou apresentar o entendimento da função
da escola, a função da Educação Física escolar e do Lazer e o que existe de comum
entre estes espaços e a existência ou não, da possibilidade de trabalhar o Lazer na
Educação Física escolar. Nossa hipótese de que se estabelece um equívoco quando
entendemos que na Escola a Educação Física deve desenvolver a prática do Lazer
foi confirmada, acompanhado de o entendimento de que esse equívoco se sustenta
pelo fato de que ambos os espaços trabalham com a dimensão da cultura corporal,
além de que, tanto no Lazer quanto na Educação Física escolar, podem-se
desenvolver práticas corporais através de experiências lúdicas. Porém, constituemse em espaços com objetivos diferentes.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: