Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Leila Maria Araújo
dc.creatorSouza, Luciane Brum de
dc.date.accessioned2023-06-13T15:30:44Z
dc.date.available2023-06-13T15:30:44Z
dc.date.issued2011-12-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29398
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe digital inclusion is a way without return; the citizens need to adapt themselves to this reality that takes account of all the social spaces. Thus, he questions yourself: how to contribute for a significant learning in the Young Education of e Adult, using as different instruments media and existing technologies? A research of field is considered in this work associated with the research action elucidating as this process happens in the groups of PROEJA FIC in functioning in Tupanciretã - RS, in a partnership of the Municipal Administration with the Federal Institute Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos (course of Implantação e Manutenção de Parques e Jardins – 8th grade - and of Panificação - 6th grade). For in such a way, one applied questionnaire half-structuralized to the pupils and interview to the professors. One concludes that the majority of the pupils if integrates in this thematic one, despite with certain resistance, and that the professors resistant in extending the use of these resources in result of lack of pedagogical formation for in such a way.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMídiaspor
dc.titleO uso das mídias e tecnologias na educação de jovens e adultospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoA inclusão digital é um caminho sem volta; os cidadãos precisam se adaptar a esta realidade que toma conta de todos os espaços sociais. Assim, questiona-se: como contribuir para uma aprendizagem significativa na Educação de Jovens e Adultos, utilizando como instrumentos diferentes mídias e tecnologias existentes? Propõe-se neste trabalho uma pesquisa de campo associada à pesquisa ação elucidando como este processo acontece nas turmas de PROEJA FIC em funcionamento em Tupanciretã – RS, numa parceria da Administração Municipal com o Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos (curso de Implantação e Manutenção de Parques e Jardins – 8ª série – e de Panificação – 6ª série). Para tanto, aplicou-se questionário semi-estruturado aos alunos e entrevista aos professores. Conclui-se que a maioria dos alunos se integra nesta temática, ainda que com certa resistência, e que os professores relutam em ampliar a utilização destes recursos em decorrência de falta de formação pedagógica para tanto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto