dc.contributor.advisor | Santos, Leila Maria Araújo | |
dc.creator | Souza, Luciane Brum de | |
dc.date.accessioned | 2023-06-13T15:30:44Z | |
dc.date.available | 2023-06-13T15:30:44Z | |
dc.date.issued | 2011-12-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29398 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The digital inclusion is a way without return; the citizens need to adapt themselves
to this reality that takes account of all the social spaces. Thus, he questions yourself:
how to contribute for a significant learning in the Young Education of e Adult, using
as different instruments media and existing technologies? A research of field is
considered in this work associated with the research action elucidating as this
process happens in the groups of PROEJA FIC in functioning in Tupanciretã - RS,
in a partnership of the Municipal Administration with the Federal Institute
Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos (course of Implantação e Manutenção de
Parques e Jardins – 8th grade - and of Panificação - 6th grade). For in such a way, one
applied questionnaire half-structuralized to the pupils and interview to the
professors. One concludes that the majority of the pupils if integrates in this
thematic one, despite with certain resistance, and that the professors resistant in
extending the use of these resources in result of lack of pedagogical formation for in such a way. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mídias | por |
dc.title | O uso das mídias e tecnologias na educação de jovens e adultos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A inclusão digital é um caminho sem volta; os cidadãos precisam se adaptar a esta
realidade que toma conta de todos os espaços sociais. Assim, questiona-se: como
contribuir para uma aprendizagem significativa na Educação de Jovens e Adultos,
utilizando como instrumentos diferentes mídias e tecnologias existentes? Propõe-se
neste trabalho uma pesquisa de campo associada à pesquisa ação elucidando como
este processo acontece nas turmas de PROEJA FIC em funcionamento em
Tupanciretã – RS, numa parceria da Administração Municipal com o Instituto
Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos (curso de Implantação e
Manutenção de Parques e Jardins – 8ª série – e de Panificação – 6ª série). Para tanto,
aplicou-se questionário semi-estruturado aos alunos e entrevista aos professores.
Conclui-se que a maioria dos alunos se integra nesta temática, ainda que com certa
resistência, e que os professores relutam em ampliar a utilização destes recursos em
decorrência de falta de formação pedagógica para tanto. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |