Práticas on-off no mercado de arte: visibilidade e inovação
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Date
2023-04-17Primeiro membro da banca
Garcia, Maria Amelia Bulhoes
Segundo membro da banca
Fialho, Ana Letícia do Nascimento
Terceiro membro da banca
Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
Quarto membro da banca
Codevilla, Fernando Franco
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa de doutorado em Artes Visuais, conceitua e defende a nomenclatura
de Práticas ON-OFF no campo da Arte Contemporânea, como classificador das
galerias que buscam alcançar maior visibilidade a partir do dinamismo das redes,
ambientes on-line e da parceria com agentes atuantes no mercado de arte. Ao
desenvolver a Moblanc Galeria e selecionar Práticas ON-OFF, diante de suas
participações em feiras de arte e por meio de coletivos de galerias com ações on-line,
propõe-se a análise e a discussão de suas dinâmicas de inserção no mercado. Este
estudo teórico-prático, com base em metodologias específicas de pesquisa em
História, Teoria e Crítica da Arte, de abordagem qualitativa, ênfase em arte e
tecnologia, parte da revisão bibliográfica com destaque para Lipovetsky e Serroy que
apontam a produção em arte diretamente ligada aos interesses de mercado. Visa
compreender como a tecnologia e estratégias digitais podem auxiliar na atuação
remota dos agentes do mercado de arte. Como contribuição para o sistema da arte,
com o desenvolvimento da plataforma Mobart, a pesquisa também avalia se
plataformas inovadoras como essa suprem as demandas contemporâneas, inclusive
no pós-pandemia, e quais os agentes envolvidos nas operações, uma vez que esta
tese desenvolve-se durante a pandemia de covid-19.