dc.creator | Oliveira, Mauricio de Souza | |
dc.date.accessioned | 2023-06-20T17:38:45Z | |
dc.date.available | 2023-06-20T17:38:45Z | |
dc.date.issued | 2023-05-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29522 | |
dc.description.abstract | This paper presents the results of a study involving three pedagogical experiences related to
the area of mathematics, with applicability within the SEA (Specialized Educational
Assistance) resource room. Based on a literature search about the concept of inclusion in
school environments, its challenges and reality, we present a reflective analysis regarding
the search for better alternatives to assist students with some kind of learning difficulty.
Additionally, we argue about the importance of using concrete materials at the moment of
pedagogical practice, identifying its benefits for students by allowing them to make the
connection of the content worked in the classroom with objects and situations of their daily
lives. Thus, this is an applied and descriptive research, with a qualitative approach and
focused on the use of concrete materials in activities related to mathematics content being
worked in regular classes. Three teaching experiences were carried out through activities
inside the SEAresource room, at the 18 de Abril Municipal Elementary School in Fortaleza
dos Valos-RS, with a group of four students from 6th to 9th grade. The activities, about
triangles, functions and plane and spatial geometric shapes, were planned in order to
promote a link to interconnect the contents of the regular math classes with the use of the
resources of the SEA room. Assessments were made and the main difficulties of the students
were identified, and from these findings it was possible to plan alternative and
complementary strategies to achieve the learning objectives and evaluate the pedagogical
aspects. From the development of the activities, based on the theoretical study carried out,
we tried to present a new look on the teaching of mathematics, treating this subject as an
ally for the student's personal growth and mainly as a support for learning in other subjects.
As a result of the activities related to mathematics teaching during the appointments in the
SEA room, we had indications of a better abstraction of mathematical content by the
students. Thus, the activity culminated with the development of a new teaching proposal
within the school so that it is possible to take this methodology to other areas of knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Material concreto | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | Concrete material | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.title | Um suporte ao aprendizado de matemática a partir do AEE (atendimento educacional especializado) | por |
dc.title.alternative | A support for learning mathematics from the AEE (specialized educational service). | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o resultado de um estudo envolvendo três experiências
pedagógicas ligadas à área da matemática, com aplicabilidade dentro da sala de recursos
do AEE (Atendimento Educacional Especializado). A partir de uma pesquisa na literatura
sobre o conceito de inclusão nos ambientes escolares, seus desafios e realidade,
apresentamos uma análise reflexiva no que tange à busca de melhores alternativas para
atender alunos com algum tipo de dificuldade de aprendizado. Adicionalmente,
argumentamos sobre a importância de utilizar materiais concretos no momento da prática
pedagógica, identificando os seus benefícios para os alunos ao permitir fazer a conexão do
conteúdo trabalhado em sala de aula com objetos e situações de seu cotidiano. Assim, tratase de uma pesquisa aplicada e descritiva, com abordagem qualitativa e com enfoque no uso
de materiais concreto em atividades relacionadas aos conteúdos de matemática que estão
sendo trabalhados nas aulas regulares. Foram realizadas três experiências de ensino por
meio de atividades dentro da sala de recursos do AEE, na Escola Municipal de Ensino
Fundamental 18 de Abril em Fortaleza dos Valos-RS, com um grupo de quatro alunos do 6º
ao 9º ano. As atividades, sobre triângulos, funções e formas geométricas planas e espaciais,
foram planejadas de modo a promover um elo para interligar os conteúdos das aulas
regulares de matemática com o uso dos recursos da sala de AEE. Foram realizadas
avaliações e identificadas as principais dificuldades dos alunos, e a partir da constatação
obtida, foi possível planejar estratégias alternativas e complementares para atingir os
objetivos de aprendizagem e avaliar os aspectos pedagógicos. Buscamos, a partir do
desenvolvimento das atividades, com base estudo teórico realizado, apresentar um novo
olhar sobre o ensino da matemática, tratando essa disciplina como uma aliada para o
crescimento pessoal do aluno e principalmente como suporte para sua aprendizagem em
outras disciplinas. Como resultado das atividades ligadas ao ensino de matemática durante
os atendimentos na sala do AEE, tivemos indícios de uma melhor abstração dos conteúdos
matemáticos por parte dos alunos. Assim a atividade culminou com uma elaboração de uma
nova proposta de ensino dentro da escola para que seja possível levar essa metodologia
para as outras áreas do conhecimento. | por |
dc.contributor.advisor1 | Buriol, Tiago Martinuzzi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5437721454089032 | por |
dc.contributor.referee1 | Bulegon, Ana Marli | |
dc.contributor.referee2 | Rachelli, Janice | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5610904447898274 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |