dc.creator | Machado, Arthur de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-06-22T12:29:14Z | |
dc.date.available | 2023-06-22T12:29:14Z | |
dc.date.issued | 2022-09-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29539 | |
dc.description.abstract | The concept of truth permeates Heidegger's thought. In its fundamental ontology it receives
the meaning of discovery and, in a special sense, of openness. As an ontological concept, it is
always articulated in relation to being. Delimited to the period of Being and Time, Heidegger
intends to designate the identification event in which an entity is normatively individuated
according to pre-established criteria in a certain mode of being. In the foreground, the concept
is relative to the discovery of entities with such being; in the second, it designates the event of
opening the dimension of meaning. From then on the concept of Truth, for phenomenology in
general, determines the phenomenalization. Michel Henry proposes an inversion in the
methodological conception of phenomenology in search of what it means to be a pure
phenomenality. With this, he returns to Cartesian subjectivity to find the firm foundation of
the being of the cogito. His phenomenology, which seeks to highlight the relations of
dependence between formal structures, claims in the primitive impression a self-giving and an
original phenomenon: the phenomenalization of phenomenality. For Henry, this pure
appearing is the character of the most original truth, which, immanently, guarantees the
experience of reality in a transcendent truth. The objective of this work is to present a new
beginning in the relationship between being and truth, where ontology is also possible as
phenomenology, but because the dynamics of importance between being and appearing has
been reversed. The elucidation of this problem is based on the exposition of two aspects
pertinent to the theme in the theory of both authors, as well as on the reconstruction of the
henryian interpretation of fundamental ontology and its proposal of subversion of the thinking
of Heidegger and Husserl. The general objective of this research is to thematize, under a
rotating metaphor, about the dependence between the truth of hermeneutic phenomenology
and the truth of material phenomenology, therefore the methodological consequences of this
maneuver. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Henry | por |
dc.subject | Heidegger | por |
dc.subject | Fenomenologia | por |
dc.subject | Verdade | por |
dc.subject | Phenomenology | eng |
dc.subject | Truth | eng |
dc.title | O giro ontológico da verdade: de Heidegger à fenomenologia material de Michel Henry | por |
dc.title.alternative | The ontological turn of truth: from Heidegger to Michel Henry's material phenomenology | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O conceito de verdade de um modo geral atravessa o pensamento de Heidegger. Na sua
ontologia fundamental recebe a significação de descoberta e, em um sentido especial, de
abertura. Como um conceito ontológico, é sempre articulada com relação ao ser. Delimitado
ao período de Ser e Tempo, com verdade Heidegger pretende designar o acontecimento de
identificação em que um ente é individuado normativamente de acordo com critérios
pré-estabelecidos pelo modo-de-ser desse ente. Em primeiro plano, o conceito é relativo à
descoberta dos entes em seu ser; em segundo, designa o acontecimento de abertura da
dimensão de significatividade. A partir de então, o conceito de Verdade, para a fenomenologia
em geral, determina a fenomenalização. Michel Henry propõe uma inversão na concepção
metodológica da fenomenologia na busca do que compreende ser a fenomenalidade pura.
Com isso, retorna à subjetividade cartesiana para encontrar o fundamento inabalável para o
ser do cogito. Sua fenomenologia, que busca salientar as relações de dependência entre
estruturas formais, reivindica na impressão primitiva uma autodoação e um fenômeno
originário: a fenomenalização da fenomenalidade. Para Henry, este puro aparecer é o caráter
da verdade mais originária e que, imanente, garante a experiência de realidade na verdade
transcendente. O objetivo deste trabalho é apresentar um novo arranjo na relação entre ser e
verdade, onde a ontologia é igualmente só possível como fenomenologia, mas porque a
dinâmica de importância entre ser e aparecer foi invertida. A elucidação dessa problemática
tem como base a exposição dos aspectos pertinentes ao tema na teoria ambos os autores, bem
como na reconstrução da interpretação henryana da ontologia fundamental e sua proposta de
subversão do pensamento de Heidegger e Husserl. O propósito geral desta pesquisa é de
tematizar, sob a metáfora do giro, acerca da dependência entre a verdade da ontologia
hermenêutica à verdade da fenomenologia material e as consequências metodológicas dessa
manobra. | por |
dc.contributor.advisor1 | Grzibowski, Silvestre | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6586514798766408 | por |
dc.contributor.referee1 | Reis, Róbson Ramos dos | |
dc.contributor.referee2 | Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6231633134176145 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Filosofia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |