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dc.creatorMachado, Arthur de Oliveira
dc.date.accessioned2023-06-22T12:29:14Z
dc.date.available2023-06-22T12:29:14Z
dc.date.issued2022-09-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29539
dc.description.abstractThe concept of truth permeates Heidegger's thought. In its fundamental ontology it receives the meaning of discovery and, in a special sense, of openness. As an ontological concept, it is always articulated in relation to being. Delimited to the period of Being and Time, Heidegger intends to designate the identification event in which an entity is normatively individuated according to pre-established criteria in a certain mode of being. In the foreground, the concept is relative to the discovery of entities with such being; in the second, it designates the event of opening the dimension of meaning. From then on the concept of Truth, for phenomenology in general, determines the phenomenalization. Michel Henry proposes an inversion in the methodological conception of phenomenology in search of what it means to be a pure phenomenality. With this, he returns to Cartesian subjectivity to find the firm foundation of the being of the cogito. His phenomenology, which seeks to highlight the relations of dependence between formal structures, claims in the primitive impression a self-giving and an original phenomenon: the phenomenalization of phenomenality. For Henry, this pure appearing is the character of the most original truth, which, immanently, guarantees the experience of reality in a transcendent truth. The objective of this work is to present a new beginning in the relationship between being and truth, where ontology is also possible as phenomenology, but because the dynamics of importance between being and appearing has been reversed. The elucidation of this problem is based on the exposition of two aspects pertinent to the theme in the theory of both authors, as well as on the reconstruction of the henryian interpretation of fundamental ontology and its proposal of subversion of the thinking of Heidegger and Husserl. The general objective of this research is to thematize, under a rotating metaphor, about the dependence between the truth of hermeneutic phenomenology and the truth of material phenomenology, therefore the methodological consequences of this maneuver.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHenrypor
dc.subjectHeideggerpor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectVerdadepor
dc.subjectPhenomenologyeng
dc.subjectTrutheng
dc.titleO giro ontológico da verdade: de Heidegger à fenomenologia material de Michel Henrypor
dc.title.alternativeThe ontological turn of truth: from Heidegger to Michel Henry's material phenomenologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO conceito de verdade de um modo geral atravessa o pensamento de Heidegger. Na sua ontologia fundamental recebe a significação de descoberta e, em um sentido especial, de abertura. Como um conceito ontológico, é sempre articulada com relação ao ser. Delimitado ao período de Ser e Tempo, com verdade Heidegger pretende designar o acontecimento de identificação em que um ente é individuado normativamente de acordo com critérios pré-estabelecidos pelo modo-de-ser desse ente. Em primeiro plano, o conceito é relativo à descoberta dos entes em seu ser; em segundo, designa o acontecimento de abertura da dimensão de significatividade. A partir de então, o conceito de Verdade, para a fenomenologia em geral, determina a fenomenalização. Michel Henry propõe uma inversão na concepção metodológica da fenomenologia na busca do que compreende ser a fenomenalidade pura. Com isso, retorna à subjetividade cartesiana para encontrar o fundamento inabalável para o ser do cogito. Sua fenomenologia, que busca salientar as relações de dependência entre estruturas formais, reivindica na impressão primitiva uma autodoação e um fenômeno originário: a fenomenalização da fenomenalidade. Para Henry, este puro aparecer é o caráter da verdade mais originária e que, imanente, garante a experiência de realidade na verdade transcendente. O objetivo deste trabalho é apresentar um novo arranjo na relação entre ser e verdade, onde a ontologia é igualmente só possível como fenomenologia, mas porque a dinâmica de importância entre ser e aparecer foi invertida. A elucidação dessa problemática tem como base a exposição dos aspectos pertinentes ao tema na teoria ambos os autores, bem como na reconstrução da interpretação henryana da ontologia fundamental e sua proposta de subversão do pensamento de Heidegger e Husserl. O propósito geral desta pesquisa é de tematizar, sob a metáfora do giro, acerca da dependência entre a verdade da ontologia hermenêutica à verdade da fenomenologia material e as consequências metodológicas dessa manobra.por
dc.contributor.advisor1Grzibowski, Silvestre
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6586514798766408por
dc.contributor.referee1Reis, Róbson Ramos dos
dc.contributor.referee2Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6231633134176145por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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