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dc.creatorDias, Guédulla de Senna
dc.date.accessioned2023-06-28T15:03:52Z
dc.date.available2023-06-28T15:03:52Z
dc.date.issued2022-09-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29571
dc.description.abstractThis qualitative bibliographical research aimed to analyze the Course Pedagogical Process (CPP) of six Federal Universities (FU) in the state of Rio Grande do Sul (RS), Brazil, focusing on the pre-service education of Mathematic teachers regarding Algebra knowledge and the relations with school Algebra and Algebraic thinking. During the documental analysis of the CPP of the six FUs in RS, two analytical categories emerged: Algebra Knowledge treated/emphasized in the CPP of the researched institution, in which we tried to identify approximations and distances between academic Algebra and school Algebra; Aspects/Content of school Algebra and Algebraic thinking emphasized in other subjects of the degree. Regarding the first category, we highlight that, out of the 34 required subjects related to Academic Algebra, in 31 the focus is on studying and mastering specific concepts connected to academic Algebra. On the other three, we found evidence of some relation between the concepts studied and K-12 teaching. We identified in the CPP 10 optional subjects, amongst which Linear Algebra II was common to all. Based on the analysis of the six undergraduate courses, we can infer that the teacher education process values the study/acquisition of algebraic knowledge that constructs an advanced concept of school Mathematics, mainly school Algebra. Concerning the approximations and distances, we have perceived that the subjects in all degrees have certain similarities in Algebra knowledge and/or indicated references, and part of this knowledge is closer to the algebraic concepts used in K-12 education. However, most subjects (31) seem to prioritize academic Algebra aspects, distancing themselves from school Algebra. As for the second category, the knowledge related to school Algebra and/or Algebraic thinking are mainly proposed in subjects where some hours are allocated to Practice as a Curriculum Component (PCC). Therefore, we point out the need for the analyzed degrees to value a more questioning relationship between academic and school Algebra, guided by Algebra teaching in K-12 education, to enable teachers' training to work with the specificities of teaching and learning in this field of school Mathematics.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectÁlgebra escolarpor
dc.subjectPensamento algébricopor
dc.subjectÁlgebra acadêmicapor
dc.subjectSchool algebraeng
dc.subjectAlgebraic thinkingeng
dc.subjectAcademic algebraeng
dc.titleÁlgebra e formação docente: uma análise dos projetos pedagógicos de curso de Licenciatura em Matemática do RSpor
dc.title.alternativeAlgebra and teacher education; an analysis of the pedagogical project of Mathematics Teaching degrees in RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa, de cunho qualitativo e de procedimento bibliográfico, teve por objetivo analisar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de seis Universidades Federais (UF) do estado do Rio Grande do Sul (RS), buscando indícios de como se dá a formação inicial de professores de Matemática no que se refere aos conhecimentos da Álgebra e as relações com a Álgebra escolar e com o pensamento algébrico. Para tanto, na análise documental dos PPC de seis UF do RS emergiram duas categorias de análise, a saber: Conhecimentos de Álgebra tratados/enfatizados no PPC de cada instituição pesquisada; na qual se buscou identificar ainda aproximações e distanciamentos entre a Álgebra acadêmica e a Álgebra escolar; e, Aspectos/Conhecimentos da Álgebra Escolar e do Pensamento Algébrico enfatizados em outras disciplinas do curso. Em relação a primeira categoria destaca-se que do total de 34 disciplinas obrigatórias relacionadas a Álgebra acadêmica há indícios de que em 31 delas o foco está no estudo e domínio de conceitos específicos vinculados à Matemática acadêmica. Já nas outras três há evidências de que sejam buscadas algumas relações entre os conceitos estudados e o ensino da Educação Básica. Foram identificadas, nos PPC, 10 disciplinas optativas sendo Álgebra Linear II comum a todos eles. Com base na análise dos seis cursos infere-se que o processo de formação valoriza o estudo/aquisição de conhecimentos algébricos que levam a construção de uma concepção avançada da Matemática escolar, em especial, da Álgebra escolar. Em relação às aproximações e distanciamentos, constatou-se que em todos os cursos as disciplinas apresentam certa similaridade nos conhecimentos de Álgebra e/ou referências indicados, bem como que, parte destes conhecimentos se aproximam de conceitos algébricos tratados na Educação Básica. No entanto, a maior parte das disciplinas (31) parecem priorizar aspectos da Álgebra acadêmica distanciando-se de abordagens da Álgebra escolar. Em relação a segunda categoria contatou-se que, conhecimentos relacionados a Álgebra escolar e/ou pensamento algébrico são propiciados principalmente em disciplinas para os quais estão definidas horas de Prática como Componente Curricular (PCC). Diante disso, sinaliza-se a importância de os cursos pesquisados valorizarem uma relação mais problematizadora entre a Álgebra acadêmica e a Álgebra escolar, tendo como referência o ensino da Álgebra na Educação Básica, de modo a viabilizar a preparação do professor para o trabalho com as especificidades relativas ao ensino e aprendizagem deste campo da Matemática escolar.por
dc.contributor.advisor1Noguti, Fabiane Cristina Höpner
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1247690905207985por
dc.contributor.referee1Soares, Maria Arlita da Silveira
dc.contributor.referee2Mariani, Rita de Cássia Pistóia
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1653272012962222por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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