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dc.contributor.advisorOliveira, Raquel Trentin
dc.creatorCarvalho, Litiele Oestreich
dc.date.accessioned2023-07-03T14:03:59Z
dc.date.available2023-07-03T14:03:59Z
dc.date.issued2022-02-22
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29613
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Bacharelado em Letras – Português e Literaturas, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Letras.por
dc.description.abstractThis study focuses on the analysis of the construction of the character Amélia Caminha of the realist-naturalist novel O Crime do Padre Amaro by Eça de Queirós, first published in 1875. The interest in the chosen character is due to the specifics of their construction process in the novel, given their protagonism and complexity in the story. It is precisely the figuration of the character that catches our attention. The notion of figuration is promulgated by the Portuguese theorist Carlos Reis (2015) as a form of representation of characters, which involves a dynamic, gradual and complex process. Therefore, we endeavored to sketch a broader reading for the character, beyond the focus on description and characterization, considering the different linguistic resources projected in the narrative discourse, comparing the character’s relationship with other categories of literary analysis (time, space, narrator-focusing) and the perspective of the other characters in the novel. The analyses indicate that the character goes through three expressive moments that constitute her figuration: the first, being stability (psychophysical and social) in which she presents a nominal identity associated with beauty and youth; the second moment is one of instability, stemming from her affair with Father Amaro, in which the character goes through psychological and emotional conflicts, explored by the narrator through an internal narrative focus on the character’s psychology; and the third moment is the transformation of their initial image, marked by the alteration of their characteristics, in which the linguistic signs point to the psychophysical and moral degradation. The character’s path is described through the semantic field of “fire”, which gains new nuances according to their degree of involvement with Amaro.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectO crime do padre Amaro. Personagem. Figuração. Realismo. Literatura Portuguesa.por
dc.titleAs faces de uma personagem realista: um estudo sobre a figuração de Amélia em O Crime do Padre Amaropor
dc.title.alternativeTHE FACES OF A REALISTIC CHARACTER: A STUDY OF AMÉLIA’S FIGURATION IN THE CRIME OF FATHER AMAROeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLetras-Português/Literaturas-Bachareladopor
dc.description.resumoO presente estudo tem por norteamento central uma análise sobre a construção da personagem Amélia Caminha do romance realista-naturalista intitulado O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós, publicado pela primeira vez em 1875. O interesse pela personagem escolhida se deve às especificidades de seu processo de construção no romance, dado o seu protagonismo e complexidade na história. É justamente sobre a figuração da personagem que recai nossa atenção. A noção de figuração é promulgada pelo teórico português Carlos Reis (2015) como uma forma de representação de personagens, que envolve um processo dinâmico, gradual e complexo. Desse modo, procuramos esboçar uma leitura para a personagem, mais abrangente do que o enfoque na descrição e na caracterização, considerando os diferentes recursos linguísticos projetados no discurso narrativo, cotejando a relação da personagem com outras categorias de análise literária (tempo, espaço, narrador-focalizador) e a perspectiva das demais personagens do romance. As análises indicam que a personagem passa por três momentos expressivos que constituem a sua figuração: o primeiro de estabilidade (psicofísica e social) em que ela apresenta uma identidade nominal associada à beleza e à juventude; o segundo momento é de instabilidade, a partir da sua relação amorosa com o padre Amaro, em que a personagem passa por conflitos psicológicos e emocionais, explorados pelo narrador pela focalização interna; e o terceiro momento é o de transformação de sua imagem inicial, marcada pela alteração de suas características, em que os signos linguísticos apontam para a degradação psicofísica e moral. O percurso da personagem é descrito através do campo semântico do fogo que vai ganhando novos matizes de acordo com o seu grau de envolvimento com Amaro.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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