dc.contributor.advisor | Oliveira, Raquel Trentin | |
dc.creator | Carvalho, Litiele Oestreich | |
dc.date.accessioned | 2023-07-03T14:03:59Z | |
dc.date.available | 2023-07-03T14:03:59Z | |
dc.date.issued | 2022-02-22 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29613 | |
dc.description | Monografia apresentada ao Curso de
Bacharelado em Letras – Português e
Literaturas, da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para
a obtenção do título de Bacharel em Letras. | por |
dc.description.abstract | This study focuses on the analysis of the construction of the character Amélia Caminha of the
realist-naturalist novel O Crime do Padre Amaro by Eça de Queirós, first published in 1875.
The interest in the chosen character is due to the specifics of their construction process in the
novel, given their protagonism and complexity in the story. It is precisely the figuration of the
character that catches our attention. The notion of figuration is promulgated by the Portuguese
theorist Carlos Reis (2015) as a form of representation of characters, which involves a dynamic,
gradual and complex process. Therefore, we endeavored to sketch a broader reading for the
character, beyond the focus on description and characterization, considering the different
linguistic resources projected in the narrative discourse, comparing the character’s relationship
with other categories of literary analysis (time, space, narrator-focusing) and the perspective of
the other characters in the novel. The analyses indicate that the character goes through three
expressive moments that constitute her figuration: the first, being stability (psychophysical and
social) in which she presents a nominal identity associated with beauty and youth; the second
moment is one of instability, stemming from her affair with Father Amaro, in which the
character goes through psychological and emotional conflicts, explored by the narrator through
an internal narrative focus on the character’s psychology; and the third moment is the
transformation of their initial image, marked by the alteration of their characteristics, in which
the linguistic signs point to the psychophysical and moral degradation. The character’s path is
described through the semantic field of “fire”, which gains new nuances according to their
degree of involvement with Amaro. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | O crime do padre Amaro. Personagem. Figuração. Realismo. Literatura Portuguesa. | por |
dc.title | As faces de uma personagem realista: um estudo sobre a figuração de Amélia em O Crime do Padre Amaro | por |
dc.title.alternative | THE FACES OF A REALISTIC CHARACTER: A STUDY OF AMÉLIA’S FIGURATION IN THE CRIME OF FATHER AMARO | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Letras-Português/Literaturas-Bacharelado | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem por norteamento central uma análise sobre a construção da personagem
Amélia Caminha do romance realista-naturalista intitulado O Crime do Padre Amaro, de Eça
de Queirós, publicado pela primeira vez em 1875. O interesse pela personagem escolhida se
deve às especificidades de seu processo de construção no romance, dado o seu protagonismo e
complexidade na história. É justamente sobre a figuração da personagem que recai nossa
atenção. A noção de figuração é promulgada pelo teórico português Carlos Reis (2015) como
uma forma de representação de personagens, que envolve um processo dinâmico, gradual e
complexo. Desse modo, procuramos esboçar uma leitura para a personagem, mais abrangente
do que o enfoque na descrição e na caracterização, considerando os diferentes recursos
linguísticos projetados no discurso narrativo, cotejando a relação da personagem com outras
categorias de análise literária (tempo, espaço, narrador-focalizador) e a perspectiva das demais
personagens do romance. As análises indicam que a personagem passa por três momentos
expressivos que constituem a sua figuração: o primeiro de estabilidade (psicofísica e social) em
que ela apresenta uma identidade nominal associada à beleza e à juventude; o segundo momento
é de instabilidade, a partir da sua relação amorosa com o padre Amaro, em que a personagem
passa por conflitos psicológicos e emocionais, explorados pelo narrador pela focalização
interna; e o terceiro momento é o de transformação de sua imagem inicial, marcada pela
alteração de suas características, em que os signos linguísticos apontam para a degradação
psicofísica e moral. O percurso da personagem é descrito através do campo semântico do fogo
que vai ganhando novos matizes de acordo com o seu grau de envolvimento com Amaro. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |