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dc.contributor.advisorGaviraghi, Fabio Jardel
dc.creatorBiesdorf, Carla Juliana
dc.date.accessioned2023-07-03T18:30:09Z
dc.date.available2023-07-03T18:30:09Z
dc.date.issued2018-12-10
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationBIESDORF, C. J. A inserção dos refugiados em universidades federais brasileiras: um debate sobre as possibilidades de ingresso. 2018. 76 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Serviço Social - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29620
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Serviço Social, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe purpose of this Undergraduate Thesis (UC) is to analyze the forms of entry, in some Federal Universities, that are suitable for people in situations of refuge, in order to know this reality. For this analysis, documentary and bibliographic research was used as methodology. Data collection was carried out with research on secure data on the Internet, such as the United Nations High Commission for Refugees (UNHCR) and university sites, from May to September 2018. The greatest humanitarian crisis of the twenty-first century brings with it the importance of refugees moving forward with their lives, not leaving their dreams and professional goals behind. This situation of refuge has expressions of the social question, object of work of the social worker. Due to the autonomy of legislating admission criteria, each university has adopted its way of allowing the candidature of this student with a defined or indefinite situation as a refugee, but has provided the entrance in several courses that can contribute to the access to the labor market in Brazil.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRefugiadospor
dc.subjectUniversidades Federais Brasileiraspor
dc.subjectQuestão Socialpor
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectRefugeeseng
dc.subjectBrazilian Federal Universitieseng
dc.subjectSocial Issueseng
dc.titleA inserção dos refugiados em universidades federais brasileiras: um debate sobre as possibilidades de ingressopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Social.por
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo analisar as formas de ingresso, em algumas Universidades Federais, oportunizadas para pessoas em situação de refúgio, com vistas a conhecer essa realidade. Para tal análise, utilizou-se, como metodologia, a pesquisa documental e bibliográfica. A coleta de dados foi realizada com pesquisa a dados seguros na internet, por exemplo, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e sítios das universidades, no período de maio a setembro de 2018. A maior crise humanitária de migração do século XXI traz consigo a importância de os refugiados seguirem com suas vidas, não deixando para trás seus sonhos e objetivos profissionais. Essa situação de refúgio tem expressões da questão social, objeto de trabalho do assistente social. Devido à autonomia de legislar critérios de ingresso, cada universidade adotou sua forma de permitir a candidatura deste aluno com situação definida ou indefinida como refugiado, mas tem proporcionado o ingresso em vários cursos que poderão contribuir para o acesso ao mercado de trabalho no Brasil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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