Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRibeiro, Henrique Walter
dc.date.accessioned2023-07-10T14:52:26Z
dc.date.available2023-07-10T14:52:26Z
dc.date.issued2022-02-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29659
dc.description.abstractThis poetic research, whose investigative motto thought the threshold between life and death of the body as a matter – as an organic system that presupposes the death and decomposition of any living being – consists of a theoretical-practical study in visual arts that proposes tensions between art and science, life and death, presence and absence, body and image, ephemerality and permanence, all sublimated in a fictional text-visual construction that establishes another narrative by discussing dissolution, the suspension of temporalities with the human body at the end of its biological cycle. For this, the works that underpind this writing were based on methodologies in the field of art research, emphasis on Visual Poetics, having as main practical procedures: the displacement of tools, regular utensils in the areas of health sciences to the artistic field; the construction of situations in which the human body triggers or has triggered these instruments on itself; and, finally, the transformation of this contact into an image; stored from the lenses of the digital camera. As a result of this practice, five imagery paths were conceived whose chaining is structured under the narrative prism of a body being studied. Finally, in order to contribute to the studies and discussions of contemporary art, in the midst of the transit between practice and theory and proposing reinterpretations, rereadings to the times of the body – playing this in the times of the image – reflections were proposed about body, life and image instances.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArte contemporâneapor
dc.subjectArte e visualidadepor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectSobrevidapor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectContemporary arteng
dc.subjectArt and visualityeng
dc.subjectBodyeng
dc.subjectSurvivaleng
dc.subjectNarrativeeng
dc.titleCorpo e imagem: uma narrativa de sobrevida nos entremeios da existênciapor
dc.title.alternativeBody and image: a narrative of survival in the media of existenceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa poética, cujo mote investigativo pensou o limiar entre a vida e a morte do corpo enquanto matéria – como um sistema orgânico que pressupõe a morte e a decomposição de todo e qualquer ser vivente –, consiste em um estudo teórico-prático em artes visuais que propõe tensionamentos entre arte e ciência, vida e morte, presença e ausência, corpo e imagem, efemeridade e permanência, tudo isso sublimado em uma construção ficcional texto-visual que estabelece uma outra narrativa ao cogitar a dissolução, a suspensão das temporalidades junto ao corpo humano no fim de seu ciclo biológico. Para isso, os trabalhos que fundamentaram a presente escrita apoiaram-se a metodologias do campo das pesquisas em arte, ênfase em Poéticas Visuais, tendo como principais procedimentos práticos: o deslocamento de ferramentas, utensílios regulares nas áreas das ciências da saúde para o campo artístico; a construção de situações em que o corpo humano aciona ou tem acionado sobre si esses instrumentos; e, por último, a transformação desse contato em imagem; conservado a partir das lentes da câmera digital. Como resultado dessa prática, foram concebidos cinco caminhos imagéticos cujo encadeamento se estrutura sob o prisma narrativo de um corpo sendo estudado. Por fim, no intento de contribuir aos estudos e discussões da arte contemporânea, em meio ao trânsito entre prática e teoria e propondo reinterpretações, releituras aos tempos do corpo – jogando este nos tempos da imagem –, foram propostas reflexões acerca de instâncias de corpo, de vida e de imagem.por
dc.contributor.advisor1Stumm, Rebeca Lenize
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2180723274611305por
dc.contributor.referee1Tedesco, Elaine Athayde Alves
dc.contributor.referee2Vieira, Karine Gomes Perez
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0852384757941140por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.