Mostrar registro simples

dc.creatorBorges, Gabriela Schmalfuss
dc.date.accessioned2023-07-20T16:42:58Z
dc.date.available2023-07-20T16:42:58Z
dc.date.issued2023-04-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29725
dc.description.abstractThe present study is carried out with rural workers of Pomeranian and Quilombola origin, living in São Lourenço do Sul/RS. Through qualitative empirical research, we seek, as a general objective, to interpret what is the image that this group of women has of what a rural woman is and what is the impact of the representation constructed from television media and the internet on self-representation mediated by sociability, identity and their networks as rural workers. For this, we used the methodology of Sociological Portraits, proposed by Bernard Lahire (2004), which enables the understanding of the interlocutors' life trajectories, and how they consume and interact with the media. The research is in line with the field of cultural studies, specifically, the theory of social uses of the media, by Jesús Martín-Barbero (1997, 2018), in view of the interweavings that the author proposes between culture and media products in everyday life of individuals. As a result, we noticed that both Pomeranians and Quilombolas consider that the image of rural women shown by the media is someone suffering and hardworking, with white skin. While the Pomeranians do not identify with this representation due to the denial of their class and because they seek to link themselves to higher economic strata, the Quilombolas do not identify themselves due to their color, and consequently, they feel represented by images of black women urban. From the interviews, we also found that the media fulfill different roles within each community, and can be seen as a distraction or as a space for learning and inspiration. Likewise, we note the central role that digital social networks, especially Facebook, play in the way in which the interlocutors choose to represent themselves. The Pomeranians exalt work in the fields and seek to demonstrate a possible connection with agribusiness and large producers. Quilombolas, on the other hand, show the leadership roles they occupy in the black movement. Also on Facebook, women from both communities exalt motherhood and the importance of family. With regard to media consumption, attention is drawn to the consolidation of the internet in rural areas, with its use linked to work and leisure activities of all research participants.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMulheres ruraispor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectRecepçãopor
dc.subjectIdentidadespor
dc.subjectRural womeneng
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectReceptioneng
dc.subjectIdentityeng
dc.titleConsumo e identidades de trabalhadoras rurais pomeranas e quilombolas do sul do Brasilpor
dc.title.alternativeConsumption and identities of pomerean and quilombola rural women in southern Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo é realizado com trabalhadoras rurais de origem pomerana e quilombola, moradoras de São Lourenço do Sul/RS. Por meio de pesquisa empírica qualitativa, buscamos, como objetivo geral, interpretar qual é a imagem que esse grupo de mulheres tem do que é uma mulher rural e qual o impacto da representação construída a partir das mídias televisivas e da internet na autorrepresentação mediada pela sociabilidade, identidade e pelas redes delas como trabalhadoras rurais. Utilizamos, para isso, a metodologia de Retratos Sociológicos, proposta por Bernard Lahire (2004), que possibilita a compreensão das trajetórias de vida das interlocutoras, e de como elas consomem e interagem com a mídia. A pesquisa se alinha com a vertente de estudos culturais, especificamente, a teoria dos usos sociais da mídia, de Jesús Martín-Barbero (1997, 2018), tendo em vista os entrelaçamentos que o autor propõe entre a cultura e os produtos midiáticos no cotidiano dos indivíduos. Como resultados, percebemos que tanto pomeranas como quilombolas consideram que a imagem da mulher rural mostrada pela mídia é de alguém sofrida e trabalhadora, de pele branca. Enquanto as pomeranas não se identificam com esta representação em função da negação de sua classe e por buscarem se vincular a estratos econômicos mais elevados, as quilombolas não se identificam em função da sua cor, e por consequência, se sentem representadas pelas imagens de mulheres negras urbanas. A partir das entrevistas, também constatamos que a mídia cumpre diferentes papéis dentro de cada comunidade, podendo ser vista como uma distração ou como um espaço de aprendizado e inspiração. Igualmente, notamos o papel central que as redes sociais digitais, em especial o Facebook, ocupam na forma com qual as interlocutoras escolhem se autorrepresentar. As pomeranas exaltam o trabalho na lavoura e buscam demonstrar uma possível vinculação com o agronegócio e os grandes produtores. Já as quilombolas evidenciam os papeis de liderança que ocupam junto ao movimento negro. Ainda no Facebook, mulheres de ambas as comunidades exaltam a maternidade e a importância da família. No que concerne ao consumo de mídia, chama atenção a consolidação da internet na zona rural, com seu uso atrelado a atividades de trabalho e lazer de todas as integrantes da pesquisa.por
dc.contributor.advisor1Ronsini, Veneza Mayora
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0158036614584571por
dc.contributor.referee1Jacks, Nilda Aparecida
dc.contributor.referee2Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8662016773691994por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International