dc.creator | Borges, Gabriela Schmalfuss | |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T16:42:58Z | |
dc.date.available | 2023-07-20T16:42:58Z | |
dc.date.issued | 2023-04-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29725 | |
dc.description.abstract | The present study is carried out with rural workers of Pomeranian and Quilombola origin, living
in São Lourenço do Sul/RS. Through qualitative empirical research, we seek, as a general
objective, to interpret what is the image that this group of women has of what a rural woman is
and what is the impact of the representation constructed from television media and the internet
on self-representation mediated by sociability, identity and their networks as rural workers. For
this, we used the methodology of Sociological Portraits, proposed by Bernard Lahire (2004),
which enables the understanding of the interlocutors' life trajectories, and how they consume
and interact with the media. The research is in line with the field of cultural studies, specifically,
the theory of social uses of the media, by Jesús Martín-Barbero (1997, 2018), in view of the
interweavings that the author proposes between culture and media products in everyday life of
individuals. As a result, we noticed that both Pomeranians and Quilombolas consider that the
image of rural women shown by the media is someone suffering and hardworking, with white
skin. While the Pomeranians do not identify with this representation due to the denial of their
class and because they seek to link themselves to higher economic strata, the Quilombolas do
not identify themselves due to their color, and consequently, they feel represented by images of
black women urban. From the interviews, we also found that the media fulfill different roles
within each community, and can be seen as a distraction or as a space for learning and
inspiration. Likewise, we note the central role that digital social networks, especially Facebook,
play in the way in which the interlocutors choose to represent themselves. The Pomeranians
exalt work in the fields and seek to demonstrate a possible connection with agribusiness and
large producers. Quilombolas, on the other hand, show the leadership roles they occupy in the
black movement. Also on Facebook, women from both communities exalt motherhood and the
importance of family. With regard to media consumption, attention is drawn to the
consolidation of the internet in rural areas, with its use linked to work and leisure activities of
all research participants. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mulheres rurais | por |
dc.subject | Consumo | por |
dc.subject | Recepção | por |
dc.subject | Identidades | por |
dc.subject | Rural women | eng |
dc.subject | Consumption | eng |
dc.subject | Reception | eng |
dc.subject | Identity | eng |
dc.title | Consumo e identidades de trabalhadoras rurais pomeranas e quilombolas do sul do Brasil | por |
dc.title.alternative | Consumption and identities of pomerean and quilombola rural women in southern Brazil | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente estudo é realizado com trabalhadoras rurais de origem pomerana e quilombola,
moradoras de São Lourenço do Sul/RS. Por meio de pesquisa empírica qualitativa, buscamos,
como objetivo geral, interpretar qual é a imagem que esse grupo de mulheres tem do que é uma
mulher rural e qual o impacto da representação construída a partir das mídias televisivas e da
internet na autorrepresentação mediada pela sociabilidade, identidade e pelas redes delas como
trabalhadoras rurais. Utilizamos, para isso, a metodologia de Retratos Sociológicos, proposta
por Bernard Lahire (2004), que possibilita a compreensão das trajetórias de vida das
interlocutoras, e de como elas consomem e interagem com a mídia. A pesquisa se alinha com a
vertente de estudos culturais, especificamente, a teoria dos usos sociais da mídia, de Jesús
Martín-Barbero (1997, 2018), tendo em vista os entrelaçamentos que o autor propõe entre a
cultura e os produtos midiáticos no cotidiano dos indivíduos. Como resultados, percebemos que
tanto pomeranas como quilombolas consideram que a imagem da mulher rural mostrada pela
mídia é de alguém sofrida e trabalhadora, de pele branca. Enquanto as pomeranas não se
identificam com esta representação em função da negação de sua classe e por buscarem se
vincular a estratos econômicos mais elevados, as quilombolas não se identificam em função da
sua cor, e por consequência, se sentem representadas pelas imagens de mulheres negras urbanas.
A partir das entrevistas, também constatamos que a mídia cumpre diferentes papéis dentro de
cada comunidade, podendo ser vista como uma distração ou como um espaço de aprendizado e
inspiração. Igualmente, notamos o papel central que as redes sociais digitais, em especial o
Facebook, ocupam na forma com qual as interlocutoras escolhem se autorrepresentar. As
pomeranas exaltam o trabalho na lavoura e buscam demonstrar uma possível vinculação com o
agronegócio e os grandes produtores. Já as quilombolas evidenciam os papeis de liderança que
ocupam junto ao movimento negro. Ainda no Facebook, mulheres de ambas as comunidades
exaltam a maternidade e a importância da família. No que concerne ao consumo de mídia,
chama atenção a consolidação da internet na zona rural, com seu uso atrelado a atividades de
trabalho e lazer de todas as integrantes da pesquisa. | por |
dc.contributor.advisor1 | Ronsini, Veneza Mayora | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0158036614584571 | por |
dc.contributor.referee1 | Jacks, Nilda Aparecida | |
dc.contributor.referee2 | Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8662016773691994 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |