Mostrar registro simples

dc.creatorAlvarenga, Marcos Aurélio do Carmo
dc.date.accessioned2023-07-28T13:26:35Z
dc.date.available2023-07-28T13:26:35Z
dc.date.issued2023-04-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29799
dc.description.abstractInstagram, with its countless ways of sharing images, has become a fertile ground for the display of enviable body architectures, with digital influencers of fitness culture as examples. In this scenario, under the discourse of the movement called #fitspiration, which seeks to inspire bodies by displaying models that built these architectures, an intention emerges that produces the emergence of a discourse aimed at #sexinspiration, that is, sexy bodies that inspire others to acquire such architectures body. Erotic capital is multifaceted and presents six distinct categories that intersect, namely: “beauty, sex appeal, social skill, social presentation, vivacity and body sexualization” (HAKIM, 2012). This qualitative research aimed to analyze the images and videos posted on Instagram by fitness culture influencers, from the perspective of erotic capital, in an attempt to understand how #sexinspiration emerges in the publications of their profiles, under the nickname of #fitspiration. The data sources were captured between August 1, 2021 and July 31, 2022 in seven Instagram profiles and analyzed using the image analysis method (ROSE, 2002), which understands that every image produces meaning and significance in the given historical context in which it is inserted. The analysis of the images of the digital influencers of the fitness culture on the prism of the categories of erotic capital, pointed out characteristics that have shaped the way #sexinspiration has been worked on the profile of the analyzed influencers, thus seeing the possibilities that these bodies have developed in the production from the self-conception of businesswomen (LANDA, 2012), while reinforcing and maintaining its position as a digital influencer of the fitness culture, displaying a sexy body that enables mechanisms that inspire the creation of other eroticized female bodies.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInfluencer digitalpor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectCultura fitnesspor
dc.subjectCapital eróticopor
dc.subjectDigital influencereng
dc.subjectWomeneng
dc.subjectFitness cultureeng
dc.subjectErotic capitaleng
dc.titleEntre o fitinspiration e o sexinspiration: mulheres influenciadoras da cultura fitness e a produção do capital erótico na rede social Instagrampor
dc.title.alternativeBetween fitinspiration and sexinspiration: women influencers of fitness culture and the production of erotic capital on the social network Instagrameng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO Instagram com suas inúmeras formas de compartilhamento de imagens se tornou um terreno fértil para a exibição de arquiteturas corporais invejáveis, tendo as influenciadoras digitais da cultura fitness como exemplares. Nesse cenário, sob o discurso do movimento denominado #fitspiration, que busca inspirar corpos exibindo modelos que construíram essas arquiteturas, emerge uma intenção que produz o surgimento de um discurso voltado ao #sexinspiration, ou seja, corpos sexys que inspiram outros em adquirir tais arquiteturas corporais. O capital erótico é multifacetado e apresenta seis categorias distintas que se entrecruzam, a saber: “beleza, sex appeal, habilidade social, apresentação social, vivacidade e sexualização corporal” (HAKIM, 2012). Esta pesquisa qualitativa objetivou analisar as imagens e vídeos postados no Instagram das influenciadoras da cultura fitness, sob o prisma do capital erótico, na tentativa de compreender de que forma emerge o #sexinspiration nas publicações dos seus perfis, sobre a alcunha do #fitspiration. As fontes de dados foram capturadas entre 01 de agosto de 2021 a 31 de julho de 2022 em sete perfis do Instagram e analisados a partir do uso o método de análises de imagens (ROSE, 2002), que entende que toda imagem produz sentido e significado no dado contexto histórico em que está inserida. As análises das imagens das influenciadoras digitais da cultura fitness sobre o prisma das categorias do capital erótico, apontou características que tem moldado a forma como o #sexinspiration vem sendo trabalhado no perfil das influenciadoras analisadas, vendo assim as possiblidades que esses corpos têm desenvolvido na produção da concepção de empresárias de si (LANDA, 2012), enquanto reforça e mantem a sua posição de influenciadora digital da cultura fitness, exibindo um corpo sexy que viabiliza mecanismos que inspiram a criação de outros corpos femininos erotizados.por
dc.contributor.advisor1Jaeger, Angelita Alice
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0333589846842920por
dc.contributor.referee1Schwengber, Maria Simone Vione
dc.contributor.referee2Silva, André Luiz dos Santos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8219265536189922por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência do Movimento e Reabilitaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International