dc.creator | Alvarenga, Marcos Aurélio do Carmo | |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T13:26:35Z | |
dc.date.available | 2023-07-28T13:26:35Z | |
dc.date.issued | 2023-04-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29799 | |
dc.description.abstract | Instagram, with its countless ways of sharing images, has become a fertile ground for
the display of enviable body architectures, with digital influencers of fitness culture as
examples. In this scenario, under the discourse of the movement called #fitspiration,
which seeks to inspire bodies by displaying models that built these architectures, an
intention emerges that produces the emergence of a discourse aimed at
#sexinspiration, that is, sexy bodies that inspire others to acquire such architectures
body. Erotic capital is multifaceted and presents six distinct categories that intersect,
namely: “beauty, sex appeal, social skill, social presentation, vivacity and body
sexualization” (HAKIM, 2012). This qualitative research aimed to analyze the images
and videos posted on Instagram by fitness culture influencers, from the perspective of
erotic capital, in an attempt to understand how #sexinspiration emerges in the
publications of their profiles, under the nickname of #fitspiration. The data sources
were captured between August 1, 2021 and July 31, 2022 in seven Instagram profiles
and analyzed using the image analysis method (ROSE, 2002), which understands that
every image produces meaning and significance in the given historical context in which
it is inserted. The analysis of the images of the digital influencers of the fitness culture
on the prism of the categories of erotic capital, pointed out characteristics that have
shaped the way #sexinspiration has been worked on the profile of the analyzed
influencers, thus seeing the possibilities that these bodies have developed in the
production from the self-conception of businesswomen (LANDA, 2012), while
reinforcing and maintaining its position as a digital influencer of the fitness culture,
displaying a sexy body that enables mechanisms that inspire the creation of other eroticized female bodies. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Influencer digital | por |
dc.subject | Mulheres | por |
dc.subject | Cultura fitness | por |
dc.subject | Capital erótico | por |
dc.subject | Digital influencer | eng |
dc.subject | Women | eng |
dc.subject | Fitness culture | eng |
dc.subject | Erotic capital | eng |
dc.title | Entre o fitinspiration e o sexinspiration: mulheres influenciadoras da cultura fitness e a produção do capital erótico na rede social Instagram | por |
dc.title.alternative | Between fitinspiration and sexinspiration: women influencers of fitness culture and the production of erotic capital on the social network Instagram | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O Instagram com suas inúmeras formas de compartilhamento de imagens se tornou
um terreno fértil para a exibição de arquiteturas corporais invejáveis, tendo as
influenciadoras digitais da cultura fitness como exemplares. Nesse cenário, sob o
discurso do movimento denominado #fitspiration, que busca inspirar corpos exibindo
modelos que construíram essas arquiteturas, emerge uma intenção que produz o
surgimento de um discurso voltado ao #sexinspiration, ou seja, corpos sexys que
inspiram outros em adquirir tais arquiteturas corporais. O capital erótico é
multifacetado e apresenta seis categorias distintas que se entrecruzam, a saber:
“beleza, sex appeal, habilidade social, apresentação social, vivacidade e sexualização
corporal” (HAKIM, 2012). Esta pesquisa qualitativa objetivou analisar as imagens e
vídeos postados no Instagram das influenciadoras da cultura fitness, sob o prisma do
capital erótico, na tentativa de compreender de que forma emerge o #sexinspiration
nas publicações dos seus perfis, sobre a alcunha do #fitspiration. As fontes de dados
foram capturadas entre 01 de agosto de 2021 a 31 de julho de 2022 em sete perfis do
Instagram e analisados a partir do uso o método de análises de imagens (ROSE,
2002), que entende que toda imagem produz sentido e significado no dado contexto
histórico em que está inserida. As análises das imagens das influenciadoras digitais
da cultura fitness sobre o prisma das categorias do capital erótico, apontou
características que tem moldado a forma como o #sexinspiration vem sendo
trabalhado no perfil das influenciadoras analisadas, vendo assim as possiblidades que
esses corpos têm desenvolvido na produção da concepção de empresárias de si
(LANDA, 2012), enquanto reforça e mantem a sua posição de influenciadora digital da
cultura fitness, exibindo um corpo sexy que viabiliza mecanismos que inspiram a
criação de outros corpos femininos erotizados. | por |
dc.contributor.advisor1 | Jaeger, Angelita Alice | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0333589846842920 | por |
dc.contributor.referee1 | Schwengber, Maria Simone Vione | |
dc.contributor.referee2 | Silva, André Luiz dos Santos | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8219265536189922 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação Física | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento e Reabilitação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |