dc.contributor.advisor | Petri, Giani | |
dc.creator | Silva, José Gilberto Molina da | |
dc.date.accessioned | 2023-07-31T13:03:05Z | |
dc.date.available | 2023-07-31T13:03:05Z | |
dc.date.issued | 2020-07-13 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29806 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Para Internet, RS, 2020. | por |
dc.description.abstract | Project Management (GP) processes are crucial to increase the success rates in any project, and can be the difference between failure and success. The Project Management Body of Knowledge Guide (PMBOK) is one of the main references in the area, describing good practices in GP processes. In this context, there are some software tools that assist in project management. Some tools are aligned to the groups of initiation and planning processes defined in the PMBOK, however, they do not include the execution processes. Thus, the teaching of
project management can be improved, with the use of a simulation tool, to meet the group of PMBOK execution processes. Thus, in order to contemplate the execution activities, the objective of this Course Conclusion Work is to develop a simulation module. Simulating the sequence of execution of the activities defined in the project, allowing the user (project manager) to view the flow of execution of activities in an automated way, simulating the progress of activities, where activities may be moving according to schedule, early or barks. Allowing the user to perceive actions or situations adverse to what was imagined during
planning, or, depending on the parameterizations used, they occur very close to what was planned. The simulator was submitted to an evaluation by a project management class in the computer science course. Evaluation results indicate that the simulator has good usability and also show evidence that, in the students’ perception, the simulator contributes to the learning of the execution processes group. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gerência de Projeto | por |
dc.subject | PMBOK | eng |
dc.subject | Simulação | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Educacional | por |
dc.title | Execproject: um módulo educacional para o ensino do grupo de processos de execução do gerenciamento de projetos | por |
dc.title.alternative | Execproject: an educational module for teaching the project management process group | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Para Internet | por |
dc.description.resumo | Os processos de Gerenciamento de Projeto (GP) são cruciais para elevar os índices de obtenção de sucesso em qualquer projeto, podendo ser o diferencial entre o fracasso e o sucesso. O Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é uma das principais referências na área, descrevendo boas práticas nos processos de GP. Neste contexto, existem algumas ferramentas de software que auxiliam na gestão de projeto. Algumas possuem um alinhamento aos grupos de processos de iniciação e planejamento definidas no PMBOK, porém, não contemplam os processos de execução. Assim, o ensino de gestão de projetos pode ser aprimorado, com o uso de uma ferramenta de simulação, para atender o grupo de processos de execução do PMBOK. Desse modo, para contemplar as atividades de execução, o objetivo desse Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolver um módulo de simulação. A partir dessa simulação, será possível verificar a sequência de execução das atividades definidas no projeto, de modo que o usuário (gerente de projeto) possa visualizar o fluxo de execução das atividades de uma forma automatizada. O andamento das atividades será simulado, de maneira que estejam andando conforme programado, adiantadas ou atrasadas. Permitindo ao usuário perceber ações ou situações adversas ao imaginado durante o planejamento, ou, dependendo das parametrizações utilizadas ocorram muito próximo ao planejado. O simulador foi submetido à uma avaliação em uma turma de gerência de projetos do curso da área de computação. Resultados da avaliação indicam que o simulador tem uma boa usabilidade e também mostram evidências que, na percepção dos alunos, o simulador contribui para a aprendizagem do grupo de processos de execução. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | por |
dc.publisher.unidade | Colégio Politécnico da UFSM | por |