A prática de gestão em uma unidade escolar militar pública: democracia ou autoritarismo?
Abstract
Este trabalho objetivou conhecer a estrutura organizacional e didática de uma escola pública administrada pela polícia estadual militar e o desenvolvimento da democracia em seu interior. Procurou investigar a visão de seus atores sobre a organização administrativo-pedagógica, especialmente a que trata da elaboração e avaliação das ações contidas no PPP. Trata das políticas educacionais no neoliberalismo, salientando a importância do PPP como um espaço identificador do modelo de gestão, entendendo que ele é político quando tem uma orientação especial voltada para a formação do cidadão, visando o tipo intencional de sociedade que almeja formar e é pedagógico quando define ações educativas e busca alternativas necessárias para cumpri-las. O PPP da Escola Estadual da 403 Sul é um processo em construção, de resultados gradativos. De acordo com os documentos da escola, o mesmo foi discutido, elaborado e assumido coletivamente. Para tanto foi organizado um plano de ação, no qual estão previstas ações voltadas, tanto para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos seus educandos quanto para uma melhor integração entre a escola e a comunidade. Para garantir tal participação a escola realiza alguns eventos no período noturno, concluindo que a partir do momento em que a escola abre as portas para a participação dos sujeitos na elaboração de suas ações, efetiva-se a prática da gestão democrática. Ao final apresentam-se as considerações finais e os anexos, com documentos da escola investigada e referenciais teóricos legalmente utilizados na pesquisa.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]