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dc.contributor.advisorMartins, Vera Sirlei
dc.creatorBatista, Larissa Alves
dc.date.accessioned2023-08-01T14:37:59Z
dc.date.available2023-08-01T14:37:59Z
dc.date.issued2023-01-27
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationBATISTA, L. A “No caminho da luz todo mundo é preto”: O Gerenciamento Estratégico da Comunicação de Crise e a persistência do Racismo Institucional. 2023. 75 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29824
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2023por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão estratégica da comunicação de crisepor
dc.subjectRacismo institucionalpor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectCarrefourpor
dc.subjectMatriz de dominaçãopor
dc.title“No caminho da luz todo mundo é preto: o gerenciamento estratégico da comunicação de crise e a persistência do racismo institucionalpor
dc.title.alternative“On the path of light, everyone is black”: strategic communication management of crisis and the persistence of the institutional racismeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationJornalismo Bachareladopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema o racismo institucional dentro de empresas privadas, para isso, a pesquisa aprofunda-se na maneira como a multinacional francesa, Carrefour, conduziu o gerenciamento de crise após o assassinato de João Alberto em 19 de novembro de 2020. A pergunta que nos guiou propõe entender em que medida as estratégias de comunicação em cenários de crise podem contribuir para a persistência do racismo institucional. Para cumprir-se elaboraram os seguintes objetivos: a) Mapear casos que envolvem racismo institucional e os conteúdos veiculados na mídia; b) Fazer uma revisão bibliográfica para compreender a definição teórica de protocolos de crise; c) Compreender a diferenciação de racismo estrutural e racismo institucional; d) Compreender a construção do discurso organizacional em torno das medidas no caso João Alberto; e) Identificar e analisar a relação entre o caso observado e o conceito de Matriz de Dominação. A delimitação do corpus para coleta ocorreu em conteúdos veiculados pela empresa em suas redes sociais e materiais divulgados pela imprensa. No primeiro momento, realizou-se uma revisão bibliográfica dentro das temáticas relacionadas a comunicação de crise e racismo, abordando os conceitos de Matriz de Dominação e Imagens de Controle (COLLINS, 2019), além de uma pesquisa documental para reunir os materiais sobre a condução do caso. Para analisar o corpus, utilizamos o giro hermenêutico da suspeita, criado por Fiorenza (2009), analisando os textos e as ações à procura de entender se houve reproduções da estrutura de dominação racial. Dessa maneira, a pesquisa nos apresentou como resultado que inicialmente a comunicação da empresa optou por um discurso que focava em questões jurídicas e que somente a partir da mobilização social, medidas antirracistas foram introduzidas na gestão estratégica de comunicação de crise. Sendo assim, a análise nos demonstrou que a comunicação é ferramenta do racismo institucional quando é conduzida somente para resguardo da reputação das empresas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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  • TCC Jornalismo [71]
    Trabalhos de Conclusão de Curso de Jornalismo da UFSM do Campus Frederico Westphalen

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