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dc.contributor.advisorLanzanova, Thompson Diórdinis Metzka
dc.creatorBorin, Bruno Marcuzzo
dc.date.accessioned2023-08-02T14:30:34Z
dc.date.available2023-08-02T14:30:34Z
dc.date.issued2023-07-06
dc.date.submitted2023-07-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29831
dc.description.abstractThe planet is currently facing the consequences of greenhouse gas emissions, which have been occurring since the industrial revolution. With the introduction of internal combustion engines, this problem has been exacerbated. Currently, countries and regulatory agencies are working together to establish goals aimed at reducing the impact of fossil fuels on the atmosphere. Additionally, studies are being conducted on the development of mechanisms to reduce emissions from internal combustion engines (ICE), as well as to promote the use of energy from renewable sources and green fuels, in order to reduce dependence on fossil fuels. In this context, ethanol emerges as one of these alternative fuels. Brazil is a leader in this development, with an incentive plan for engines that use ethanol since the 1970s. Ethanol is considered a less polluting fuel than gasoline in terms of CO2 emissions. However, it faces the challenge of reducing emissions of aldehydes and hydrocarbons. For the development of internal combustion engines, computational simulation has proven to be a widely used tool as it can emulate combustion characteristics and predict engine behavior. The validation of these simulations is carried out through experimental data obtained in a test cell. In this context, the aim of this work is to validate a computational simulation performed in the GT-Power software using the Three Pressure Analysis (TPA) method on a Volkswagen AP 1.8 liters engine operating with ethanol. For this validation, geometric data of the engine, discharge coefficients, valve timing, torque, rotation, and fuel consumption are required. Additionally, pressures at the intake and exhaust ports, as well as in the cylinder, along with local average intake and exhaust temperatures, need to be acquired. The GT-Suite software was used to apply the method. The parameters of interest were selected according to the manual, considering an acceptable error margin of 5% to validate the results. Furthermore, pressure graphs as a function of crank angle were compared. Points of interest were defined under partial load (80 Kpa in the plenum) and full load, at rotations of 3000 rpm, 4500 rpm, and 6000 rpm, during stationary operation. The validation of this model is important to obtain data that would be costly or not feasible to acquire on an experimental test bench.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTPApor
dc.subjectmotores à combustão internapor
dc.subjectetanolpor
dc.subjectsimulaçãopor
dc.subjectinternal combustion engines,eng
dc.subjectethanoleng
dc.subjectsimulationpor
dc.titleAvaliação computacional da operação de um motor de ignição por centelha AP 1,8l utilizando o método de análise de três pressõespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoO planeta enfrenta atualmente as consequências das emissões de gases do efeito estufa, que vêm ocorrendo desde a revolução industrial. Com a introdução dos motores de combustão interna, esse problema foi agravado. Atualmente, países e agências reguladoras trabalham em conjunto para estabelecer metas visando reduzir o impacto dos combustíveis fósseis na atmosfera. Além disso, estão sendo realizados estudos sobre o desenvolvimento de mecanismos para reduzir as emissões dos motores de combustão interna (MCI), bem como para promover o uso de energias provenientes de fontes renováveis e combustíveis verdes, visando reduzir a dependência dos combustíveis fósseis. Nesse contexto, o etanol desponta como um desses combustíveis alternativos. O Brasil é líder nesse desenvolvimento, com um plano de incentivo a motores que utilizam etanol desde os anos 70. O etanol é considerado um combustível menos poluente do que a gasolina em relação às emissões de CO2. No entanto, enfrenta o desafio de reduzir as emissões de aldeídos e hidrocarbonetos. Para o desenvolvimento de motores de combustão interna, a simulação computacional tem se mostrado uma ferramenta amplamente utilizada, pois é capaz de emular as características da combustão e prever o comportamento do motor. A validação dessas simulações é realizada por meio de dados experimentais obtidos em uma célula de testes. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é validar uma simulação computacional realizada no software GT-Power, utilizando o método de análise de três pressões (TPA – do inglês Three Pressure Analysis), em um motor Volkswagen AP 1.8 litros operando com etanol. Para a realização dessa validação, são necessários dados geométricos do motor, coeficientes de descarga, diagrama de válvulas, torque, rotação e consumo de combustível. Além disso, devem ser adquiridas as pressões nas portas de admissão e exaustão, bem como no cilindro, juntamente com as temperaturas médias de admissão e exaustão locais. O software GT-Suite foi utilizado para aplicar o método. Os parâmetros de interesse foram selecionados conforme o manual, considerando uma margem de erro aceitável de 5% para validar os resultados. Além disso, foram comparados os gráficos de pressão em função do ângulo de virabrequim. Os pontos de interesse foram definidos em carga parcial (80 Kpa no plenum) e plena carga, em rotações de 3000 rpm, 4500 rpm e 6000 rpm, durante a operação em regime estacionário. A validação desse modelo é importante para obter dados que seriam custosos não são possíveis de adquirir em uma bancada experimental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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