Tecnologias educacionais na aprendizagem baseada em projetos no contexto das classes multisseriadas
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Data
2023-01-17Primeiro membro da banca
Rela, Eliana
Segundo membro da banca
Cardonetti, Vivien Kelling
Metadata
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As constantes inovações tecnológicas, as facilidades de acesso, armazenamento,
produção e compartilhamento de informações, geram hábitos culturais e possibilitam
novas maneiras de comunicar, ensinar e aprender. No cenário educacional escolar,
essa realidade desafia os diversos segmentos a apropriar-se das transformações e
inovar suas práticas. O presente estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação
em Tecnologias Educacionais em Rede, Mestrado Profissional na Linha de Pesquisa
Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM/RS, objetiva
analisar o processo de integração das tecnologias digitais na potencialização da
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em uma classe multisseriada dos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental. Caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa pelos
procedimentos da pesquisa-ação. Embasa-se, entre outros autores, nas ideias de
ciberespaço de Pierre Lévy, de metodologias ativas de José Moran e Lilian Bacich. A
partir dos estudos de William Bender sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos,
propõe a combinação de metodologias e tecnologias em atividades offline e online,
com apoio das ferramentas Google para a Educação, integradas à construção de
conhecimento. Verificou-se que as tecnologias digitais na ABP colaboram para a
aprendizagem ativa na medida em que potencializam o acesso à informação, à
comunicação e a autoria/co-autoria na valorização da heterogeneidade do contexto
da investigação. As experiências de uma classe multisseriada com espaços,
estratégias e culturas de forma híbrida, podem contribuir no desenvolvimento de
habilidades necessárias à interação em ambientes e espaços virtuais. Como produto
final, foi elaborado um material didático em formato de Portfólio com os registros das
produções colaborativas, sistematizando e compartilhando as construções,
(re)construções, ressignificações que poderão, portanto, possibilitar novas
contribuições para a comunidade escolar e científica.
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