Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMortari, Elisângela Carlosso Machado
dc.creatorSilveira, Nathan Marques
dc.date.accessioned2023-08-11T11:54:28Z
dc.date.available2023-08-11T11:54:28Z
dc.date.issued2023-07-21
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29896
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas.por
dc.description.abstractThis academic work intends to analyze the challenges in brazilian’s popularization of science in paleontology, focused on an executed strategy by the Center for Support to Paleontological Research of the Quarta Colônia (CAPPA/UFSM) in the context of public education in the region, based on the children's book “A Dinossaura Gnathovorax Azul”, launched in 2022 by an UFSM’s extension project. The research presents a review of the evolution of paleontology as an area of science in Brazil (FERNANDES, 2020; LIMA; CARVALHO, 2022; SILVA JUNIOR, 2022; SOARES; MOTA, 2022), its correlation with society, in an analogy as an ecosystem (BLACKMORE, 2010; DI FELICE, 2014; KATO; KAWASAKI; CARVALHO, 2020). In addition, the communication is presented as a link for the circulation of knowledge based on concepts like scientific communication (CAPOZOLI, 2002; BUENO, 2014; CARIBÉ, 2015; MASSARANI; MOREIRA, 2020), public communication (DUARTE, 2011) and public communication of science (MALAGOLI, 2019). Based on this conceptual basis, a qualitative and quantitative research is applied to measure the effects of this strategy on the children from the Basic Education, having as main results the indications that, in addition to the elaboration of materials with good quality and aligned to the community's demand, there is also an urgent need for complementary actions for the effective activation of products for the generation of a favorable context for the popularization of science in paleontology in the region of Quarta Colônia/RS.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicação pública da ciênciapor
dc.subjectPaleontologiapor
dc.subjectAvaliação de Impactopor
dc.subjectGeoparque Quarta Colôniapor
dc.subjectCAPPA/UFSMpor
dc.subjectPopularização da ciênciapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPublic communication of scienceeng
dc.subjectPaleontologyeng
dc.subjectImpact Assessmenteng
dc.subjectQuarta Colônia Geoparkeng
dc.subjectPopularization of scienceeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCAPPA/UFSMeng
dc.titleDesafios para a Popularização da Ciência em Paleontologia no Brasil: Avaliação do livro infantil “A Dinossaura Gnathovorax Azul" no contexto do Geoparque Quarta Colônia Mundial UNESCOpor
dc.title.alternativeCHALLENGES FOR THE POPULARIZATION OF SCIENCE IN PALEONTOLOGY IN BRAZIL: Children's book "A Dinossaura Gnathovorax Azul" assessment in Geopark Quarta Colônia worldwide UNESCO’s contexteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Relações Públicaspor
dc.description.resumoEste trabalho acadêmico pretende analisar os desafios para a popularização da ciência em paleontologia no Brasil, em um recorte sobre uma estratégia executada pelo Centro de Apoio às Pesquisas Paleontológicas da Quarta Colônia (CAPPA/UFSM) no contexto da educação pública municipal da região, a partir do livro infantil “A Dinossaura Gnathovorax Azul”, lançado em 2022 por um projeto de extensão da UFSM. A pesquisa apresenta um resgate sobre a evolução da paleontologia enquanto área da ciência no Brasil (FERNANDES, 2020; LIMA; CARVALHO, 2022; SILVA JUNIOR, 2022; SOARES; MOTA, 2022), sua correlação com a sociedade, em uma analogia de sua estrutura como um ecossistema (BLACKMORE, 2010; DI FELICE, 2014; KATO; KAWASAKI; CARVALHO, 2020). Além disso, a comunicação é apresentada como elo para a circulação do conhecimento a partir de conceitos como comunicação científica (CAPOZOLI, 2002; BUENO, 2014; CARIBÉ, 2015; MASSARANI; MOREIRA, 2020), comunicação pública (DUARTE, 2011) e comunicação pública da ciência (MALAGOLI, 2019). Partindo desta base conceitual, uma pesquisa quali-quantitativa é aplicada para mensurar os efeitos dessa estratégia no público ao qual é destinada, crianças do Ensino Básico, tendo como resultados principais os indicativos de que, para além da elaboração de materiais com boa qualidade e alinhados à demanda das comunidades, urge também a necessidade de ações complementares para a efetiva ativação de produtos para a geração de um contexto favorável para popularização da ciência em paleontologia na região da Quarta Colônia/RS.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA::PALEONTOLOGIA ESTRATIGRAFICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto