dc.contributor.advisor | Specht, Luciano Pivoto | |
dc.creator | Bitencourt, Amanda | |
dc.date.accessioned | 2023-08-15T16:26:48Z | |
dc.date.available | 2023-08-15T16:26:48Z | |
dc.date.issued | 2023-07-19 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29928 | |
dc.description.abstract | The transport sector is one of the sectors that most leads a region to its development and, for this reason, it has a strong power of influence in the world economy. The road network, currently the main part of Brazil's transport systems, in addition to providing mobility for society, contributes significantly to environmental impacts, both during the construction of a road and in its operation and maintenance. Little is said about the emission of greenhouse gases (GHG), such as carbon dioxide, or carbon dioxide, in the stages of production of inputs and construction of a road. Brazil ranks sixth among countries with the highest emissions of greenhouse gases, with an
average of 3% of the world total, according to the System for Estimating Emissions and Removals of Greenhouse Gases. The production of hot-rolled asphalt, which is commonly used in the construction and maintenance of the pavement layer, emits large amounts of carbon dioxide. In this way, studies are in order to create tools for analyzing the environmental impacts in the construction of pavements and in the production of inputs for this purpose, as well as to propose solutions to mitigate the negative impacts and maximize the positive impacts on nature. Therefore, the
objective of this work is to present a world panorama, and especially a Brazilian one, about the concern with the emission of carbon dioxide in the production of asphalt mixtures for use in pavement coatings, and to propose sustainable practices to reduce emissions. Furthermore, research and report on the carbon footprint, equivalent carbon offsets and the carbon credits market, relating to the paving sector, more specifically, with the manufacture of asphalt. At the end of this work, it can be concluded that the involvement of the world economy in the stabilization of carbon credits markets can be a solution to reach the balance of GHG emissions. The use of other types of asphalt, produced from warm asphalt mixtures, is also a solution to reduce the carbon footprint. And, finally, the use of materials such as rice husks, to
separate the carbon dioxide emitted in energy production plants, contributes to the generation of cleaner energy, and can be applied in asphalt plants and in the stages of construction of asphalt pavement. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | dióxido de carbono | por |
dc.subject | impactos ambientais | por |
dc.subject | misturas asfálticas | por |
dc.subject | pegada de carbono | por |
dc.subject | mercado de créditos de carbono | por |
dc.subject | carbon dioxide | eng |
dc.subject | environmental impacts | eng |
dc.subject | asphalt mixtures | eng |
dc.subject | carbon footprint | eng |
dc.subject | carbon credits | eng |
dc.title | Panorama da descarbonização na produção de misturas asfálticas a quente | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | O setor de transportes é um dos que mais leva uma região ao seu desenvolvimento
e, por esse motivo, tem um forte poder de influência na economia mundial. A rede
rodoviária, atualmente parte principal dentre os sistemas de transporte do Brasil,
além de fornecer mobilidade para a sociedade, contribui significativamente nos
impactos ambientais, tanto durante a construção de uma estrada, quanto na sua
operação e manutenção. Pouco se fala sobre a emissão de gases do efeito estufa
(GEE), como o dióxido de carbono, ou gás carbônico, nas etapas de produção de
insumos e da construção de uma estrada. O Brasil é o sexto colocado entre os
países com maiores emissões de gases do efeito estufa, com média de 3% do total
mundial, de acordo com o SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções
de Gases do Efeito Estufa). A produção da mistura asfáltica usinada a quente, que é
comumente utilizada na construção e na manutenção da camada de revestimento de
pavimentos, emite grandes quantidades de gás carbônico. Dessa maneira, cabem
estudos para a criação de ferramentas de análise de impactos ambientais na
construção dos pavimentos e na produção de insumos para tal, assim como para
propor soluções mitigadoras dos impactos negativos e maximizadoras dos impactos
positivos na natureza. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar um
panorama mundial e, especialmente, brasileiro, acerca da preocupação com a
emissão de gás carbônico na produção de misturas asfálticas para uso em
revestimentos de pavimentos, e propor práticas sustentáveis para reduzir as
emissões. Além disso, pesquisar e informar a respeito da pegada de carbono, das
compensações de carbono equivalente e do mercado de créditos de carbono,
relacionando com o setor da pavimentação, mais especificamente, com a produção
de misturas asfálticas. Ao final do presente trabalho, pode-se concluir que o
envolvimento da economia mundial na estabilização de mercados de créditos de
carbono pode ser uma solução para atingir o equilíbrio de emissões de GEE. A
utilização de outros tipos de asfalto, produzidos a partir de misturas asfálticas
mornas e semimornas, também é solução para reduzir a pegada de carbono. E, por
fim, a utilização de materiais como a casca de arroz, para separar o gás carbônico
emitido em usinas de produção de energia, contribui para geração de energias mais
limpas, podendo ser aplicada nas usinas de misturas asfálticas e nas etapas de
construção dos pavimentos asfálticos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |