Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSpecht, Luciano Pivoto
dc.creatorBitencourt, Amanda
dc.date.accessioned2023-08-15T16:26:48Z
dc.date.available2023-08-15T16:26:48Z
dc.date.issued2023-07-19
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29928
dc.description.abstractThe transport sector is one of the sectors that most leads a region to its development and, for this reason, it has a strong power of influence in the world economy. The road network, currently the main part of Brazil's transport systems, in addition to providing mobility for society, contributes significantly to environmental impacts, both during the construction of a road and in its operation and maintenance. Little is said about the emission of greenhouse gases (GHG), such as carbon dioxide, or carbon dioxide, in the stages of production of inputs and construction of a road. Brazil ranks sixth among countries with the highest emissions of greenhouse gases, with an average of 3% of the world total, according to the System for Estimating Emissions and Removals of Greenhouse Gases. The production of hot-rolled asphalt, which is commonly used in the construction and maintenance of the pavement layer, emits large amounts of carbon dioxide. In this way, studies are in order to create tools for analyzing the environmental impacts in the construction of pavements and in the production of inputs for this purpose, as well as to propose solutions to mitigate the negative impacts and maximize the positive impacts on nature. Therefore, the objective of this work is to present a world panorama, and especially a Brazilian one, about the concern with the emission of carbon dioxide in the production of asphalt mixtures for use in pavement coatings, and to propose sustainable practices to reduce emissions. Furthermore, research and report on the carbon footprint, equivalent carbon offsets and the carbon credits market, relating to the paving sector, more specifically, with the manufacture of asphalt. At the end of this work, it can be concluded that the involvement of the world economy in the stabilization of carbon credits markets can be a solution to reach the balance of GHG emissions. The use of other types of asphalt, produced from warm asphalt mixtures, is also a solution to reduce the carbon footprint. And, finally, the use of materials such as rice husks, to separate the carbon dioxide emitted in energy production plants, contributes to the generation of cleaner energy, and can be applied in asphalt plants and in the stages of construction of asphalt pavement.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectdióxido de carbonopor
dc.subjectimpactos ambientaispor
dc.subjectmisturas asfálticaspor
dc.subjectpegada de carbonopor
dc.subjectmercado de créditos de carbonopor
dc.subjectcarbon dioxideeng
dc.subjectenvironmental impactseng
dc.subjectasphalt mixtureseng
dc.subjectcarbon footprinteng
dc.subjectcarbon creditseng
dc.titlePanorama da descarbonização na produção de misturas asfálticas a quentepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoO setor de transportes é um dos que mais leva uma região ao seu desenvolvimento e, por esse motivo, tem um forte poder de influência na economia mundial. A rede rodoviária, atualmente parte principal dentre os sistemas de transporte do Brasil, além de fornecer mobilidade para a sociedade, contribui significativamente nos impactos ambientais, tanto durante a construção de uma estrada, quanto na sua operação e manutenção. Pouco se fala sobre a emissão de gases do efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono, ou gás carbônico, nas etapas de produção de insumos e da construção de uma estrada. O Brasil é o sexto colocado entre os países com maiores emissões de gases do efeito estufa, com média de 3% do total mundial, de acordo com o SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases do Efeito Estufa). A produção da mistura asfáltica usinada a quente, que é comumente utilizada na construção e na manutenção da camada de revestimento de pavimentos, emite grandes quantidades de gás carbônico. Dessa maneira, cabem estudos para a criação de ferramentas de análise de impactos ambientais na construção dos pavimentos e na produção de insumos para tal, assim como para propor soluções mitigadoras dos impactos negativos e maximizadoras dos impactos positivos na natureza. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar um panorama mundial e, especialmente, brasileiro, acerca da preocupação com a emissão de gás carbônico na produção de misturas asfálticas para uso em revestimentos de pavimentos, e propor práticas sustentáveis para reduzir as emissões. Além disso, pesquisar e informar a respeito da pegada de carbono, das compensações de carbono equivalente e do mercado de créditos de carbono, relacionando com o setor da pavimentação, mais especificamente, com a produção de misturas asfálticas. Ao final do presente trabalho, pode-se concluir que o envolvimento da economia mundial na estabilização de mercados de créditos de carbono pode ser uma solução para atingir o equilíbrio de emissões de GEE. A utilização de outros tipos de asfalto, produzidos a partir de misturas asfálticas mornas e semimornas, também é solução para reduzir a pegada de carbono. E, por fim, a utilização de materiais como a casca de arroz, para separar o gás carbônico emitido em usinas de produção de energia, contribui para geração de energias mais limpas, podendo ser aplicada nas usinas de misturas asfálticas e nas etapas de construção dos pavimentos asfálticos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto