Show simple item record

dc.contributor.advisorLuz, Paulo César Vargas
dc.creatorCampos, Éverton Gomes
dc.date.accessioned2023-08-21T18:51:56Z
dc.date.available2023-08-21T18:51:56Z
dc.date.issued2023-07-17
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30015
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia Elétrica, RS, 2023.por
dc.description.abstractln recent years, there has been a growing interest in finding efficient and sustainable solutions for electrical energy storage. Energy processing plays a crucial role in integrating interrnittent renewable sources such as solar and wind power into the energy mix. ln this case, there are different types of technologies that vary in weight, environmental impacts, costs, efficiency and service life. Mechanical batteries become attractive in this case both for their market price and for their high efficiency, reaching 95 %. ln that case, flywheel mechanical electrical energy processing systems offer an alternative storage solution with severa!advantages, including high energy density, fast responses, long lifetime, energy efficiency and low environmental impact. ln the cu1Tent work, a flywheel was implemented, similar to a flywheel of a tractor with a mass of 60 kg, together with a direct current motor/generator, with 750W and 24V. Dealing initially with the behavioral study of a ftywheel, with different dimensions, weight and speed of action, in this case, a reduced size flywheel was chosen, made of cast iron, so that the effort and the implementation of the system could be palpated. . Due to operational needs, a command logic was proposed for the two stages of the system, namely, prescription and deceleration, with the use of contactors. The logic consists of isolating the system that feeds the motor as an external source, from the load part, by pressing buttons. Finally, as a way of measuring the specificities, the analysis of the results, such as the amount of energy used in each of the processes and efficiency, system tests were car1ied out, with different configurations for each one of them. Initially, the flywheel was accelerated to a stipulated speed, for example, 500 rpm , and when it was reached, the source was disconnected to activate the load, which in this case also varied from 100 to 400W, depending on the test. A priori, the results were later processed, generating graphs and explanatory tables.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArmazenamento de energiapor
dc.subjectBateria Mecânicapor
dc.subjectEficiênciapor
dc.subjectVida Útil e Flywheelpor
dc.titleSistema mecânico de armazenamento de energia elétrica (Fly Wheel)por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localCachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Elétricapor
dc.description.resumoNos últimos anos, há um crescente interesse em encontrar soluções eficientes e sustentáveis para o armazenamento de energia elétrica. O armazenamento de energia desempenha um papel crucial na integração de fontes renováveis intermitentes como energia solar e eólica, na matriz energética. Neste caso, existem diferentes tipos de tecnologias que variam o peso, os impactos ambientais, custos, eficiência e a vida útil. As baterias mecânicas tomam-se neste caso atrati­vas tanto por seu preço de mercado quanto por sua alta eficiência, chegando a 95 %. No que trata-se, os sistemas de armazenamento mecânico de energia elétrica por volante de inércia ofe­recem uma solução alternativa de estocagem com diversas vantagens, incluindo alta densidade de energia, respostas rápidas, vida útil longa, eficiência energética e baixo impacto ambiental. No atual trabalho, foi implementado uma Flywheel, constituída de um volante de motor de um trator com massa de 60 kg, juntamente com um motor/gerador de corrente contínua, com 750W e 24V. Tratando inicialmente o estudo comportamental de um volante de inércia, com diferentes dimensões. peso e velocidade de atuação, neste caso optou-se por um volante de tamanho re­duzido, constituído de feno fundido, para que fosse palpável o manuseio e a implementação do sistema. Por necessidades de funcionamento, foi proposto uma lógica de comando para as duas etapas do sistema, sendo elas, a aceleração e desaceleração, com a utilização de contatores. A lógica consiste em isolar o sistema que alimenta o motor como um fonte externa. da parte de carga. com o acionamento de botões. Por fim, como fo1T11a de mensurar as especificidades, a análise dos resultados, como quantidade de energia utilizada em cada um dos processos e efici­ência. foram realizados ensaios do sistema, com diferentes configurações para cada uma delas. Inicialmente o volante foi acelerado até uma velocidade estipulada, por exemplo, 500 rpm, e quando a mesma foi atingida, a fonte era desconectada para a ativação da carga, que neste caso, também variava-se de 100 a 400W.dependendo do ensaio. A priori, posteriormente houve um tratamento dos resultados, gerando gráficos e tabelas explicativas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeUFSM Cachoeira do Sulpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.