Mostrar registro simples

dc.creatorVasconcelos, Januza Fontes
dc.date.accessioned2023-08-22T15:43:11Z
dc.date.available2023-08-22T15:43:11Z
dc.date.issued2023-07-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30032
dc.description.abstractThe STEAM approach streamlines the teaching-learning process mediated by educational technologies. Thus, the general objective of this dissertation was to understand the relationship between the development of Technological-Pedagogical Fluency (FTP) and educational innovation in the context of Science Teaching in Basic Education through projects under the STEAM approach. The research was qualitative and adopted the DBR as a methodological basis. The delimitation, organization, data analysis and conceptual synthesis were carried out from the creation of three Cartographic Matrices: the Dialogical-Problematizing Matrix (MDP), the Thematic-Organizing Matrix (MTO) and the Thematic-Analytical Matrix (MTA ). Data were produced through participant observation, application of questionnaires and the development of a STEAM project with two classes from a public Basic Education school. It was concluded that the answer to the research problem is affirmative, that is, the STEAM approach in Science Teaching enhances the development of Technological-Pedagogical Fluency (FTP) and consequently educational innovation. In public Basic Education, the STEAM approach is recent and has not yet been explicitly incorporated into State policies. It is evident that educational innovation with the integration of educational technologies is only possible with the improvement of Technological-Pedagogical Fluency (FTP).eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAbordagem STEAMpor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectTecnologias educacionaispor
dc.subjectInovação educacionalpor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectSTEAM approacheng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectEducational technologieseng
dc.subjectEducational innovationeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.titleAbordagem STEAM para a inovação educacional no ensino de ciênciaspor
dc.title.alternativeSTEAM approach for educational innovation in science teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA abordagem STEAM dinamiza o processo ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias educacionais. Dessa forma, o objetivo geral desta dissertação foi compreender a relação entre o desenvolvimento da Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) e da inovação educacional no contexto do Ensino de Ciências na Educação Básica por meio de projetos sob a abordagem STEAM. A pesquisa foi de caráter qualitativo e adotou a DBR como base metodológica. A delimitação, a organização, a análise dos dados e a síntese conceitual foram realizadas a partir da criação de três Matrizes Cartográficas: a Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), a Matriz Temático-Organizadora (MTO) e a Matriz Temático-Analítica (MTA). Os dados foram produzidos por meio de observação participante, aplicação de questionários e o desenvolvimento de um projeto STEAM com duas turmas de uma escola pública da Educação Básica. Concluiu-se que a resposta ao problema de pesquisa é afirmativa, ou seja, a abordagem STEAM no Ensino de Ciências potencializa o desenvolvimento da Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) e consequentemente a inovação educacional. Na Educação Básica pública a abordagem STEAM é recente e ainda não está incorporada explicitamente às políticas de Estado. Evidencia-se que a inovação educacional com integralização das tecnologias educacionais somente é possibilitada com o aprimoramento da Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP).por
dc.contributor.advisor1Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350por
dc.contributor.referee1Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
dc.contributor.referee2Lauermann, Rosiclei Aparecida Cavichioli
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6973455092672533por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International