dc.creator | Vasconcelos, Januza Fontes | |
dc.date.accessioned | 2023-08-22T15:43:11Z | |
dc.date.available | 2023-08-22T15:43:11Z | |
dc.date.issued | 2023-07-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30032 | |
dc.description.abstract | The STEAM approach streamlines the teaching-learning process mediated by
educational technologies. Thus, the general objective of this dissertation was to
understand the relationship between the development of Technological-Pedagogical
Fluency (FTP) and educational innovation in the context of Science Teaching in Basic
Education through projects under the STEAM approach. The research was
qualitative and adopted the DBR as a methodological basis. The delimitation,
organization, data analysis and conceptual synthesis were carried out from the
creation of three Cartographic Matrices: the Dialogical-Problematizing Matrix (MDP),
the Thematic-Organizing Matrix (MTO) and the Thematic-Analytical Matrix (MTA ).
Data were produced through participant observation, application of questionnaires
and the development of a STEAM project with two classes from a public Basic
Education school. It was concluded that the answer to the research problem is
affirmative, that is, the STEAM approach in Science Teaching enhances the
development of Technological-Pedagogical Fluency (FTP) and consequently
educational innovation. In public Basic Education, the STEAM approach is recent and
has not yet been explicitly incorporated into State policies. It is evident that
educational innovation with the integration of educational technologies is only
possible with the improvement of Technological-Pedagogical Fluency (FTP). | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Abordagem STEAM | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Tecnologias educacionais | por |
dc.subject | Inovação educacional | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | STEAM approach | eng |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | Educational technologies | eng |
dc.subject | Educational innovation | eng |
dc.subject | Basic education | eng |
dc.title | Abordagem STEAM para a inovação educacional no ensino de ciências | por |
dc.title.alternative | STEAM approach for educational innovation in science teaching | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A abordagem STEAM dinamiza o processo ensino-aprendizagem mediado pelas
tecnologias educacionais. Dessa forma, o objetivo geral desta dissertação foi
compreender a relação entre o desenvolvimento da Fluência
Tecnológico-Pedagógica (FTP) e da inovação educacional no contexto do Ensino de
Ciências na Educação Básica por meio de projetos sob a abordagem STEAM. A
pesquisa foi de caráter qualitativo e adotou a DBR como base metodológica. A
delimitação, a organização, a análise dos dados e a síntese conceitual foram
realizadas a partir da criação de três Matrizes Cartográficas: a Matriz
Dialógico-Problematizadora (MDP), a Matriz Temático-Organizadora (MTO) e a
Matriz Temático-Analítica (MTA). Os dados foram produzidos por meio de
observação participante, aplicação de questionários e o desenvolvimento de um
projeto STEAM com duas turmas de uma escola pública da Educação Básica.
Concluiu-se que a resposta ao problema de pesquisa é afirmativa, ou seja, a
abordagem STEAM no Ensino de Ciências potencializa o desenvolvimento da
Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) e consequentemente a inovação
educacional. Na Educação Básica pública a abordagem STEAM é recente e ainda
não está incorporada explicitamente às políticas de Estado. Evidencia-se que a
inovação educacional com integralização das tecnologias educacionais somente é
possibilitada com o aprimoramento da Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP). | por |
dc.contributor.advisor1 | Mallmann, Elena Maria | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4353719005526350 | por |
dc.contributor.referee1 | Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de | |
dc.contributor.referee2 | Lauermann, Rosiclei Aparecida Cavichioli | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6973455092672533 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |