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dc.contributor.advisorFonseca, Laura Regina da Silva Camara Maurício da
dc.creatorJulião, Leon Denis Ribeiro
dc.date.accessioned2023-08-23T11:42:18Z
dc.date.available2023-08-23T11:42:18Z
dc.date.issued2018-11
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationJULIÃO, L. D. R. Ações afirmativas e ingresso dos estudantes cotistas no âmbito da UFSM, um estudo na perspectiva do Serviço Social. 2018. 64 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Serviço Social - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30041
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Serviço Social, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis course completion work analyzes the implementation of the Affirmative Actions, quota system, its effectiveness and execution at the Federal University of Santa Maria (UFSM), observing it as a public policy. It is based on documentary and data research, carried out by the researcher, seeking to relate to the theoretical foundation of the professional ethical-political project of the Social Assistants, passing through the theoretical methodological matrix, interlocution with Marx's social theory, which gave direction to the thought and social service action and thus also using literature review on the topic raised, and secondary data were aggregated for better research development. The primary data were collected through PROGRAD reports and documents in conjunction with the CPD, the institution's bodies. It is based on the first years of implementation of the program of quotas in the institution with its own policy, fostered by university autonomy, passing through the implementation processes, which culminated in the full adherence to Law 12.711 / 12. In addition the research was concerned to bring up the debate on the inclusive nature of Affirmative Actions, with emphasis on the effectiveness of the program in relation to the Afro-Brazilian student. The results denote that the low dropout rate of the quota students, which suggests efficiency to the program. These aspects made it possible to appreciate the quota policy as inclusive, rather than a simple instrument to facilitate access to undergraduate education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAções afirmativaspor
dc.subjectSistema de cotaspor
dc.subjectInclusão socialpor
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectAffirmative actionseng
dc.subjectQuota systemeng
dc.subjectSocial inclusioneng
dc.subjectSocial workeng
dc.titleAções afirmativas e ingresso dos estudantes cotistas no âmbito da UFSM, um estudo na perspectiva do Serviço Socialpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationServiço Socialpor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso analisa a implementação das Ações Afirmativas, sistema de cotas, sua efetividade e execução na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), observando-a como política pública. Baseia se em pesquisas documentais e de dados, realizadas pelo pesquisador, buscando relacionar com a fundamentação teórica do projeto ético-político profissional dos Assistentes Sociais, perpassando a matrizteórico metodológica, com interlocução com a teoria social de Marx, que imprimi direção ao pensamento e ação do serviço social e assim utilizando também de revisão de literaturas, sobre a temática levantada, e dados secundários foram agregados para melhor desenvolvimento da pesquisa. Os dados primários foram levantados através de relatórios e documentos da PROGRAD em conjunto com o CPD, órgãos da instituição pesquisada. Tem como base os primeiros anos de implementação do programa de cotas na instituição com política própria, fomentada pela autonomia universitária, perpassando pelos processos de implementação, que culminaram na adesão total da Lei 12.711/12. Ademais a pesquisa preocupou-se em trazer à tona o debate sobre o caráter inclusivo das Ações Afirmativas, com ênfase na efetividade do programa em relação ao estudante cotista afro-brasileiro. Os resultados denotam que a pouca evasão dos estudantes cotistas, o que sugere eficiência ao programa. Estes aspectos permitiram apreciar a política de cotas como inclusiva, bem mais que um simples instrumento destinado a facilitar o acesso ao ensino de graduação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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