A organização que aprende e sua relação com práticas Soft Lean: uma análise das atividades fins de uma instituição de ensino superior
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Data
2023-07-20Primeiro membro da banca
Sarturi, Greici
Segundo membro da banca
Silva, Dirceu da
Metadata
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Uma das questões que vem sendo discutida em diversos segmentos (construção, indústria,
comércio, entre outros) é a performance das atividades fins de uma organização e como
aumentá-la sem o desperdício de recursos, ou seja, com maior eficiência. Dentro das
Instituições de Ensino Superior (IES) não é diferente, porém aqui há necessidade de melhoria
das atividades fins destas IES, que são diferentes em relação aos demais setores. De acordo com
a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estas Instituições possuem como
objetivos o ensino, pesquisa e extensão. Deste modo, é necessário que melhorem os seus
processos visando estes três objetivos. Para isso, duas filosofias podem ser aplicadas, a da
Organização que Aprende e a Lean. A primeira caracterizada por facilitar o aprendizado para
melhorar o desempenho (XIE, 2020). A segunda pode ser descrita como um conjunto de
ferramentas, princípios e práticas de gestão para melhorar a eficiência em diferentes setores
(Danese et al, 2018). Neste trabalho, as duas estarão relacionadas ao fator humano da
Instituição. Nesse sentido, o objetivo geral do trabalho é avaliar as relações causais existentes
entre dimensões da organização que aprende, práticas Soft Lean e atividades fins de uma IES.
Como objetivos específicos: a) Avaliar a influência de dimensões da organização que aprende
sobre práticas soft Lean; b) Mensurar a percepção de desempenho das IES quanto as suas
atividades fins; c) Avaliar a influência de práticas soft Lean sobre as atividades fins das IES; e
d) Desenvolver um modelo integrado de avaliação das atividades fins das IES. Para o alcance
dos objetivos, foi aplicado um questionário, tendo como amostra 267 docentes de uma
Instituição de Ensino Superior, e depois realizada a modelagem de equações estruturais para
análise dos dados. Os resultados indicaram que as práticas da Organização que Aprende
possuem impacto positivo e significante nas práticas Soft Lean¸e que estas influenciam
positivamente as atividades de ensino e extensão/serviços de uma IES. Ainda, não foi
encontrada relação significativa entre práticas Soft Lean e atividade de pesquisa. Entre as
contribuições da pesquisa está a confirmação de que os servidores são muito importantes para
o desenvolvimento das atividades fins de uma Instituição de Ensino Superior e que é necessário
pensar ações que foquem em oportunidades de aprendizado, envolver estas pessoas para que
melhorem os seus processos. Então, a IES poderá ter um melhor resultado em suas atividades
de ensino e extensão.
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