dc.contributor.advisor | Duarte, Gustavo de Oliveira | |
dc.creator | Gubert, Dóris Waleska | |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T15:22:20Z | |
dc.date.available | 2023-08-29T15:22:20Z | |
dc.date.issued | 2023-07-20 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30111 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The present work has its outlines drawn from the place of speech of the author,
pedagogue, woman, student of gender. Having said that, the assumptions that follow are about
the gender frontiers in Education, and it brings the curriculum as a tool that makes it possible
to bring this discussion inside the school walls. The children's cartoon appears as a possibility
to insert into the curriculum the discussions of those who for a long time were hidden from it,
those who escape from the heteronormativity present in the school environment. To talk about
Gender and Education I bring Guacira Lopes Louro (2018), Dagmar Meyer (2003), Fernando
Seffner (2016) and Gustavo de Oliveira Duarte (2021), for the discussion of curriculum I bring
Alfredo Veiga Neto (2017) and Thomaz Thadeu da Silva (1999). Finally, the conception of
children's cartoons, or cinema as a whole, appears as a possibility to insert gender discussions
in school, from the curriculum. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gênero e educação | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Desenho animado infantil | por |
dc.subject | Gender and education | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Children’s cartoon | eng |
dc.title | O desenho animado infantil como possibilidade curricular: fronteiras de gênero na escola | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Estudos de Gênero | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem seus delineamentos traçados a partir do local de fala da
autora, pedagoga, mulher, estudante de gênero. Dito isso, os pressupostos que se seguem dizem
a respeito às fronteiras de gênero na Educação, e traz o currículo enquanto ferramenta que torna
possível trazer esta discussão para dentro dos muros da escola. O desenho animado infantil
aparece enquanto uma possibilidade metodológica, de inserir no currículo as discussões
daqueles que por muito tempo estiveram ocultos do mesmo, daqueles que fogem à
heteronormatividade presente no ambiente escolar. Para falar de Gênero e Educação dialogo
com Guacira Lopes Louro (2018), Dagmar Meyer (2003), Fernando Seffner (2016) e Gustavo
de Oliveira Duarte (2021), para a discussão de currículo apoio-me em Alfredo Veiga Neto
(2017) e Thomaz Thadeu da Silva (1999). Por fim, a concepção do desenho animado infantil,
ou do cinema como um todo aparece enquanto uma possibilidade de inserir as discussões de
gênero na escola, a partir do currículo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |