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dc.contributor.advisorDuarte, Gustavo de Oliveira
dc.creatorGubert, Dóris Waleska
dc.date.accessioned2023-08-29T15:22:20Z
dc.date.available2023-08-29T15:22:20Z
dc.date.issued2023-07-20
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30111
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe present work has its outlines drawn from the place of speech of the author, pedagogue, woman, student of gender. Having said that, the assumptions that follow are about the gender frontiers in Education, and it brings the curriculum as a tool that makes it possible to bring this discussion inside the school walls. The children's cartoon appears as a possibility to insert into the curriculum the discussions of those who for a long time were hidden from it, those who escape from the heteronormativity present in the school environment. To talk about Gender and Education I bring Guacira Lopes Louro (2018), Dagmar Meyer (2003), Fernando Seffner (2016) and Gustavo de Oliveira Duarte (2021), for the discussion of curriculum I bring Alfredo Veiga Neto (2017) and Thomaz Thadeu da Silva (1999). Finally, the conception of children's cartoons, or cinema as a whole, appears as a possibility to insert gender discussions in school, from the curriculum.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGênero e educaçãopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectDesenho animado infantilpor
dc.subjectGender and educationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectChildren’s cartooneng
dc.titleO desenho animado infantil como possibilidade curricular: fronteiras de gênero na escolapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEstudos de Gêneropor
dc.description.resumoO presente trabalho tem seus delineamentos traçados a partir do local de fala da autora, pedagoga, mulher, estudante de gênero. Dito isso, os pressupostos que se seguem dizem a respeito às fronteiras de gênero na Educação, e traz o currículo enquanto ferramenta que torna possível trazer esta discussão para dentro dos muros da escola. O desenho animado infantil aparece enquanto uma possibilidade metodológica, de inserir no currículo as discussões daqueles que por muito tempo estiveram ocultos do mesmo, daqueles que fogem à heteronormatividade presente no ambiente escolar. Para falar de Gênero e Educação dialogo com Guacira Lopes Louro (2018), Dagmar Meyer (2003), Fernando Seffner (2016) e Gustavo de Oliveira Duarte (2021), para a discussão de currículo apoio-me em Alfredo Veiga Neto (2017) e Thomaz Thadeu da Silva (1999). Por fim, a concepção do desenho animado infantil, ou do cinema como um todo aparece enquanto uma possibilidade de inserir as discussões de gênero na escola, a partir do currículo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Estudos de Gênero [44]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Estudos de Gênero

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