dc.contributor.advisor | Sandalowski, Mari Cleise | |
dc.creator | Reis, Gabriel Veras | |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T18:04:51Z | |
dc.date.available | 2023-08-29T18:04:51Z | |
dc.date.issued | 2023-07-07 | |
dc.date.submitted | 2023-07-07 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30118 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This study examines the inclusion of autistic children in Basic Education, from the perspective of Sociology of Education and the Becoming-Autistic-Child. Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that causes behavioral symptoms, communication and social interaction deficits, repetitive and stereotyped behaviors, and restricted interests. Socialization within a school environment is one of the main difficulties related to the autism spectrum. The research aims to analyze the motivations and actions of education professionals to include autistic children in the school environment and understand the strategies used by teachers to meet these children's inclusion processes. Two schools, one public and one private, were interviewed to observe differences in socialization of autistic children. The research aims to expand the understanding of the importance of socialization for students with autism, both for academia and schools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Espectro do autismo | por |
dc.subject | Socialização | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Autism | eng |
dc.subject | Socialization | eng |
dc.subject | Basic education | eng |
dc.title | Cartografando o espectro do autismo: notas de observação de monitor e cientista social | por |
dc.title.alternative | Mapping autism: a monitor's and social scientist's perspectiive | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais. | por |
dc.description.resumo | Este estudo investiga a socialização de crianças espectro espectro autistas na Educação Básica, sob a perspectiva da Sociologia da Educação e do Devir-Criança-Espectro autista. O transtorno do espectro espectro autista (TEA) é uma disfunção do neurodesenvolvimento que causa sintomas comportamentais, déficits na comunicação e interação social, comportamentos repetitivos e estereotipados e interesses restritos. A socialização dentro de um ambiente escolar é uma das principais dificuldades relacionadas ao espectro espectro autista. A pesquisa tem como objetivo analisar as motivações e ações dos profissionais da educação para incluir crianças espectro espectro autistas no ambiente escolar e compreender as estratégias utilizadas pelos professores para atender essas crianças em seus processos de inclusão. Duas escolas, uma pública e outra particular, constituiram o universo de pesquisa deste estudo para descrever as diferenças na socialização de crianças espectro espectro autistas. A pesquisa busca ampliar a compreensão da importância da socialização de estudantes com espectro do autismo, tanto para a academia quanto para as escolas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |