Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSandalowski, Mari Cleise
dc.creatorReis, Gabriel Veras
dc.date.accessioned2023-08-29T18:04:51Z
dc.date.available2023-08-29T18:04:51Z
dc.date.issued2023-07-07
dc.date.submitted2023-07-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30118
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis study examines the inclusion of autistic children in Basic Education, from the perspective of Sociology of Education and the Becoming-Autistic-Child. Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that causes behavioral symptoms, communication and social interaction deficits, repetitive and stereotyped behaviors, and restricted interests. Socialization within a school environment is one of the main difficulties related to the autism spectrum. The research aims to analyze the motivations and actions of education professionals to include autistic children in the school environment and understand the strategies used by teachers to meet these children's inclusion processes. Two schools, one public and one private, were interviewed to observe differences in socialization of autistic children. The research aims to expand the understanding of the importance of socialization for students with autism, both for academia and schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEspectro do autismopor
dc.subjectSocializaçãopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectAutismeng
dc.subjectSocializationeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.titleCartografando o espectro do autismo: notas de observação de monitor e cientista socialpor
dc.title.alternativeMapping autism: a monitor's and social scientist's perspectiiveeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociais.por
dc.description.resumoEste estudo investiga a socialização de crianças espectro espectro autistas na Educação Básica, sob a perspectiva da Sociologia da Educação e do Devir-Criança-Espectro autista. O transtorno do espectro espectro autista (TEA) é uma disfunção do neurodesenvolvimento que causa sintomas comportamentais, déficits na comunicação e interação social, comportamentos repetitivos e estereotipados e interesses restritos. A socialização dentro de um ambiente escolar é uma das principais dificuldades relacionadas ao espectro espectro autista. A pesquisa tem como objetivo analisar as motivações e ações dos profissionais da educação para incluir crianças espectro espectro autistas no ambiente escolar e compreender as estratégias utilizadas pelos professores para atender essas crianças em seus processos de inclusão. Duas escolas, uma pública e outra particular, constituiram o universo de pesquisa deste estudo para descrever as diferenças na socialização de crianças espectro espectro autistas. A pesquisa busca ampliar a compreensão da importância da socialização de estudantes com espectro do autismo, tanto para a academia quanto para as escolas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto