dc.contributor.advisor | Grzibowski, Silvestre | |
dc.creator | Régis, Gil Ouriques | |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T11:13:56Z | |
dc.date.available | 2023-08-31T11:13:56Z | |
dc.date.issued | 2023-07-18 | |
dc.date.submitted | 2023-07-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30128 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Filosofia Bacharelado, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | In this work what we tried to demonstrate was to investigate in the work “Totality and
Infinity” of the philosopher Emmanuel Levinas, what he thinks and how he deals with
the question “truth and justice”. We started our investigation by giving some
definitions, such as the question of the face in Levinas, which thus acquires an
important place for the author, since it is the very place of truth, which is no longer
theoretical, but ethical and/or metaphysical, since the face does not lend itself to
objectification, this ethical truth becomes possible if we take into account that the face
is the expression of singularity, of the individual, the only one to exist. And alterity,
which is essential for the future questions of his work such as truth and justice, which
in the face to face with the nakedness of the face of the other my suffering, which
previously was in its entirety in me, gains meaning and becomes a suffer “so that” the
other does not suffer. Subjectivity is substitution, the face of the offended other is my
cause. Unlike Heidegger, who maintained the primacy of ontology as the first
philosophy, Levinas will from then on place emphasis on ethics as the first philosophy,
in which the entity starts to matter for the philosopher, therefore Levinas's critique of
ontology makes him find in the face of the other a notion capable of changing
ontological structures and confronting violence and injustice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Rosto | por |
dc.subject | Alteridade | por |
dc.subject | Justiça | por |
dc.subject | Verdade | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Face | eng |
dc.subject | Alterity | eng |
dc.subject | Justice | eng |
dc.subject | True | eng |
dc.subject | Language | eng |
dc.title | Verdade e justiça na obra “Totalidade e infinito” de Emmanuel Levinas | por |
dc.title.alternative | Truth and justice in the work “Totalidade e Infinito” byY Emmanuel Levinas | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Filosofia Bacharelado | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho o que tentamos demonstrar foi o de investigar na obra “Totalidade e
Infinito” do filósofo Emmanuel Levinas, o que este pensa e como trata da questão “verdade
e justiça”. Iniciamos nossa investigação dando algumas definições, como a questão do rosto
em Levinas, que adquire, assim, um lugar importante para o autor, pois, é o lugar mesmo da
verdade, esta não mais teórica, mas, ética e ou metafísica, já que o rosto não se presta à
objetivação, esta verdade ética se torna possível se tomarmos em consideração que o rosto é
a expressão da singularidade, do indivíduo, único a existir. E da alteridade, que é
imprescindível para as questões futuras de sua obra como verdade e justiça, que no frente a
frente à nudez do rosto do outro que meu sofrimento, que anteriormente estava em sua
totalidade em mim, ganha sentido e torna-se um sofrer “para que” o outro não sofra. A
subjetividade é substituição, o rosto do outro ofendido é causa minha. Diferentemente de
Heidegger, que mantinha a primazia da ontologia como filosofia primeira, Levinas colocará
a partir de então ênfase na ética como filoofia primeira, em que o ente passa a importar para
o filósofo, portanto a crítica de Levinas à ontologia faz com que encontre no rosto do outro
uma noção capaz de fazer mudar as estruturas ontológicas e de fazer frente à violência e à
injustiça. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::METAFISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |