Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGrzibowski, Silvestre
dc.creatorRégis, Gil Ouriques
dc.date.accessioned2023-08-31T11:13:56Z
dc.date.available2023-08-31T11:13:56Z
dc.date.issued2023-07-18
dc.date.submitted2023-07-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30128
dc.descriptionTrabalho de conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Filosofia Bacharelado, RS, 2023.por
dc.description.abstractIn this work what we tried to demonstrate was to investigate in the work “Totality and Infinity” of the philosopher Emmanuel Levinas, what he thinks and how he deals with the question “truth and justice”. We started our investigation by giving some definitions, such as the question of the face in Levinas, which thus acquires an important place for the author, since it is the very place of truth, which is no longer theoretical, but ethical and/or metaphysical, since the face does not lend itself to objectification, this ethical truth becomes possible if we take into account that the face is the expression of singularity, of the individual, the only one to exist. And alterity, which is essential for the future questions of his work such as truth and justice, which in the face to face with the nakedness of the face of the other my suffering, which previously was in its entirety in me, gains meaning and becomes a suffer “so that” the other does not suffer. Subjectivity is substitution, the face of the offended other is my cause. Unlike Heidegger, who maintained the primacy of ontology as the first philosophy, Levinas will from then on place emphasis on ethics as the first philosophy, in which the entity starts to matter for the philosopher, therefore Levinas's critique of ontology makes him find in the face of the other a notion capable of changing ontological structures and confronting violence and injustice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRostopor
dc.subjectAlteridadepor
dc.subjectJustiçapor
dc.subjectVerdadepor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectFaceeng
dc.subjectAlterityeng
dc.subjectJusticeeng
dc.subjectTrueeng
dc.subjectLanguageeng
dc.titleVerdade e justiça na obra “Totalidade e infinito” de Emmanuel Levinaspor
dc.title.alternativeTruth and justice in the work “Totalidade e Infinito” byY Emmanuel Levinaseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Filosofia Bachareladopor
dc.description.resumoNeste trabalho o que tentamos demonstrar foi o de investigar na obra “Totalidade e Infinito” do filósofo Emmanuel Levinas, o que este pensa e como trata da questão “verdade e justiça”. Iniciamos nossa investigação dando algumas definições, como a questão do rosto em Levinas, que adquire, assim, um lugar importante para o autor, pois, é o lugar mesmo da verdade, esta não mais teórica, mas, ética e ou metafísica, já que o rosto não se presta à objetivação, esta verdade ética se torna possível se tomarmos em consideração que o rosto é a expressão da singularidade, do indivíduo, único a existir. E da alteridade, que é imprescindível para as questões futuras de sua obra como verdade e justiça, que no frente a frente à nudez do rosto do outro que meu sofrimento, que anteriormente estava em sua totalidade em mim, ganha sentido e torna-se um sofrer “para que” o outro não sofra. A subjetividade é substituição, o rosto do outro ofendido é causa minha. Diferentemente de Heidegger, que mantinha a primazia da ontologia como filosofia primeira, Levinas colocará a partir de então ênfase na ética como filoofia primeira, em que o ente passa a importar para o filósofo, portanto a crítica de Levinas à ontologia faz com que encontre no rosto do outro uma noção capaz de fazer mudar as estruturas ontológicas e de fazer frente à violência e à injustiça.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::METAFISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto