Uso das mídias sociais na agricultura familiar
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Data
2023-06-29Primeiro membro da banca
Patias, Tiago Zardin
Segundo membro da banca
Oliveira, Leticia de
Metadata
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Com o intenso movimento de modernização e avanços das tecnologias utilizadas no que tange
a agricultura familiar, e com o aumento da demanda por alimentos em âmbito global, os
produtores rurais familiares sendo um dos fornecedores de alimentos, tiveram que encontrar
uma maneira de se adaptar a essas mudanças e buscar novas formas de aumentar sua
produtividade e maximizar seus lucros. Com a influência de diversos fatores como a pandemia
da Covid-19, a busca pela proximidade com o consumidor e uma maneira mais fácil de divulgar
seus produtos, os produtores familiares começaram a utilizar as mídias sociais como meio de
comercialização online para escoar sua produção e alavancar seus lucros. Diante disto, o
presente estudo teve como objetivo analisar a influência das mídias sociais na comercialização
de produtos oriundos da agricultura familiar no Rio Grande do Sul. O estudo é do tipo
qualitativo-quantitativo, e como instrumento de coleta de dados optou-se por um questionário
aplicado de maneira de presencial pela pesquisadora à produtores familiares expositores do
pavilhão da agricultura familiar na Expodireto Cotrijal 2023 na cidade de Não-Me-Toque-RS,
utilizou-se a ferramenta do Google Forms para encaminhar de maneira online pelas mídias
sociais. O instrumento de coleta de dados foi estruturado com 41 questões objetivas, de múltipla
escolha e de escala Likert. A partir da pesquisa realizada foi possível caracterizar a agricultura
familiar, demostrando a diversificação da produção dentro destas propriedades que não se limita
apenas a produção de grãos. Através dos avanços tecnológicos tanto na produção,
comercialização e na gestão da propriedade, os produtores estão buscando maior qualificação
e informação a respeito destas novas tecnologias. A adoção de vendas por meio das mídias
sociais se deu por alguns fatores estes como a crise sanitária da pandemia da Covid- 19. Por
fim, com a adoção de algumas estratégias sejam elas de cunho político ou da própria agricultura
familiar, que o uso destas novas ferramentas de tecnologia de comunicação tem por objetivo o
aumento da produção e a maximização dos lucros dentro das propriedades rurais familiares e a
inserção em novos mercados antes limitados por questões geográficas.
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