Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGoldschmidt, Andréa Inês
dc.creatorPretto, Eduard de Moraes
dc.date.accessioned2023-09-01T17:01:46Z
dc.date.available2023-09-01T17:01:46Z
dc.date.issued2022-08-19
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30158
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciências Biológicas, RS, 2022.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectConcepção da ciênciapor
dc.subjectLivro escolarpor
dc.titleA história da ciência em uma coleção de livros didáticos de ciências para os anos finais do ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCiências Biológicaspor
dc.description.resumoÀs discussões acerca da inserção da História da Ciência (HC) em livros didáticos de ciências têm ganhado espaço nos últimos tempos devido ao seu potencial em gerar reflexões sobre à forma de construção dos conhecimentos científicos. A HC quando abordada adequadamente possibilita ao aluno o (1) desenvolvimento da visão crítica a respeito da ciência, (2) compreensão da interligação entre ciência, tecnologia e sociedade e da (3) Natureza da Ciência (NdC), assim como superação de visões distorcidas como a visão linear, cumulativa, individual da produção do conhecimento, dentre outros. Neste sentido, o presente trabalho de pesquisa realizou a investigação e análise da inserção da HC em uma coleção de livros didáticos na área de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados no PNLD 2020-2023. A metodologia possui caráter de abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e para a análise dos livros didáticos, recorreu-se à Análise de Conteúdo. Averiguou-se um total de 62 inserções distribuídas em 5 categorias, 1) Cientista/Naturalista; 2) Atividade Científica; 3) Produção do conhecimento; 4) Ilustrações; 5) Contextualização da Ciência. Os resultados evidenciaram que a coleção de livros didáticos possui ampla inserção de HC, sendo a menor contribuição para a coleção, o livro didático (LD) de 8º ano (12,90%) e a maior contribuição do LD de 9º ano (48,39%). A categoria (1) apresentou fragilidades por falta de abordagens referentes a biografia dos cientistas; a categoria (2) apresenta a atividade científica com aproximadamente metade das inserções de HC demonstrando a atividade científica de maneira conjunta e a outra metade de maneira isolada; a categoria (3) privilegiou inserções demonstrando concepções de ciência em uma relação de continuidade, sujeita a mudanças e atrelada a outros cientistas com baixa representação da visão linear e de produção científica enquanto descoberta; a categoria (4) chamou atenção por apresentar imagens de acontecimentos históricos e contextualizações de maneira expressiva, no entanto, baixa inserção em imagens demonstrando os experimentos científicos, e a categoria (5) apresentou a maior inserção para a subcategoria contextualização social, enquanto a menor expressividade em inserções esteve na subcategoria contextualização de aspecto religioso. Diante do alto número de textos e imagens de História da Ciência, constatou-se que esta não é apresentada de maneira superficial; que a HC vai aumentando progressivamente do 6º ao 9º ano, e que os conteúdos históricos científicos estão sendo vinculados à BNCC. Embora a coleção tenha aspectos a melhorar, de modo geral, não apresentou concepções epistemológicas que atrapalham ou mistificam a compreensão da Ciência.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto