dc.contributor.advisor | Goldschmidt, Andréa Inês | |
dc.creator | Pretto, Eduard de Moraes | |
dc.date.accessioned | 2023-09-01T17:01:46Z | |
dc.date.available | 2023-09-01T17:01:46Z | |
dc.date.issued | 2022-08-19 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30158 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciências Biológicas, RS, 2022. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Concepção da ciência | por |
dc.subject | Livro escolar | por |
dc.title | A história da ciência em uma coleção de livros didáticos de ciências para os anos finais do ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas | por |
dc.description.resumo | Às discussões acerca da inserção da História da Ciência (HC) em livros didáticos de
ciências têm ganhado espaço nos últimos tempos devido ao seu potencial em gerar
reflexões sobre à forma de construção dos conhecimentos científicos. A HC quando
abordada adequadamente possibilita ao aluno o (1) desenvolvimento da visão crítica
a respeito da ciência, (2) compreensão da interligação entre ciência, tecnologia e
sociedade e da (3) Natureza da Ciência (NdC), assim como superação de visões
distorcidas como a visão linear, cumulativa, individual da produção do conhecimento,
dentre outros. Neste sentido, o presente trabalho de pesquisa realizou a
investigação e análise da inserção da HC em uma coleção de livros didáticos na
área de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados no
PNLD 2020-2023. A metodologia possui caráter de abordagem qualitativa,
exploratória, descritiva e para a análise dos livros didáticos, recorreu-se à Análise de
Conteúdo. Averiguou-se um total de 62 inserções distribuídas em 5 categorias, 1)
Cientista/Naturalista; 2) Atividade Científica; 3) Produção do conhecimento; 4)
Ilustrações; 5) Contextualização da Ciência. Os resultados evidenciaram que a
coleção de livros didáticos possui ampla inserção de HC, sendo a menor
contribuição para a coleção, o livro didático (LD) de 8º ano (12,90%) e a maior
contribuição do LD de 9º ano (48,39%). A categoria (1) apresentou fragilidades por
falta de abordagens referentes a biografia dos cientistas; a categoria (2) apresenta a
atividade científica com aproximadamente metade das inserções de HC
demonstrando a atividade científica de maneira conjunta e a outra metade de
maneira isolada; a categoria (3) privilegiou inserções demonstrando concepções de
ciência em uma relação de continuidade, sujeita a mudanças e atrelada a outros
cientistas com baixa representação da visão linear e de produção científica enquanto
descoberta; a categoria (4) chamou atenção por apresentar imagens de
acontecimentos históricos e contextualizações de maneira expressiva, no entanto,
baixa inserção em imagens demonstrando os experimentos científicos, e a
categoria (5) apresentou a maior inserção para a subcategoria contextualização
social, enquanto a menor expressividade em inserções esteve na subcategoria
contextualização de aspecto religioso. Diante do alto número de textos e imagens de
História da Ciência, constatou-se que esta não é apresentada de maneira superficial;
que a HC vai aumentando progressivamente do 6º ao 9º ano, e que os conteúdos
históricos científicos estão sendo vinculados à BNCC. Embora a coleção tenha
aspectos a melhorar, de modo geral, não apresentou concepções epistemológicas
que atrapalham ou mistificam a compreensão da Ciência. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |