Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRichter, Luciana
dc.creatorSilva, Willian Brizolla da
dc.date.accessioned2023-09-01T17:02:21Z
dc.date.available2023-09-01T17:02:21Z
dc.date.issued2022-12-07
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30160
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciências Biológicas, RS, 2022.por
dc.description.abstractPermanence in higher education is something discussed and worked on by the government, being vital for the training of new professionals and the financial success of many families. This study aimed to answer the following question: “What are the factors linked to permanence and evasion in higher education?”. For the elaboration of this study, articles from Google Scholar were used, the works were identified in tables where the type of research was identified and the keywords used were then grouped by categories of significance, through Textual Discursive Analysis (ATD), where they were grouped and analyzed in categories: 1) Factors Related to Work and other Financial Aspects; 2) Factors Related to Social Interaction and Public Policies; 3) Factors Related to Discrimination and Prejudice and 4) Factors Intrinsic to the Subject. From the analysis of these categories, it was possible to list some important aspects for the permanence of the subject in undergraduate courses, such as socioeconomic, scholarships, aid, failure, engagement and even structural issues for people with disabilities and the use of the social name for people trans. Through the analysis, it can be inferred that the factors that prevent the subject from remaining in undergraduate courses are many, but that can be mitigated by public policies and even prevented with studies and survey of socioeconomic data of students, so that future permanence policies are really effective.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMotivação estudantilpor
dc.subjectEvasão no Ensino Superiorpor
dc.subjectPermanência em cursos superiorespor
dc.subjectStudent motivationeng
dc.subjectEvasion in Higher Educationeng
dc.subjectPermanence in higher education courseseng
dc.titlePesquisas relacionadas com a permanência de estudantes no ensino superior: uma revisão de produções brasileiras de 2017 a 2022por
dc.title.alternativeResearch related to the permanence of students in higher education: a review of brasilian productions from 2017 to 2022eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCiências Biológicaspor
dc.description.resumoA permanência no ensino superior é algo discutido e trabalhado pelo poder público, sendo vital para a formação de novos profissionais e do êxito financeiro de muitas famílias. Esse estudo teve como objetivo responder a seguinte questão: “Quais são os fatores ligados a permanência e evasão no ensino superior?”. Para a elaboração desse estudo foram utilizados artigos do Google Acadêmico, os trabalhos foram identificados em quadros onde se identificou o tipo da pesquisa e as palavras chave utilizadas então foram agrupados por categorias de significância, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), onde foram agrupados e analisados nas categorias : 1) Fatores Relacionados ao Trabalho e demais Aspectos Financeiros; 2) Fatores Relacionados à Interação Social e Políticas Públicas; 3) Fatores Relacionados a Discriminação e Preconceito e 4) Fatores Intrínsecos ao Sujeito. A partir da análise dessas categorias foi possível elencar alguns aspectos importantes para a permanência do sujeito em cursos de graduação, como o socioeconômico, bolsas, auxílios, reprovação, engajamento e até mesmo questões estruturais para pessoas com deficiência e o uso do nome social para pessoas trans. Por meio da análise, pode-se inferir que os fatores que impedem o sujeito de permanecer em cursos de graduação são muitos, mas que podem ser amenizados por políticas públicas e até mesmo prevenidos com estudos e levantamento de dados socioeconômicos dos estudantes, para que futuras políticas de permanência sejam realmente efetivas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto