dc.contributor.advisor | Richter, Luciana | |
dc.creator | Silva, Willian Brizolla da | |
dc.date.accessioned | 2023-09-01T17:02:21Z | |
dc.date.available | 2023-09-01T17:02:21Z | |
dc.date.issued | 2022-12-07 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30160 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciências Biológicas, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Permanence in higher education is something discussed and worked on by the government,
being vital for the training of new professionals and the financial success of many families. This
study aimed to answer the following question: “What are the factors linked to permanence and
evasion in higher education?”. For the elaboration of this study, articles from Google Scholar
were used, the works were identified in tables where the type of research was identified and the
keywords used were then grouped by categories of significance, through Textual Discursive
Analysis (ATD), where they were grouped and analyzed in categories: 1) Factors Related to
Work and other Financial Aspects; 2) Factors Related to Social Interaction and Public Policies;
3) Factors Related to Discrimination and Prejudice and 4) Factors Intrinsic to the Subject. From
the analysis of these categories, it was possible to list some important aspects for the
permanence of the subject in undergraduate courses, such as socioeconomic, scholarships, aid,
failure, engagement and even structural issues for people with disabilities and the use of the
social name for people trans. Through the analysis, it can be inferred that the factors that prevent
the subject from remaining in undergraduate courses are many, but that can be mitigated by
public policies and even prevented with studies and survey of socioeconomic data of students,
so that future permanence policies are really effective. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Motivação estudantil | por |
dc.subject | Evasão no Ensino Superior | por |
dc.subject | Permanência em cursos superiores | por |
dc.subject | Student motivation | eng |
dc.subject | Evasion in Higher Education | eng |
dc.subject | Permanence in higher education courses | eng |
dc.title | Pesquisas relacionadas com a permanência de estudantes no ensino superior: uma revisão de produções brasileiras de 2017 a 2022 | por |
dc.title.alternative | Research related to the permanence of students in higher education: a review of brasilian productions from 2017 to 2022 | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas | por |
dc.description.resumo | A permanência no ensino superior é algo discutido e trabalhado pelo poder público, sendo vital
para a formação de novos profissionais e do êxito financeiro de muitas famílias. Esse estudo
teve como objetivo responder a seguinte questão: “Quais são os fatores ligados a permanência
e evasão no ensino superior?”. Para a elaboração desse estudo foram utilizados artigos do
Google Acadêmico, os trabalhos foram identificados em quadros onde se identificou o tipo da
pesquisa e as palavras chave utilizadas então foram agrupados por categorias de significância,
por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), onde foram agrupados e analisados nas
categorias : 1) Fatores Relacionados ao Trabalho e demais Aspectos Financeiros; 2) Fatores
Relacionados à Interação Social e Políticas Públicas; 3) Fatores Relacionados a Discriminação
e Preconceito e 4) Fatores Intrínsecos ao Sujeito. A partir da análise dessas categorias foi
possível elencar alguns aspectos importantes para a permanência do sujeito em cursos de
graduação, como o socioeconômico, bolsas, auxílios, reprovação, engajamento e até mesmo
questões estruturais para pessoas com deficiência e o uso do nome social para pessoas trans.
Por meio da análise, pode-se inferir que os fatores que impedem o sujeito de permanecer em
cursos de graduação são muitos, mas que podem ser amenizados por políticas públicas e até
mesmo prevenidos com estudos e levantamento de dados socioeconômicos dos estudantes, para
que futuras políticas de permanência sejam realmente efetivas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |