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dc.contributor.advisorRabenschlag, Denis Rasquin
dc.creatorSantos, Kelvin Jean Freitas dos
dc.date.accessioned2023-09-06T13:00:20Z
dc.date.available2023-09-06T13:00:20Z
dc.date.issued2023-08-16
dc.date.submitted2023-08-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30184
dc.description.abstractThe goal of this article is to describre the production process and execute an economic viability analysis on a second steerable axle assembly in trucks project made in Rodekar Implementos Rodoviários LTDA at Estrela-RS. Due to the rising demand for trucks with higher load capacity, cargo carriers companies see the second steerable axle installation in trucks as a way of adapt their vehicles without needing a fleet replacement. In this scenario, the truck repairement shops specialized in this field have multiplied, causing the prices to be very wide. Hence, this article sought, at first, describe the production process step-by-step in order to get familiar with the subject. Afterwards, a data survey was conducted about the market prices, raw material costs, labor costs, taxes and indirect costs related to the process. In order to underpin the subject, a bibliografic research was made through the reading of articles, laws, governamental resolutions, books, academic articles and websites. The study focused on wheter there was profit or not in a project of installation of a second steerable axle during a specific month and with three differents sources of income (pessimist, optimist, and realist). In the end, the results found have showed how the different scenarios of income impact on the economic indicators and, more specifically, on profit, bringing light to which aspects of the project can be improved in order to optimize the process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsecond-steerable-axleeng
dc.subjecttruckseng
dc.subjecteconomic analysiseng
dc.subject2º eixo direcionalpor
dc.subjectcaminhõespor
dc.subjectanálise econômicapor
dc.titleAnálise de viabilidade econômica da instalação de 2º eixo direcional em caminhõespor
dc.title.alternativeAnalysis of economic viability of a second steerable axle assemply in truckseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo realizar uma análise técnica e de viabilidade econômica da instalação de 2º eixo direcional em caminhões produzidos na empresa Rodekar Implementos Rodoviários LTDA, localizada em Estrela-RS. Nesse contexto, devido à crescente demanda por caminhões com maior capacidade de carga sem ultrapassar o Peso Bruto Total permitido, empresas transportadoras de cargas enxergam na instalação do 2º eixo direcional uma maneira de adequar seus veículos sem a necessidade de substituição da frota. Nesse cenário, as oficinas mecânicas especializadas nesse ramo se multiplicaram, fazendo com que os preços praticados sejam bastante variados. A partir disso, o presente trabalho buscou, primeiramente, descrever o processo produtivo, por meio de um passo a passo, para uma melhor familiarização em relação ao assunto. Após isso, realizou-se levantamento de dados sobre os preços praticados pelo mercado, custos com matéria-prima, mão de obra, impostos e custos indiretos envolvidos no processo. Ademais, com a intenção de embasar o trabalho, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o assunto, por meio da consulta de artigos, leis complementares, resoluções governamentais, livros, trabalhos acadêmicos e sites. O estudo focou em saber se havia lucro ou não em projetos de instalação de 2º eixo direcional durante um determinado período e em três tipos de fontes de receita (pessimista, otimista e realista). Por fim, os resultados obtidos mostraram como os diferentes cenários de receitas impactam nos indicadores econômicos e, mais especificamente, no lucro, trazendo à tona um debate sobre quais aspectos do projeto podem ser explorados, visando otimizar o processo de instalação de 2º eixo direcional em caminhões produzidos na empresa estudada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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