Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSandalowski, Mari Cleise
dc.creatorWinter, Andrea Rezer
dc.date.accessioned2023-09-13T13:39:08Z
dc.date.available2023-09-13T13:39:08Z
dc.date.issued2023-01-31
dc.date.submitted2023-01-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30204
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe present Final Coursework explores the importance of traffic education as a mechanism to mitigate the increasing number of road accidents and promote citizenship. With a specific focus on early stages of education, the research aims to answer the following question: How can the implementation of traffic education in early educational stages contribute to the formation of conscious citizens and, consequently, decrease traffic accident rates? The study starts from the premise that traffic education, when systematically and comprehensively introduced into school curricula, can instill in students values and behaviors that reflect greater safety and responsibility in traffic. Following the constitutional and educational guidelines that support traffic education in Brazil, this work critically reviews current literature and educational practices and offers recommendations for the effective integration of traffic education in citizen formation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação no trânsitopor
dc.subjectSéries iniciaispor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectSegurança rodoviáriapor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectTraffic educationeng
dc.subjectEarly educational stageseng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectRoad safetyeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.titleA importância da educação no trânsito para as Séries iniciaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso explora a importância da educação no trânsito como um mecanismo para mitigar o número crescente de acidentes rodoviários e promover a cidadania. Com um foco específico nas séries iniciais de ensino, a pesquisa busca responder à seguinte pergunta: Como a implementação da educação para o trânsito nas séries iniciais pode contribuir para a formação de cidadãos conscientes e, consequentemente, diminuir os índices de acidentes de trânsito? O estudo parte do pressuposto de que a educação para o trânsito, quando introduzida de forma sistemática e abrangente nos currículos escolares, pode incutir nos alunos valores e comportamentos que se refletem em uma maior segurança e responsabilidade no trânsito. Seguindo as diretrizes constitucionais e educacionais que respaldam a educação para o trânsito no Brasil, este trabalho faz uma análise crítica da literatura e das práticas educacionais atuais e oferece recomendações para a integração eficaz da educação para o trânsito na formação cidadã.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto