dc.contributor.advisor | Sandalowski, Mari Cleise | |
dc.creator | Winter, Andrea Rezer | |
dc.date.accessioned | 2023-09-13T13:39:08Z | |
dc.date.available | 2023-09-13T13:39:08Z | |
dc.date.issued | 2023-01-31 | |
dc.date.submitted | 2023-01-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30204 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The present Final Coursework explores the importance of traffic education as a
mechanism to mitigate the increasing number of road accidents and promote
citizenship. With a specific focus on early stages of education, the research aims to
answer the following question: How can the implementation of traffic education in early
educational stages contribute to the formation of conscious citizens and, consequently,
decrease traffic accident rates? The study starts from the premise that traffic education,
when systematically and comprehensively introduced into school curricula, can instill in
students values and behaviors that reflect greater safety and responsibility in traffic.
Following the constitutional and educational guidelines that support traffic education in
Brazil, this work critically reviews current literature and educational practices and offers
recommendations for the effective integration of traffic education in citizen formation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação no trânsito | por |
dc.subject | Séries iniciais | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Segurança rodoviária | por |
dc.subject | Políticas educacionais | por |
dc.subject | Traffic education | eng |
dc.subject | Early educational stages | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.subject | Road safety | eng |
dc.subject | Educational policies | eng |
dc.title | A importância da educação no trânsito para as Séries iniciais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso explora a importância da educação no
trânsito como um mecanismo para mitigar o número crescente de acidentes
rodoviários e promover a cidadania. Com um foco específico nas séries iniciais de
ensino, a pesquisa busca responder à seguinte pergunta: Como a implementação da
educação para o trânsito nas séries iniciais pode contribuir para a formação de
cidadãos conscientes e, consequentemente, diminuir os índices de acidentes de
trânsito? O estudo parte do pressuposto de que a educação para o trânsito, quando
introduzida de forma sistemática e abrangente nos currículos escolares, pode incutir
nos alunos valores e comportamentos que se refletem em uma maior segurança e
responsabilidade no trânsito. Seguindo as diretrizes constitucionais e educacionais
que respaldam a educação para o trânsito no Brasil, este trabalho faz uma análise
crítica da literatura e das práticas educacionais atuais e oferece recomendações para
a integração eficaz da educação para o trânsito na formação cidadã. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |