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dc.contributor.advisorCassol, Roberto
dc.creatorRizzatti, Maurício
dc.date.accessioned2023-09-18T17:49:52Z
dc.date.available2023-09-18T17:49:52Z
dc.date.issued2016-12-16
dc.date.submitted2016-12-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30217
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCartografia escolarpor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectGeotecnologiapor
dc.subjectTeoria das inteligências múltiplaspor
dc.subjectHoward Gardnerpor
dc.titleCartografia escolar, geotecnologias e a teoria das inteligências múltiplas: a construção de conhecimentos geográficos no ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationGeografia - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoA linguagem cartográfica é de extrema importância no ambiente escolar, visto que auxilia os alunos compreenderem o espaço onde estão inseridos. Assim, na Cartografia Escolar, pode-se desenvolver temáticas pertinentes ao espaço vivido por meio da aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo geral estudar/identificar a contribuição da Teoria das Inteligências Múltiplas na construção de conhecimentos geográficos e cartográficos, utilizando recursos analógicos e digitais. A atividade foi desenvolvida na EMEF. J/AO CAIC Luizinho de Grandi, situada no bairro Lorenzi, em Santa Maria (RS), em turmas de 6º e 7º ano, em 2016. Em um primeiro momento, realizou-se a aplicação de um questionário para avaliar o conhecimento prévio por parte dos estudantes. Após, realizou-se a confecção de três mapas de uso e ocupação do solo: do bairro Lorenzi (manual e digital) e outro da escola no qual fez-se uso de receptores GPS para marcar pontos de interesse e construir a representação gráfica. Posteriormente, fora aplicado novamente um questionário que serviu para avaliar o entendimento dos temas. A partir da análise das respostas dos discentes, notou-se que a atividade apresentou resultados positivos, visto que, quando comparado o primeiro questionário com o segundo, visualizou-se uma evolução do entendimento e da compreensão das variáveis desenvolvidas, além da motivação das inteligências espacial, natural, pictórica e musical. Desse modo, ressalta-se que estudar as inteligências múltiplas é essencial ao professor de Geografia, da mesma forma que a diversificação das aulas, estimulando diferentes inteligências, pode apresentar maior eficiência no processo de ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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