dc.creator | Damian, Giuliano | |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T14:54:49Z | |
dc.date.available | 2023-10-10T14:54:49Z | |
dc.date.issued | 2023-08-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30327 | |
dc.description.abstract | This dissertation focuses on studying the competence of Problem-Solving in the context of
Physics, utilizing the methodology of Scaffolding. To achieve this objective, the Educational
Design Research approach was adopted to guide the research activities. The applications in the
classroom were carried out using two main models: Problem-Solving Workshops and Classroom
Activities. The study included three applications of Problem-Solving Workshops in Higher
Education classes and three applications of Classroom Activities in High School classes. The
Problem-Solving Workshops and Classroom Activities were complementary, interconnected
through redesign processes, which were generated to address emerging needs throughout the
applications. The research objectives are clearly delineated, with a focus on evaluating the
effectiveness of the Scaffolding methodology concerning the competence of Problem-Solving,
both in each specific application and overall. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Solução de problemas | por |
dc.subject | Feedback | eng |
dc.subject | Sala de aula | por |
dc.subject | Redesign educacional | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Problem-solving | eng |
dc.subject | Classroom | eng |
dc.subject | Educational redesign | eng |
dc.subject | Science education | eng |
dc.title | Metodologia de Scaffolding para resolução de problemas de física no contexto de Educational Design Research | por |
dc.title.alternative | Scaffolding methodology on physics problem solving at Educational Design Research context | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como foco o estudo da competência de Resolução de Problemas (RP) no
contexto da área de Física, utilizando a metodologia de Scaffolding. Para alcançar esse objetivo,
adotamos a abordagem metodológica do Educational Design Research para orientar nossas
atividades de pesquisa. As aplicações em sala de aula foram realizadas por meio de dois modelos
principais: Oficinas de Resolução de Problemas (ORP) e Atividades de Sala de Aula (ASA).
O estudo contou com três aplicações de ORP em turmas do Ensino Superior, bem como três
aplicações de ASA em turmas do Ensino Médio. As ORP e ASA foram complementares,
interligando-se através de processos de redesign, que foram gerados para atender às necessidades
que surgiram ao longo das aplicações. Os objetivos da pesquisa estão claramente delineados,
com enfoque na avaliação da eficácia da metodologia de Scaffolding em relação à competência
de Resolução de Problemas, tanto em cada aplicação específica como de forma geral. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sauerwein, Ricardo Andreas | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8278664817341548 | por |
dc.contributor.referee1 | Bulegon, Ana Marli | |
dc.contributor.referee2 | Pastorio, Dioni Paulo | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3777964334456789 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação em Ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |