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dc.contributor.advisorMartins, Vera Sirlei
dc.creatorSeger, Nátali Kleinert
dc.date.accessioned2023-10-11T14:12:19Z
dc.date.available2023-10-11T14:12:19Z
dc.date.issued2023-07-03
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationSeger, K. N. Comunicação Pública e Sustentabilidade: A prática da Agenda 2030 na Universidade Federal de Santa Maria. 2023. 94 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas)- Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30334
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis course completion work presents the results of a study of Agenda 2030 practices at the Federal University of Santa Maria. The study aimed to understand how the 2030 Agenda is a practice that seeks to encourage and develop sustainability in public communication. The theoretical perspective that supported the content were authors such as Jorge Duarte (2009), Elizabeth Brandão (2007) and Heloiza Matos (2009) in the concept of public communication, and Leonardo Boff (1999), John Elkington (1990) and Jay Westerveld (1986 ) guided us in the concepts of sustainability, through bibliographical research the main concepts of this work were defined. For analysis, a matrix with the 5Ps of Sustainability was developed (Seger, 2023). Materials were collected on Instagram and the official website of the Pro-Rectory of Extension at UFSM, the sector responsible for articulating and promoting the 2030 Agenda at the Federal University of Santa Maria. The 2030 Agenda includes 17 Sustainable Development Goals that seek to promote a dignified life and establish goals to eradicate social inequalities at the global level. It is important to understand the practice of public relations as an important means to combat and promote debates about the environmental issue. Supporting these debates in communicational, political and economic perspectives. Materials were collected on instagram and the official website of the Pro-Rectory of Extension, from 06/01/2022 to 06/01/2023, through the analysis of the collected materials we can conclude that UFSM's communication in relation to the 2030 Agenda needs more strategy and planning, as it was possible to notice the lack of frequent content on social networks, in addition to educational content about the term. It was also possible to map which are the most worked SDGs in UFSM extension actions, the three Sustainable Development Goals-SDGs that have most active actions are: Quality education; Health and wellness; Partnerships. The three least worked SDGs are: Global climate change; Life in the water; Poverty eradication. We conclude that UFSM has many extension actions to develop the 2030 Agenda, but that these actions need to be better publicized, in order to provoke society about this practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicação públicapor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectAgenda 2030por
dc.subjectRelações- Públicaspor
dc.subjectComunicação Sustentávelpor
dc.subjectPublic communicationeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectPublic Relationseng
dc.subjectSustainable Communicationeng
dc.titleComunicação Pública e Sustentabilidade: A prática da Agenda 2030 na Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationRelações Públicaspor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta os resultados de um estudo das práticas da Agenda 2030 na Universidade Federal de Santa Maria. O estudo teve por objetivo compreender como a Agenda 2030 é uma prática que busca incentivar e desenvolver a sustentabilidade na comunicação pública. A perspectiva teórica que embasou o conteúdo foram autores como Jorge Duarte (2009), Elizabeth Brandão (2007) e Heloiza Matos (2009) no conceito de comunicação pública, e Leonardo Boff (1999), John Elkington (1990) e Jay Westerveld (1986) nos guiaram nos conceitos de sustentabilidade, por meio da pesquisa bibliográfica foram definidos os principais conceitos deste trabalho. Para análise foi desenvolvido uma matriz com os 5Ps da Sustentabilidade (Seger, 2023). Foram coletados materiais no Instagram e site oficial da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, setor responsável pela articulação e fomento da Agenda 2030 na Universidade Federal de Santa Maria. A Agenda 2030 contempla 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que procuram promover a vida digna e estabelecer metas para erradicar as desigualdades sociais no âmbito global. É importante compreendermos a prática das relações-públicas como um importante meio para combater e promover debates a acerca da questão ambiental. Respaldando esses debates em perspectivas comunicacionais, políticas e econômicas. Foram coletados materias no instagram e site oficial da Pró-Reitoria de Extensão, no período de 01/06/2022 a 01/06/2023, através da análise dos materiais coletados podemos concluir que a comunicação da UFSM em relação a Agenda 2030 necessita de mais estratégia e planejamento, pois foi possível notar a falta de conteúdos frequentes nas redes sociais, além de conteúdos educativos sobre o termo. Foi possível mapear também quais são os ODS mais trabalhados nas ações de extensão da UFSM, os três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- ODS que mais possuem ações ativas são: Educação de qualidade; Saúde e bem estar; Parcerias. Os três ODS menos trabalhados são: Mudança de clima global; Vida na água; Erradicação da pobreza. Concluímos que a UFSM possui muitas ações de extensão para desenvolver a Agenda 2030, mas que essas ações precisam ser melhor divulgadas, a fim de provocar a sociedade sobre essa prática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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