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dc.creatorVolpatto, Janaína Saydelles
dc.date.accessioned2023-10-16T20:59:54Z
dc.date.available2023-10-16T20:59:54Z
dc.date.issued2023-08-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30361
dc.description.abstractThe safety of building users in fire situations is guaranteed by rapid evacuation and subsequent rapid firefighting. For evacuation to be successful, buildings must be equipped with appropriate conditions, such as unobstructed, accessible exit routes, with adequate signage and dimensioning. In this research, an educational building will be used as a case study, with the purpose of studying the impact of fire (Pyrosim software) during the evacuation of occupants (Pathfinder software). The building was modeled in BIM/Revit software and imported into simulation programs. The analysis of the passage widths of the exits available revealed that they exceed the requirements established by CBMRS Technical Resolution No. 11. Regarding the fire, considering the spread of smoke, temperature, visibility and concentration of CO, the parameter that came closest The tolerance limit was the CO concentration, since at 120 s it had already reached a critical limit, depending on the exposure time. The results were obtained regarding the evacuation time for the 3 proposed scenarios, for scenario 1 in a normal situation, with all exits and stairs available, and in scenarios 2 and 3 they were in a fire situation, whereas in scenario 2 they could only one of the stairs and 3 doors could be used, and in scenario 3 only one staircase and 2 doors could be used. In a normal situation, scenario 1, using the SFPE mode, had the shortest evacuation time, which was 88.8 s, and scenario 3, also using the same mode, but in a fire situation, had the longest evacuation time, which was 154.5 s. Graphs were generated where the total number of occupants at each exit were calculated, as well as the rate and flow and the specific flow in both simulated modes, for the 3 scenarios. The specific flow values in both Steering mode and SFPE mode did not reach the standard value for public meeting occupancy, which is 3.03 people/m.s, having reached the maximum specific flow in scenario 2 of 1.49 people/m.s. Given the results obtained, it was possible to conclude that through the combination of BIM technology, combined with Pyrosim and Pathfinder software, it provides a more detailed understanding of the influence of fire on the evacuation of the building and can allow the identification of possible improvements and optimizations in the process. in the design phase, enabling the development of projects that not only comply with standards, but are efficient and safe.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSimulaçãopor
dc.subjectIncêndiopor
dc.subjectBIMpor
dc.subjectPyrosimpor
dc.subjectPathfinderpor
dc.subjectSimulationeng
dc.subjectFireeng
dc.titleUso de simulações computacionais de evacuação e incêndio: um estudo de caso de uma edificação educacionalpor
dc.title.alternativeApplication of computer evacuation and fire simulations: a case study of an educational buildingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA segurança dos usuários das edificações em situações de incêndios é garantida pela rápida evacuação e pelo consequente rápido combate ao fogo. Para que a evacuação seja bemsucedida, é necessário que as edificações sejam dotadas de condições apropriadas, como rotas de saídas desobstruídas, acessíveis, com sinalização e dimensionamento adequados. Nesta pesquisa, será utilizada uma edificação educacional como estudo de caso, com a finalidade de estudar o impacto do fogo (software Pyrosim) durante a evacuação dos ocupantes (software Pathfinder). A edificação foi modelada no software BIM/Revit e importada nos programas de simulação. A análise das larguras de passagem das saídas disponíveis na revelou que elas excedem os requisitos estabelecidos pela Resolução Técnica CBMRS N.º 11. Referente ao incêndio, considerando a propagação da fumaça, temperatura, visibilidade e concentração de CO, o parâmetro que mais se aproximou do limite de tolerância foi à concentração de CO, visto que aos 120 s já tinha alcançado um limite crítico, dependendo do tempo de exposição. Obtiveram-se os resultados quanto ao tempo de evacuação para os 3 cenários propostos, para a o cenário 1 em situação normal, tendo todas as saídas e escadas disponíveis, e nos cenários 2 e 3 estavam em situação de incêndio, sendo que no cenário 2 podiam ser usadas somente uma das escadas e 3 portas, e no cenário 3 podia ser usada somente uma escada e 2 portas. Em situação normal, cenário 1, usando o modo SFPE, teve o menor tempo de evacuação que foi 88,8 s e o cenário 3, também sob o mesmo modo, porém em situação de incêndio, teve o maior tempo de evacuação que foi 154,5 s. Foram gerados gráficos onde foram calculados o número total de ocupantes em cada saída, bem como a taxa e fluxo e o fluxo específico em ambos os modos simulados, para os 3 cenários. Os valores de fluxo específico tanto no modo Steering como no modo SFPE não alcançaram o valor previsto em norma para a ocupação de reunião de público que é de 3,03 pessoas/m.s, tendo alcançado o fluxo específico máximo no cenário 2 de 1,49 pessoas/m.s. Diante dos resultados obtidos, foi possível concluir que por meio da combinação da tecnologia BIM, aliada aos softwares Pyrosim e Pathfinder, proporciona uma compreensão mais detalhada da influência do incêndio na evacuação da edificação e pode permitir a identificação de possíveis melhorias e otimizações no processo ainda em fase de projeto, possibilitando a elaboração de projetos que não só estejam conforme as normas, mas que sejam eficientes e seguros.por
dc.contributor.advisor1Lübeck, André
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511022637484145por
dc.contributor.advisor-co1Lima , Rogério Cattelan Antocheves de
dc.contributor.referee1Graeff, Ângela
dc.contributor.referee2Rodriguez, René Quispe
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9791444875837428por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Civilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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