Efeito da herança: trajetórias familiares e o investimento em colégios militares
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Data
2023-08-31Primeiro membro da banca
Silva , Rodrigo Manuel Dias da
Segundo membro da banca
Soares , Rosana
Metadata
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A preocupação com a qualidade do ensino ofertado nas escolas é uma questão
que perpassa as mais diversas famílias, aquelas a quem se apresenta a
possibilidade da escolha por uma ou outra instituição de ensino, acabam vendo nos
resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e Vestibular um item a ser
fortemente considerado para sua tomada de decisão; assim, os Colégios Militares
atraem a atenção. Todavia, atrelar a escolha de inúmeras famílias por Colégios
Militares tão somente ao resultado de seus alunos no Enem é tornar menor a
discussão acerca do processo de escolarização e, posteriormente, o ingresso de
jovens no Ensino Superior. O estudo tem por base os pressupostos teóricos do
sociólogo Pierre Bourdieu, que nos permitiu ver no processo de escolarização um
investimento geracional, se mostrando aqui por parte das famílias um cálculo
estratégico que as faz enxergar no Colégio Militar uma possibilidade objetiva de
mudança social a partir da aquisição de capital escolar. Mediante questionários e
entrevistas realizados com pais, mães ou familiares responsáveis pelos jovens que
estudam em Colégios Militares, buscamos compreender a trajetória e percepção
acerca da educação pública por parte de famílias do Rio Grande do Sul que
optaram por escolas militares para a escolarização de filhos e filhas e os
motivadores para tal escolha. O estudo demonstrou semelhanças de origem,
trajetória acadêmica e profissional dos participantes do estudo, bem como,
evidenciou que a escolha de uma instituição de ensino militar possui como base, dentre outros fatores, a desqualificação da educação pública regular e a classe
social dos participantes da pesquisa.
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