dc.creator | Krützmann, Fábio Luis | |
dc.date.accessioned | 2023-11-13T18:32:28Z | |
dc.date.available | 2023-11-13T18:32:28Z | |
dc.date.issued | 2023-09-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30488 | |
dc.description.abstract | Theorizing about teachers' working conditions is a central theme when thinking about school
education for children and adolescents. Significant issue not only for education workers, but
for society as a whole, since talking about education reverberates in our society. This research
seeks to deepen the analysis of the repercussions of working conditions on the pedagogical
work of science teachers. Given this, we propose to work with science teachers - Elementary
School in the discipline of science and in High School in the disciplines of biology, physics and
chemistry - studying the characteristics, singularities and conditions of these teachers. By
aiming to understand the repercussions of working conditions on the pedagogical work of
science teachers, we seek to help teachers in their reflections on the reality of work, as well as
future research in the areas of science teaching and education. To achieve such a challenge, we
found in Grounded Theory the methodological path rigorous enough to make a solid
contribution and, at the same time, the necessary flexibility to face a complex and varied theme
such as the working conditions of teachers. Semi-structured interview techniques and closed
questionnaire created in the context of this research for application with teachers were used.
Teachers who work in public and private schools in the state of Rio Grande do Sul participated
in the research. By analyzing the data in the light of Grounded Theory, the following substantive
theory was constructed: “the pedagogical work of science teachers is produced amidst a
multitude of working conditions, which, in turn, are precarious and fragile, making it difficult
to the construction of a pedagogical work coherent with its objectives and the needs of the
students. The working conditions were identified as: insufficient and precarious work
instruments, non-existent or insufficient planning time, the number of students and their
difficulties making the process more complex, interferences and school contexts taking away
the teachers' autonomy, overwork and relationships of employment and salary showing
instability and devaluation. The result of this phenomenon is the widespread illness of teachers
and the inability to renew and/or change the ongoing education”. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Condições de trabalho | por |
dc.subject | Trabalho pedagógico | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Working conditions | eng |
dc.subject | Pedagogical work | eng |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.title | As condições de trabalho dos professores de ciências e as repercussões no seu trabalho pedagógico | por |
dc.title.alternative | The working conditions of science teachers and the repercussions on their pedagogical work | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Teorizar sobre as condições de trabalho dos professores consiste em um tema central ao pensar
a educação escolar de crianças e adolescentes. Assunto significativo não somente ao trabalhador
da educação, mas para a sociedade como um todo, já que falar em educação reverbera em nossa
sociedade. Esta pesquisa busca aprofundar a análise nas repercussões das condições de trabalho
no trabalho pedagógico dos professores de ciências. Diante disso, esta pesquisa se propõe a
estudar as características, singularidades e condições de professores de ciências - Ensino
Fundamental na disciplina de ciências e no Ensino Médio nas disciplinas de biologia, física e
química. Ao objetivar compreender as repercussões das condições de trabalho no trabalho
pedagógico de professores de ciências, buscamos auxiliar os professores em suas reflexões
sobre a realidade do trabalho, assim como futuras pesquisas nas áreas do ensino de ciências e
educação. Para alcançar tamanho desafio, encontramos na Teoria Fundamentada (grounded
theory) o caminho metodológico rigoroso o suficiente para fazer uma contribuição sólida e, ao
mesmo tempo, a flexibilidade necessária para encarar uma temática complexa e variada como
as condições de trabalho dos professores. Foram utilizadas técnicas de entrevista
semiestruturada e questionário fechado criados no contexto desta pesquisa para aplicação com
os professores. Participaram da pesquisa professores que trabalham em escolas públicas e
privadas no estado do Rio Grande do Sul. Ao analisar os dados à luz da Teoria Fundamentada,
construiu-se a seguinte teoria substantiva: “o trabalho pedagógico dos professores de ciências
é produzido em meio a uma multiplicidade de condições de trabalho, que, por sua vez, se
encontram precarizadas e frágeis, dificultando a construção de um trabalho pedagógico coerente
com os seus objetivos e as necessidades dos estudantes. As condições de trabalho foram
identificadas como: instrumentos de trabalho insuficientes e precários, tempo de planejamento
inexistente ou insuficiente, o número de alunos e suas dificuldades complexificando o processo,
interferências e contextos escolares tirando a autonomia dos professores, excesso de trabalho e
as relações de emprego e salário evidenciando instabilidade e desvalorização. O resultado desse
fenômeno é o amplo adoecimento dos professores e a incapacidade de renovação e ou alteração
da educação em curso”. | por |
dc.contributor.advisor1 | Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5626168979329885 | por |
dc.contributor.referee1 | Hobold, Márcia de Souza | |
dc.contributor.referee2 | Hypolito, Álvaro Luiz Moreira | |
dc.contributor.referee3 | Morschbacher, Márcia | |
dc.contributor.referee4 | Silva, Cirlande Cabral da | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3749165648289736 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação em Ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |