Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Karina Machado da
dc.date.accessioned2023-11-17T12:00:14Z
dc.date.available2023-11-17T12:00:14Z
dc.date.issued2023-09-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30520
dc.description.abstractThe study of Absorptive Capacity (ACAP) in companies has been carried out since the mid- 1990s by national and international researchers. However, over this time, some discussions have arisen regarding the concept of ACAP and its possible variations of meanings. And to solve this problem, the present study has the general objective of analyzing whether there is a basic definition for the concept of absorptive capacity and a unique meaning linked to it or if there are variations of meaning to meet the needs of researchers who are in contact with the companies, and if so, what are the variations of this transformation. To respond to this objective, the qualitative and quantitative methodology was approached, initially adopting as methodological procedures a bibliographical research in the Capes journal portal, covering the Scielo and Web Of Science databases, resulting in a total of 70 studies for the database. Subsequently, a content analysis of these studies was carried out based on the author Bardin (1977, 2004, 2010) and with the help of the Iramuteq software, to analyze the research results more precisely. Therefore, after the analysis results, it was verified that there is a nucleus of the ACAP concept being used by the researchers, which refers to the initial concept of Cohen and Levinthal (1989, 1990) and Zahra and George (2002), being identified as the company's ability to acquire external knowledge, assimilate it with previous knowledge, transform and apply this knowledge. In this way, what happens is that the meaning of the ACAP concept ends up changing according to the area of knowledge of the research, and the meaning of the concept does not change according to the research language, according to the nationality of the researcher and because the study is theoretical or applied in companies, concluding that there are differences in the meaning of ACAP according to the research area that the study covers.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectACAPpor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectCapacidadepor
dc.subjectAbsortivapor
dc.subjectSignificadopor
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectCapacityeng
dc.subjectAbsorptiveeng
dc.subjectMeaningeng
dc.titleCapacidade absortiva: conceito e suas variações de significados conforme diferentes áreas de conhecimentopor
dc.title.alternativeAbsorptive capacity: concept and its variations of meanings according to different areas of knowledgeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO estudo da Capacidade Absortiva (ACAP) nas empresas vem sendo realizado desde meados da década de 90 pelos pesquisadores nacionais e internacionais. Porém, ao longo deste tempo, algumas discussões surgiram referentes ao conceito de ACAP e suas possíveis variações de significados. E para resolver a essa problemática, o presente estudo tem como objetivo geral analisar se existe uma definição base para o conceito de capacidade absortiva e uma significação única a ele vinculada ou se há variações de significação para atender a necessidade dos pesquisadores que estão em contato com as empresas, e caso esteja, quais as variações dessa transformação. Para responder a este objetivo, foi abordada a metodologia quali-quantitativa, adotando como procedimentos metodológicos inicialmente uma pesquisa bibliográfica no portal de periódicos da Capes, abrangendo as bases de dados da Scielo e da Web Of Science, resultando em um total de 70 estudos para a base de dados. Posteriormente, foi realizada uma análise de conteúdo destes estudos com base na autora Bardin (1977, 2004, 2010) e com o auxílio do software Iramuteq, para analisar com mais precisão os resultados da pesquisa. Portanto, após os resultados das análises, verificou-se que existe um núcleo do conceito de ACAP sendo utilizado pelos pesquisadores, que se refere ao conceito inicial de Cohen e Levinthal (1989, 1990) e de Zahra e George (2002), sendo identificado como a capacidade da empresa de adquirir o conhecimento externo, assimilar com o conhecimento prévio, transformar e aplicar estes conhecimentos. Desta forma, o que ocorre é que o significado do conceito de ACAP acaba se modificando conforme a área de conhecimento da pesquisa, sendo que o significado do conceito não se modifica conforme o idioma de pesquisa, conforme a nacionalidade do pesquisador e pelo estudo ser teórico ou aplicado em empresas, concluindo que existem sim diferenciações do significado de ACAP conforme a área de pesquisa que o estudo for abranger.por
dc.contributor.advisor1Rohenkohl, Júlio Eduardo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1171683006014352por
dc.contributor.referee1Zulian, Aline
dc.contributor.referee2Martinelli Junior, Orlando
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8532008680247296por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEconomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimentopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International