Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorMarion, Simone
dc.date.accessioned2017-07-04T15:30:07Z
dc.date.available2017-07-04T15:30:07Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3052
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe present research aimed at analyzing the public policies for admission reservation at Universidade Federal de Santa Maria. For that a case study type of research was done, in which the collected data was analyzed in the Registration and Academic Control Department and the UFSM Permanent Vestibular Commission. The analyzed reflections point to the importance of the public policies admission reservation with the intention of solving the deficiency and access exclusion to education that the black population faced in our country. The Affirmation Actions are interferences in the institutions conducted by laws and institutional decisions with the objective of promoting the social cultural diversity and the opportunity equality among the several social groups.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectAções afirmativaspor
dc.subjectInclusão socialpor
dc.titlePolíticas públicas de ações afirmativas na UFSMpor
dc.title.alternativeAffirmation actions public policies in UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou analisar as políticas públicas de reserva de vagas na Universidade Federal de Santa Maria. Para isso foi feita uma pesquisa do tipo estudo de caso, na qual foram analisadas as informações coletadas junto ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico e da Comissão Permanente do vestibular da UFSM. As reflexões analisadas apontam para a importância das políticas públicas de reserva de vagas no sentido de sanar com a deficiência e a exclusão no acesso a educação que a população negra de nosso país enfrentou. As Ações Afirmativas são interferências nas instituições conduzidas por leis e decisões institucionais com o objetivo de promover a diversidade sociocultural e a igualdade de oportunidades entre os diversos grupos sociais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto