dc.contributor.advisor | Vaghetti, Marcos Alberto Oss | |
dc.creator | Rosso, José Alonso de Albuquerque | |
dc.date.accessioned | 2023-11-17T15:31:00Z | |
dc.date.available | 2023-11-17T15:31:00Z | |
dc.date.issued | 2023-07-21 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30530 | |
dc.description.abstract | The shear-walls are bracing elements in a reinforced concrete structure, due to their great rigidity they absorb a large part of the efforts caused by the lateral movements of the structure caused by the lateral loads of earthquakes or wind mainly. With the development of cities, the demand for taller and slimmer buildings has increased and at the same time the technological advancement of materials has allowed smaller elements that have the same capacity to resist the efforts, making issues such as the global stability of the structures relevant. The studies of shear-walls began to have greater relevance from ABNT NBR 6118:2003, when it proposed a new calculation methodology, where the shear-wall is calculated by dividing it into strips and dimensioning it as isolated pillars, but does not address the reduction of stiffness in shear-wall, considering the effects of physical nonlinearity by multiplying reducing coefficients in the same way as common pillars, which may differ from the actual values for a cracked section of a shear-wall. The purpose of this work is to design a reinforced concrete structure and size the longitudinal reinforcement for one of the shear-wall
inserted in the structure, according to ABNT NBR 6118:2014, for different concrete compressive strengths, and to evaluate the secant stiffnesses obtained through the moment-curvature diagram for the most requested section of each combination in each compressive strength range and compare with the values calculated from the reduction coefficients established by the same standard. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | pilares-parede | por |
dc.subject | dimensionamento | por |
dc.subject | NBR 6118:2014 | por |
dc.subject | rigidez | por |
dc.subject | rigidity | eng |
dc.subject | design | eng |
dc.subject | shear-walls | eng |
dc.title | Análise comparativa do dimensionamento de pilar-parede de concreto armado para diferentes resistências à compressão do concreto | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | Os pilares-parede são elementos de contraventamento em uma estrutura de concretoarmado, devido à sua grande rigidez absorvem grande parte dos esforços ocasionados pelas movimentações laterais da estrutura causados pelos carregamentos laterais de sismos ou do vento principalmente. Com o desenvolvimento das cidades aumentou-se a demanda por edifícios mais altos e esbeltos e ao mesmo tempo o avanço tecnológico dos materiais permitiu elementos de menores dimensões e que tem a mesma capacidade de resistência aos esforços, tornando questões como a estabilidade global das estruturas relevantes. Os estudos dos pilares-parede começaram a ter maior relevância a partir da ABNT NBR 6118:2003, quando propôs uma nova metodologia de cálculo, onde calcula-se o pilar dividindo-se em faixas e dimensionando como pilares isolados, mas não aborda sobre a redução da rigidez em pilares-parede, considerando os efeitos de não-linearidade física pela multiplicação de coeficientes redutores da mesma forma que pilares comuns, o que pode divergir dos valores reais para uma seção fissurada de um pilar parede. Este trabalho tem o propósito de conceber uma estrutura de concreto armado e dimensionar as armaduras longitudinais para um dos pilares-parede inseridos na estrutura, conforme a ABNT NBR 6118:2014, para diferentes resistências á
compressão do concreto, e avaliar as rigidezes secantes obtidas através do diagrama momento-curvatura para a seção mais solicitada de cada combinação em cada faixa de resistência à compressão e comparar com os valores calculados à partir dos
coeficientes de redução estabelecidos pela mesma norma. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |