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dc.contributor.advisorPossa, Lisiane Boer
dc.creatorAlegransi, Caroline
dc.date.accessioned2023-11-17T18:57:46Z
dc.date.available2023-11-17T18:57:46Z
dc.date.issued2023-05-30
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30540
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2023.por
dc.description.abstractHealth Surveillance (VS) comprises the articulation of knowledge, processes and practices related to epidemiological surveillance, environmental health surveillance, worker health surveillance and health surveillance (VISA), with the National Health Surveillance Policy being established in 2018 ( PNVS). VISA is defined as a set of actions capable of eliminating, reducing or preventing health risks and intervening in health problems arising from the environment, the production and circulation of goods and the provision of services of health interest. Given the diversity of knowledge necessary to carry out surveillance actions, the inclusion of the pharmacist in supervision is essential. Therefore, the objective of this work was to evaluate whether the pharmacist's training prepares him with skills and abilities to respond to PNVS tasks, as well as to meet the demands of working in Health Surveillance. This is a qualitative review. The academic training of pharmacists must be aligned with their professional responsibilities and fields of activity and despite health surveillance being an area of pharmaceutical activity, including private practice in some cases, this topic and content are rarely covered in the subjects of the Pharmacy course. In view of the analysis of the proposed documents, we can conclude that there is weakness regarding the topic of Health Surveillance, both in the National Curricular Guidelines for the Pharmacy Course, and in the Pharmacy Pedagogical Plan of a Federal University in Southern Brazil, causing the pharmacist to conclude graduation without having in-depth knowledge of the topic. It is up to training institutions to reflect on their curricular components, so that they consider the necessary changes, in order to contribute to academic training and to take into account these tasks, which are still challenging and complex in the daily life of a pharmacist.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVigilância em saúdepor
dc.subjectFarmacêuticopor
dc.subjectVigilância sanitáriapor
dc.subjectHealth surveillanceeng
dc.subjectPharmaceuticaleng
dc.subjectHealth surveillanceeng
dc.titleAtuação do farmacêutico na vigilância em saúde: uma análise da formação profissional para a atuação na vigilância sanitáriapor
dc.title.alternativePharmacist's role in health surveillance: an analysis of professional training to work in health surveillanceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoA Vigilância em Saúde (VS) compreende a articulação dos saberes, processos e práticas relacionados à vigilância epidemiológica, vigilância em saúde ambiental, vigilância em saúde do trabalhador e vigilância sanitária (VISA), sendo instituída em 2018 a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). A VISA é definida como um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Diante da diversidade de saberes necessários para a execução das ações de vigilância, a inserção do farmacêutico na fiscalização é fundamental. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar se a formação do farmacêutico o prepara com competências e habilidades para responder as atribuições da PNVS, assim como para atender as demandas na atuação na Vigilância Sanitária. Trata-se de uma revisão de abordagem qualitativa. A formação acadêmica do farmacêutico deve estar alinhada às suas atribuições profissionais e campos de atuação e apesar da vigilância sanitária ser uma área de atuação farmacêutica, inclusive privativa em alguns casos, este tema e conteúdo são pouco abordados nas disciplinas do curso de Farmácia. Diante da análise dos documentos propostos, podemos concluir que há fragilidade quanto ao tema Vigilância em Saúde, tanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Farmácia, como no Plano Pedagógico de Farmácia de uma Universidade Federal do Sul do Brasil, fazendo com que o farmacêutico conclua a graduação sem ter um conhecimento aprofundado sobre o tema. Às Instituições formadoras, cabe uma reflexão quanto aos seus componentes curriculares, para que considerem as devidas alterações, a fim de contribuir para a formação acadêmica e que contemplem essas atribuições, ainda desafiadoras e complexas do cotidiano do farmacêutico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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