dc.description.resumo | Esse trabalho apresenta um estudo baseado na obra cinematográfica Madame Satã,
de Karim Aïnouz, que aborda e mobiliza questões relacionadas a algumas
convenções tradicionais construídas ao longo do tempo, que permeiam grande parte
das narrativas culturais brasileiras e apontam para algumas dicotomias, tais como:
“homossexualidade e heterossexualidade”, “negro e branco”, “pobre e rico”, “herói e
vilão”, “trabalhador e malandro”, “feminino e masculino”. Construções representadas
e desenvolvidas pelos personagens em ação nas imagens em movimento que
projetam com mais definição características físicas, traços comportamentais,
culturais, sociais e psicológicos, que possibilitam ao interlocutor interpretações
objetivas e subjetivas extraídas das suas interações com o meio e inter-relações
com outros personagens. Nas narrativas audiovisuais, personagens de diferentes
estereótipos, arquétipos e identidades são criados na mente do espectador,
originários a partir dos discursos diretos e das imagens contidas nos respectivos
cenários que compõem as cenas contemplativas ricas em arte. Este exercício breve
de análise do filme dialoga com algumas contribuições de outros trabalhos e visa
aproximar e ampliar os horizontes das reflexões e discussões referentes à
importância da escolha por alguns temas nas narrativas culturais, apresentando
mais uma forma de abordagem para as pesquisas relacionadas à inserção destas
temáticas que contribuem com informação, na formação e nos estudos de criação e
construção de narrativas e estratégias performativas relacionadas a gênero, raça e
sexualidade. | por |