O ensino de literatura e letramento literário: uma análise através do livro didático no 9º ano do Ensino Fundamental
Abstract
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar de que forma o letramento literário e a literatura são desenvolvidos no livro didático de língua portuguesa. O desenvolvimento do letramento literário se faz necessário, pois além de ser uma prática social, aproxima o aluno da leitura. Ao considerar o livro didático uma ferramenta de ensino e aprendizagem em sala de aula, espera-se que as atividades propostas sejam capazes de explorar o letramento e a literatura, uma vez que o livro se compromete com a abordagem do letramento literário. Para isso, foram analisadas duas unidades do livro “Conexão e Uso” referente ao 9° ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada durante a análise foi de natureza qualitativa a fim de compreender o funcionamento do livro didático e a maneira como ele explora os textos literários, além de verificar se o livro propõe atividades que incentivam a reflexão, a análise crítica, a expressão pessoal, o diálogo com as obras literárias e entender em que medida o letramento literário é desenvolvido a partir das leituras e atividades propostas. As unidades que foram selecionadas apresentam textos do gênero literário, assim foi possível verificar em que medida o compromisso com o letramento e com a literatura é alcançado. Dessa forma, a partir de uma reflexão crítica, foi possível encontrar potencialidades e fragilidades no livro didático.