dc.contributor.advisor | Fuzer, Cristiane | |
dc.creator | Faccin, Ananda | |
dc.date.accessioned | 2023-11-24T19:16:04Z | |
dc.date.available | 2023-11-24T19:16:04Z | |
dc.date.issued | 2013-07-29 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30714 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Bacharelado em
Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade Federal
de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para a obtenção do grau de
Bacharel em Letras | por |
dc.description.abstract | In this paper, we aim to analyze the linguistic features that express attitudinal evaluations,
through the subsystem of Attitude in the System of Appraisal (MARTIN; WHITE, 2005), in
the speeches of the choir character in Sophocles‟ Greek tragedy Oedipus The King, translated
from Greek to Portuguese by Mário da Gama Kury. The methodological steps are the
following: a) description of the contextual configuration of the selected tragedy; b)
examination and analysis of categories from the attitude subsystem in these speeches; c)
examination of the evaluated referents; d) examination and analysis of lexicogrammatical
elements responsible for the realization of attitudinal evaluations and e) analysis and
interpretation of the evaluations, relating them to the chorus function in the overall work.
Through the analysis, we realized that the attitudinal evaluations are predominant judgement,
followed by affect and appreciation. The referents evaluated by the chorus are the gods, the
king Oedipus himself, the Theban people, objects (tiara, throne), things (Sphinx) and places
(Mount Cithaeron), events (crimes, marriage/incest, parricide, trials, turpitudes, emulation and
time) and the oracles. These evaluations are realized by relational, verbal, material, behavioral
and mental clauses; by Verbiage, Epithet and Attribute; by circunstances of manner and
spatio-temporal location; by negative polarity and modality, as well as by modal adjunct.
Thus, we conclude that, besides behaviors and affective feelings, the chorus function is to
aesthetically evaluate objects, places, natural phenomena and the state of things - what is not
mentioned by researchers of this work of Sophocles, although it is important due to the high
occurrence of the linguistic features that express this kind of evaluation in the chorus
speeches. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Sistema de avaliatividade | por |
dc.subject | subsistema de atitude | por |
dc.subject | Édipo-rei | por |
dc.subject | Coro | por |
dc.subject | Evaluation system | por |
dc.subject | Attitude subsystem | por |
dc.subject | King Oedipus | por |
dc.subject | Chorus | por |
dc.title | Análise de marcas linguísticas que expressam avaliações de atitude nas falas do coro em Édipo rei, de Sófocles | por |
dc.title.alternative | Analisys of linguistic features that express atitudinal evaluations in chorus speeches of Oedipus the king, of Sophocles | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Letras-Português/Literaturas-Bacharelado | por |
dc.description.resumo | Objetivamos, neste trabalho, analisar marcas linguísticas que expressam avaliações, por meio
do subsistema de Atitude do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), nas falas
do personagem coro, na tragédia grega Édipo Rei de Sófocles, tradução do grego para o
português de Mário da Gama Kury. Os passos metodológicos que seguimos são: a) descrição
da configuração contextual da tragédia escolhida; b) verificação e análise de ocorrências das
categorias do subsistema de atitude nessas falas; c) verificação dos referentes avaliados; d)
verificação e análise dos elementos léxico-gramaticais responsáveis pela realização das
avaliações de Atitude e e)análise e interpretação das avaliações, relacionando-as com a função
do coro no conjunto da obra. Com a análise, percebemos que predominam avaliações de
atitude de julgamento, seguidas de afeto e de apreciação. Os referentes avaliados pelo coro
são os deuses, ele próprio, o rei Édipo, o povo tebano, objetos (tiara, trono), coisas (Esfinge) e
lugares (Monte Citéron), os acontecimentos (os crimes, o matrimônio/incesto, o parricídio, as
provações, os torpes, a emulação e o tempo) e os oráculos. Essas avaliações são realizadas por
orações relacionais, verbais, materiais, comportamentais e orações mentais; por Verbiagem,
Epíteto e Atributo; por circunstâncias de modo, de localização espacial e temporal; por
polaridade e modalidade negativas, bem como por adjunto modal. Desse modo, concluímos
que, além de comportamentos e sentimentos afetivos, o coro tem como função avaliar
esteticamente objetos, lugares, fenômenos naturais e estados de coisas – função a que
estudiosos dessa obra de Sófocles não fazem referência, mas que é importante, tendo em vista
a grande ocorrência das marcas linguísticas que expressam esse tipo de avaliação nas falas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |