Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFontana, Cleder
dc.creatorSiqueira, João Victor Bergamo de
dc.date.accessioned2023-12-11T17:30:29Z
dc.date.available2023-12-11T17:30:29Z
dc.date.issued2023-12-04
dc.date.submitted2023-12-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30834
dc.description.abstractThe work addresses the relationship between Geography and Music, highlighting the influence of Josué de Castro on the artistic representations of Chico Science and the manguebeat movement. Initially, the importance of studies connecting these themes in Brazil is emphasized, exemplified by research such as that of Mello (1991) and Panitz (2010). This paper seeks to highlight a cultural, social, human, and alimentary geography present in the works of Josué de Castro, the influence of composer Chico Science and Nação Zumbi, the genesis of the manguebeat movement, and the cultural scene of Recife. It utilizes artistic and cultural expressions as instruments to reveal physical, social, and cultural landscapes, allowing for an understanding of the landscapes of the city of Recife and the conditions of social subjects in the geographical space. Using materials such as Josué de Castro's book Homens e Caranguejos and Chico Science and Nação Zumbi's album Da lama ao caos, the work explores how music can unveil and reproduce geographical, social, and cultural aspects. The research is based on the premise that works of art, in this case, a novel and a musical album, convey symbolic and subtle messages about geographical and social space. The methodology employed is Bardin's (1977) Content Analysis, allowing for the coding and categorization of messages present in the materials, identifying patterns and recurring themes. The three chapters of the work are divided into exploring the geographical representation in music, the importance of rivers and mangroves for the city of Recife, the influences of Josué de Castro, and the formation of the manguebeat movement. This is achieved through a meticulous analysis of the songs on the album "Da lama ao caos" in relation to physical, cultural, and social landscapes. The investigation aims to reveal and establish connections between geography, music, and literature, identifying how artistic representations can unveil geographical, social, and human landscapes and realities. It is an attempt to understand the impact of these cultural expressions on the revelation and construction of the identity of the city of Recife, particularly in the context of the manguebeat movement.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPaisagenspor
dc.subjectJosué de Castropor
dc.subjectChico Sciencepor
dc.subjectMúsica e geografiapor
dc.subjectLandsapeseng
dc.subjectMusic and geographyeng
dc.titleMúsica, mangues e geografia: as paisagens presentes no romance Homens e caranguejos e no álbum Da lama ao caospor
dc.title.alternativeMusic, mangroves, and geography: the landscapes present in the novel Homens e caranguejos and in the album Da lama ao caoseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Graduação em Geografia - Licenciatura.por
dc.description.resumoO trabalho aborda a relação entre Geografia e Música, destacando a influência de Josué de Castro nas representações artísticas de Chico Science e do movimento manguebeat. Inicialmente, destaca-se a importância de estudos que conectam esses temas no Brasil, exemplificados por pesquisas como as de Mello (1991) e Panitz (2010). O presente trabalho se busca evidenciar uma geografia cultural, social, humana e alimentar, presente nas obras de Josué de Castro, na influência do compositor Chico Science e Nação Zumbi, na gênese no movimento manguebeat e na cena cultural do Recife, utilizando as manifestações artísticas e culturais como instrumento de revelação das paisagens físicas, sociais e culturais., que nos possibilita o entendimento das paisagens da cidade do Recife e das condições dos sujeitos sociais no espaço geográfico. Utilizando materiais como o livro Homens e caranguejos de Josué de Castro e o álbum Da lama ao caos de Chico Science e Nação Zumbi, o trabalho explora como a música pode revelar e reproduzir aspectos geográficos, sociais e culturais. A pesquisa parte da premissa de que as obras de arte, neste caso, um romance e um disco musical, possuem mensagens simbólicas e sutis sobre o espaço geográfico e social. A metodologia empregada é a Análise de Conteúdo de Bardin (1977), permitindo a codificação e categorização das mensagens presentes nos materiais, identificando padrões e temas recorrentes. Os três capítulos do trabalho dividem-se em: explorar a representação geográfica na música, a importância dos rios e manguezais para a cidade do Recife, as influências de Josué de Castro e a formação do movimento manguebeat, a partir da análise minuciosa das músicas do álbum Da lama ao caos em relação às paisagens físicas, culturais e sociais. A investigação busca revelar e estabelecer conexões entre a geografia, a música e a literatura, identificando como as representações artísticas podem revelar as paisagens e realidades geográficas, sociais e humanas. É uma tentativa de compreender o impacto dessas manifestações culturais na revelação e na construção da identidade da cidade do Recife, particularmente no contexto do movimento manguebeat.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples