dc.contributor.advisor | Kegler, Jaqueline Quincozes da Silva | |
dc.creator | Souza, Nicole Lorenzon de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-15T11:46:25Z | |
dc.date.available | 2023-12-15T11:46:25Z | |
dc.date.issued | 2023-11-30 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30870 | |
dc.description | Trabalho de conclusão apresentado
ao Curso de Comunicação Social -
Relações Públicas, da Universidade
Federal de Santa Maria, como
requisito parcial para obtenção do
título de Bacharel em Relações
Públicas | por |
dc.description.abstract | The study SEX EDUCATION AND INSTAGRAM: RELATIONSHIP AND PROFILE OF
FOLLOWERS OF @MENSTRUEI_ has as its theme media and sex education and is
delimited from a perspective of analyzing the profile and relationship of the followers
of @menstruei_ on Instagram. Sex education is still a taboo subject for a large part of
society today, despite its proven importance. Access to information on the subject is
even more limited for women. With this in mind, the author of this research
developed, in 2021, an Instagram profile called @menstruei_, where she addresses
issues of menstruation and female sexuality. In this way, this research aims to
understand what leads a woman to follow a profile about sex education, what
encourages her to remain a consumer, how the relationship between content
producer and followers works and what the relevance of digital communication is in
this relationship. This research is justified by some key points that converge with the
research topic, such as the researcher's experience as a producer of content focused
on sex education and her curiosity and interest in the subject. As such, the profile of
@menstruei_ followers will be the object of study in this research, using a
semi-structured questionnaire with a random sample of ten questions. The concepts
of representation on which the research is based come from MORIGI (2004), the
studies on digital communication and media come from TERRA (2021), the
theoretical basis on sexuality comes from CAMPOS; MIRANDA (2022), LOURO
(1997) and MCGOWAN (2021) and the research is based on DREYER (2021).
Finally, it is expected to make a reflection about the profile of followers and the level
of relationship between the parties involved. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação sexual | por |
dc.subject | Instagram | por |
dc.subject | Mídias digitais | por |
dc.subject | Instagram | eng |
dc.subject | Digital media | eng |
dc.subject | Sex education | eng |
dc.title | Educação sexual e Instagram: relacionamento e perfil de seguidoras do @menstruei_ | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social - Relações Públicas | por |
dc.description.resumo | O estudo EDUCAÇÃO SEXUAL E INSTAGRAM: RELACIONAMENTO E
PERFIL DE SEGUIDORAS DO @MENSTRUEI_ tem como tema mídia e educação
sexual e delimita-se a partir de uma perspectiva de análise do perfil e
relacionamento das seguidoras do @menstruei_, no Instagram. A educação sexual
é, ainda nos dias de hoje, um tabu para grande parte da sociedade, apesar da
comprovação de sua importância. O acesso à informação da temática é ainda mais
limitado para as mulheres. Pensando nisso, a autora desta pesquisa desenvolveu,
em 2021, um perfil no Instagram denominado @menstruei_, onde aborda temáticas
de menstruação e sexualidade feminina. Desta forma, a presente pesquisa tem
como objetivo entender o que leva uma mulher a seguir um perfil sobre educação
sexual, o que fomenta sua permanência como consumidora, como funciona a
relação entre produtora de conteúdo e seguidoras e qual é a relevância da
comunicação digital nessa tratativa. A realização da presente pesquisa justifica-se
por alguns pontos-chave que convergem com o tema da pesquisa, como a
experiência da pesquisadora como produtora de conteúdo voltado à educação
sexual e a curiosidade e interesse pela temática destacada. Sendo assim, o perfil
das seguidoras do @menstruei_ serão objetos de estudo da presente pesquisa, a
partir de um questionário semi estruturado com amostra aleatória de dez questões.
Os conceitos de representação em que a pesquisa foi baseada são de MORIGI
(2004), os estudos sobre comunicação digital e mídias são de TERRA (2021), a
base teórica sobre sexualidade é de CAMPOS; MIRANDA (2022), LOURO (1997) e
MCGOWAN (2021) e a pesquisa baseada em DREYER (2021). Por fim, espera-se
fazer uma reflexão acerca do perfil de seguidoras e nível de relacionamento entre as
partes envolvidas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |